Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rogério Manuel Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1935
Resumo: Mestrado em Marketing Research
id RCAP_9694558df7cc2713d48677ccb3c77dca
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidorCompra de livros onlineSatisfaçãoQualidadeValor percebidoIntenção futura de comportamentoMestrado em Marketing ResearchO comércio é um dos principais motores da economia mundial. Estimulado pelas novas tecnologias de informação, divulgação e forte expansão da internet, projetou a economia para uma escala global. Com o aparecimento deste novo fenómeno, surge um novo modelo de comércio, o comércio eletrónico . Este novo modelo de comércio tem e continuará a ter um crescimento exponencial, pois todas, grandes e pequenas empresas, comerciais e de serviços estão a aderir a este tipo de negócio. Com esta rápida adesão e aumento de sites de compras na internet, as empresas procuram cada vez mais conhecer e estudar os perfis, o envolvimento e a decisão na compra electrónica dos internautas. Tendo um melhor e mais aprofundado conhecimento poderão aplicar e promover novas estratégias neste ramo de comércio. Neste estudo optou-se pela compra de livros electrónica por ser a atividade que nos rankings das associações de empresas de venda online de diversos países ocupa os lugares cimeiros. Através deste trabalho, procura-se dar uma melhor informação às empresas de modo a que estas corrijam e modifiquem os seus sites para melhorar a satisfação dos compradores em futuras aquisições. As principais conclusões do estudo são: os compradores de livros online têm em consideração a fiabilidade, confiança, organização, usabilidade, interatividade e personalização do site; a maioria dos compradores recomenda e aconselha a compra de livros através do comércio eletrónico. Concluindo, a compra de livros comércio eletrónico é um negócio com futuro.ABSTRACT. Trading is one of the main engines of the world-wide economy. Stimulated by the new information technologies, the spreading and strong expansion of the Internet, it has led economy to a global scale. Because of this new phenomenon a new model of trading has emerged, the electronic or online trading. This new model of trading has and will continue to have an exponential growth, therefore all big and small trading companies and services are joining to this type of business. With this fast adhesion and increase of Internet purchase sites, the companies are eager to know and study the profiles of their cybernauts, their kind of involvement and type of decision when they shop online. If they have a thorough knowledge of it they will be able to promote and use better strategies to develop this kind of business. In this study we decided to choose the online book shopping because it is the activity, which holds the top position in the online business rankings in many countries. In this work, we look forward to provide better information to companies so they may correct and modify their sites in order to improve the purchasers’ satisfaction in future acquisitions. The main conclusions of this study are: online book purchasers greatly consider the site reliability, confidence, organization, usability, interactivity and personalization; the majority of the purchasers recommend and advise the book purchase through electronic trading. Concluding, the online book shopping is a business with a future.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de ViseuSeabra, CláudiaBastos, José Augusto RosaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGomes, Rogério Manuel Sousa2013-12-02T18:27:18Z2013-07-152013-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1935TID:201143100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:13.158611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidor
title Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidor
spellingShingle Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidor
Gomes, Rogério Manuel Sousa
Compra de livros online
Satisfação
Qualidade
Valor percebido
Intenção futura de comportamento
title_short Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidor
title_full Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidor
title_fullStr Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidor
title_full_unstemmed Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidor
title_sort Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidor
author Gomes, Rogério Manuel Sousa
author_facet Gomes, Rogério Manuel Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seabra, Cláudia
Bastos, José Augusto Rosa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rogério Manuel Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Compra de livros online
Satisfação
Qualidade
Valor percebido
Intenção futura de comportamento
topic Compra de livros online
Satisfação
Qualidade
Valor percebido
Intenção futura de comportamento
description Mestrado em Marketing Research
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-02T18:27:18Z
2013-07-15
2013-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1935
TID:201143100
url http://hdl.handle.net/10400.19/1935
identifier_str_mv TID:201143100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130877444227072