Reconstrução 3D e calibração de lasers no AtlasCar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7704 |
Resumo: | O presente trabalho propõe a realização de reconstrução 3D a partir de lasers e câmaras do AtlasCar e a calibração dos lasers 2D relativamente ao laser 3D. A tese é composta por um estudo sobre a área da reconstrução 3D, algoritmos de triangulação e aplicação de textura. Foram reconstruídos modelos com textura obtida através de uma imagem digital de uma das câmaras do AtlasCar. Na área da calibração foi realizado um estudo sobre calibração de lasers 2D usando um laser 3D (métodos, algoritmos e procedimentos para a execução do processo). A calibração está dividida em validação teórica e aplicação em dados reais. A nível teórico o processo de calibração proposto satisfaz o objectivo. A nível prático, o ruído introduzido pelos lasers do AtlasCar influenciaram a precisão do resultado, resultando no entanto uma melhoria visual em comparação com a calibração já usada no AtlasCar, com algumas limitações e constitui um primeiro passo na calibração integrada de lasers e câmaras do veículo. |
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Reconstrução 3D e calibração de lasers no AtlasCarEngenharia de computadoresProcessamento de imagemImagens tridimensionaisLasersCalibração de instrumentosRobots autónomosCondução de automóveisO presente trabalho propõe a realização de reconstrução 3D a partir de lasers e câmaras do AtlasCar e a calibração dos lasers 2D relativamente ao laser 3D. A tese é composta por um estudo sobre a área da reconstrução 3D, algoritmos de triangulação e aplicação de textura. Foram reconstruídos modelos com textura obtida através de uma imagem digital de uma das câmaras do AtlasCar. Na área da calibração foi realizado um estudo sobre calibração de lasers 2D usando um laser 3D (métodos, algoritmos e procedimentos para a execução do processo). A calibração está dividida em validação teórica e aplicação em dados reais. A nível teórico o processo de calibração proposto satisfaz o objectivo. A nível prático, o ruído introduzido pelos lasers do AtlasCar influenciaram a precisão do resultado, resultando no entanto uma melhoria visual em comparação com a calibração já usada no AtlasCar, com algumas limitações e constitui um primeiro passo na calibração integrada de lasers e câmaras do veículo.Universidade de Aveiro2012-04-03T17:05:44Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7704porAlmeida, Miguel deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:25Zoai:ria.ua.pt:10773/7704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:19.829673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho propõe a realização de reconstrução 3D a partir de lasers e câmaras do AtlasCar e a calibração dos lasers 2D relativamente ao laser 3D. A tese é composta por um estudo sobre a área da reconstrução 3D, algoritmos de triangulação e aplicação de textura. Foram reconstruídos modelos com textura obtida através de uma imagem digital de uma das câmaras do AtlasCar. Na área da calibração foi realizado um estudo sobre calibração de lasers 2D usando um laser 3D (métodos, algoritmos e procedimentos para a execução do processo). A calibração está dividida em validação teórica e aplicação em dados reais. A nível teórico o processo de calibração proposto satisfaz o objectivo. A nível prático, o ruído introduzido pelos lasers do AtlasCar influenciaram a precisão do resultado, resultando no entanto uma melhoria visual em comparação com a calibração já usada no AtlasCar, com algumas limitações e constitui um primeiro passo na calibração integrada de lasers e câmaras do veículo. |
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