A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13209 |
Resumo: | Este projeto surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro e é o resultado do trabalho desenvolvido em duas unidades curriculares articuladas entre si, Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) e Seminário de Investigação Educacional (SIE). A intervenção pedagógica realizada teve como principal preocupação a promoção da autoestima junto de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB, com especial atenção a uma criança que suscitava alguma preocupação ao nível do seu bem-estar e da qualidade da sua implicação em diversas atividades. Com este objetivo, foram concebidas, implementadas e avaliadas diversas atividades e intervenções, de forma articulada com o desenvolvimento do currículo no 1.º CEB, envolvendo várias áreas curriculares. Considera-se que tendo as intervenções ocorrido num espaço de tempo curto, os resultados obtidos não nos permitem afirmar com toda a certeza a efetividade das intervenções. De qualquer modo, entende-se que a preocupação em desenvolver atividades e proporcionar momentos que promovessem a autoestima das crianças resultou, em termos imediatos, em maior bem-estar emocional e parece ter contribuído positivamente no processo de desenvolvimento do grupo e da criança alvo. No final do período de prática pedagógica, esta criança parecia revelar sinais de mais elevada autoestima, verificando-se maior bem-estar e atitudes ou comportamentos académicos mais adequados. |
id |
RCAP_a6c51abd845463c7e9e4a7df9aa8a027 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13209 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de casoEducação das criançasAuto-estimaDesenvolvimento pessoal e socialEnsino básico 1º cicloSucesso escolarInsucesso escolarPrática pedagógicaEste projeto surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro e é o resultado do trabalho desenvolvido em duas unidades curriculares articuladas entre si, Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) e Seminário de Investigação Educacional (SIE). A intervenção pedagógica realizada teve como principal preocupação a promoção da autoestima junto de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB, com especial atenção a uma criança que suscitava alguma preocupação ao nível do seu bem-estar e da qualidade da sua implicação em diversas atividades. Com este objetivo, foram concebidas, implementadas e avaliadas diversas atividades e intervenções, de forma articulada com o desenvolvimento do currículo no 1.º CEB, envolvendo várias áreas curriculares. Considera-se que tendo as intervenções ocorrido num espaço de tempo curto, os resultados obtidos não nos permitem afirmar com toda a certeza a efetividade das intervenções. De qualquer modo, entende-se que a preocupação em desenvolver atividades e proporcionar momentos que promovessem a autoestima das crianças resultou, em termos imediatos, em maior bem-estar emocional e parece ter contribuído positivamente no processo de desenvolvimento do grupo e da criança alvo. No final do período de prática pedagógica, esta criança parecia revelar sinais de mais elevada autoestima, verificando-se maior bem-estar e atitudes ou comportamentos académicos mais adequados.This project within the Master´s degree (2nd cycle degree) in Teacher Education - Pre-school education and 1st cycle of basic schooling in the University of Aveiro is the result of the work done within two interconnected curricular units, Prática Pedagógica Supervisionada (Supervised Teaching Practice) - traineeship, and Seminário de Investigação Educacional - SIE (Educational Research Seminar). The educational intervention performed aimed the promotion of self-esteem with a 2sd grade class of the 1st cycle, with special attention to a child who raised some concern in terms of his welfare and quality of its implication in various activities. Bearing this in mind, we designed, implemented and evaluated various activities and interventions, in coordination with the development of the curriculum in the 1st cycle, involving various curricular areas. It is considered that the interventions have occurred in a short period of time, the results did not allow us to state with certainty the effectiveness of interventions. Anyway, it is understood that the concern in developing activities and provide moments that promote the self-esteem of children resulted in immediate terms, a greater emotional welfare, and seems to have contributed positively in the process of group development and child target. At the end of the teaching practice, this child seemed to show signs of higher self-esteem, checking for greater welfare and academic attitudes or behaviours more appropriate.Universidade de Aveiro2015-01-20T15:31:23Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13209TID:201563134porGomes, Ana Filipa Tavares Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:03Zoai:ria.ua.pt:10773/13209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:07.782074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso |
title |
A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso |
spellingShingle |
A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso Gomes, Ana Filipa Tavares Silva Educação das crianças Auto-estima Desenvolvimento pessoal e social Ensino básico 1º ciclo Sucesso escolar Insucesso escolar Prática pedagógica |
title_short |
A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso |
title_full |
A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso |
title_fullStr |
A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso |
title_sort |
A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso |
author |
Gomes, Ana Filipa Tavares Silva |
author_facet |
Gomes, Ana Filipa Tavares Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Filipa Tavares Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação das crianças Auto-estima Desenvolvimento pessoal e social Ensino básico 1º ciclo Sucesso escolar Insucesso escolar Prática pedagógica |
topic |
Educação das crianças Auto-estima Desenvolvimento pessoal e social Ensino básico 1º ciclo Sucesso escolar Insucesso escolar Prática pedagógica |
description |
Este projeto surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro e é o resultado do trabalho desenvolvido em duas unidades curriculares articuladas entre si, Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) e Seminário de Investigação Educacional (SIE). A intervenção pedagógica realizada teve como principal preocupação a promoção da autoestima junto de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB, com especial atenção a uma criança que suscitava alguma preocupação ao nível do seu bem-estar e da qualidade da sua implicação em diversas atividades. Com este objetivo, foram concebidas, implementadas e avaliadas diversas atividades e intervenções, de forma articulada com o desenvolvimento do currículo no 1.º CEB, envolvendo várias áreas curriculares. Considera-se que tendo as intervenções ocorrido num espaço de tempo curto, os resultados obtidos não nos permitem afirmar com toda a certeza a efetividade das intervenções. De qualquer modo, entende-se que a preocupação em desenvolver atividades e proporcionar momentos que promovessem a autoestima das crianças resultou, em termos imediatos, em maior bem-estar emocional e parece ter contribuído positivamente no processo de desenvolvimento do grupo e da criança alvo. No final do período de prática pedagógica, esta criança parecia revelar sinais de mais elevada autoestima, verificando-se maior bem-estar e atitudes ou comportamentos académicos mais adequados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-01-20T15:31:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13209 TID:201563134 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13209 |
identifier_str_mv |
TID:201563134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137542135611392 |