A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Filipa Tavares Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13209
Resumo: Este projeto surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro e é o resultado do trabalho desenvolvido em duas unidades curriculares articuladas entre si, Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) e Seminário de Investigação Educacional (SIE). A intervenção pedagógica realizada teve como principal preocupação a promoção da autoestima junto de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB, com especial atenção a uma criança que suscitava alguma preocupação ao nível do seu bem-estar e da qualidade da sua implicação em diversas atividades. Com este objetivo, foram concebidas, implementadas e avaliadas diversas atividades e intervenções, de forma articulada com o desenvolvimento do currículo no 1.º CEB, envolvendo várias áreas curriculares. Considera-se que tendo as intervenções ocorrido num espaço de tempo curto, os resultados obtidos não nos permitem afirmar com toda a certeza a efetividade das intervenções. De qualquer modo, entende-se que a preocupação em desenvolver atividades e proporcionar momentos que promovessem a autoestima das crianças resultou, em termos imediatos, em maior bem-estar emocional e parece ter contribuído positivamente no processo de desenvolvimento do grupo e da criança alvo. No final do período de prática pedagógica, esta criança parecia revelar sinais de mais elevada autoestima, verificando-se maior bem-estar e atitudes ou comportamentos académicos mais adequados.
id RCAP_a6c51abd845463c7e9e4a7df9aa8a027
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de casoEducação das criançasAuto-estimaDesenvolvimento pessoal e socialEnsino básico 1º cicloSucesso escolarInsucesso escolarPrática pedagógicaEste projeto surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro e é o resultado do trabalho desenvolvido em duas unidades curriculares articuladas entre si, Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) e Seminário de Investigação Educacional (SIE). A intervenção pedagógica realizada teve como principal preocupação a promoção da autoestima junto de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB, com especial atenção a uma criança que suscitava alguma preocupação ao nível do seu bem-estar e da qualidade da sua implicação em diversas atividades. Com este objetivo, foram concebidas, implementadas e avaliadas diversas atividades e intervenções, de forma articulada com o desenvolvimento do currículo no 1.º CEB, envolvendo várias áreas curriculares. Considera-se que tendo as intervenções ocorrido num espaço de tempo curto, os resultados obtidos não nos permitem afirmar com toda a certeza a efetividade das intervenções. De qualquer modo, entende-se que a preocupação em desenvolver atividades e proporcionar momentos que promovessem a autoestima das crianças resultou, em termos imediatos, em maior bem-estar emocional e parece ter contribuído positivamente no processo de desenvolvimento do grupo e da criança alvo. No final do período de prática pedagógica, esta criança parecia revelar sinais de mais elevada autoestima, verificando-se maior bem-estar e atitudes ou comportamentos académicos mais adequados.This project within the Master´s degree (2nd cycle degree) in Teacher Education - Pre-school education and 1st cycle of basic schooling in the University of Aveiro is the result of the work done within two interconnected curricular units, Prática Pedagógica Supervisionada (Supervised Teaching Practice) - traineeship, and Seminário de Investigação Educacional - SIE (Educational Research Seminar). The educational intervention performed aimed the promotion of self-esteem with a 2sd grade class of the 1st cycle, with special attention to a child who raised some concern in terms of his welfare and quality of its implication in various activities. Bearing this in mind, we designed, implemented and evaluated various activities and interventions, in coordination with the development of the curriculum in the 1st cycle, involving various curricular areas. It is considered that the interventions have occurred in a short period of time, the results did not allow us to state with certainty the effectiveness of interventions. Anyway, it is understood that the concern in developing activities and provide moments that promote the self-esteem of children resulted in immediate terms, a greater emotional welfare, and seems to have contributed positively in the process of group development and child target. At the end of the teaching practice, this child seemed to show signs of higher self-esteem, checking for greater welfare and academic attitudes or behaviours more appropriate.Universidade de Aveiro2015-01-20T15:31:23Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13209TID:201563134porGomes, Ana Filipa Tavares Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:03Zoai:ria.ua.pt:10773/13209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:07.782074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso
title A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso
spellingShingle A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso
Gomes, Ana Filipa Tavares Silva
Educação das crianças
Auto-estima
Desenvolvimento pessoal e social
Ensino básico 1º ciclo
Sucesso escolar
Insucesso escolar
Prática pedagógica
title_short A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso
title_full A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso
title_fullStr A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso
title_full_unstemmed A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso
title_sort A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso
author Gomes, Ana Filipa Tavares Silva
author_facet Gomes, Ana Filipa Tavares Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Filipa Tavares Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação das crianças
Auto-estima
Desenvolvimento pessoal e social
Ensino básico 1º ciclo
Sucesso escolar
Insucesso escolar
Prática pedagógica
topic Educação das crianças
Auto-estima
Desenvolvimento pessoal e social
Ensino básico 1º ciclo
Sucesso escolar
Insucesso escolar
Prática pedagógica
description Este projeto surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro e é o resultado do trabalho desenvolvido em duas unidades curriculares articuladas entre si, Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) e Seminário de Investigação Educacional (SIE). A intervenção pedagógica realizada teve como principal preocupação a promoção da autoestima junto de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB, com especial atenção a uma criança que suscitava alguma preocupação ao nível do seu bem-estar e da qualidade da sua implicação em diversas atividades. Com este objetivo, foram concebidas, implementadas e avaliadas diversas atividades e intervenções, de forma articulada com o desenvolvimento do currículo no 1.º CEB, envolvendo várias áreas curriculares. Considera-se que tendo as intervenções ocorrido num espaço de tempo curto, os resultados obtidos não nos permitem afirmar com toda a certeza a efetividade das intervenções. De qualquer modo, entende-se que a preocupação em desenvolver atividades e proporcionar momentos que promovessem a autoestima das crianças resultou, em termos imediatos, em maior bem-estar emocional e parece ter contribuído positivamente no processo de desenvolvimento do grupo e da criança alvo. No final do período de prática pedagógica, esta criança parecia revelar sinais de mais elevada autoestima, verificando-se maior bem-estar e atitudes ou comportamentos académicos mais adequados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-01-20T15:31:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13209
TID:201563134
url http://hdl.handle.net/10773/13209
identifier_str_mv TID:201563134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137542135611392