Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Ana Filipa Branco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21384
Resumo: Atualmente, a concorrência crescente nos mercados faz com que as empresas se tornem cada vez mais dependentes dos seus fornecedores, o que exige uma gestão eficaz das suas cadeias de abastecimento. Para que possam estabelecer e manter relações com os melhores fornecedores, as empresas aplicam estratégias de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores. Através da revisão da literatura foi possível compreender a importância das cadeias de abastecimento e da aplicação de estratégias para gestão de relacionamentos com fornecedores. Tendo por base a literatura analisada, em particular, o modelo proposto por Oflac (2015), foi estudada a empresa Huf Portuguesa. Através deste estudo de caso, foi possível compreender como é que uma empresa estabelece as suas estratégias e desempenha, na prática, a gestão dos relacionamentos com os seus fornecedores. Os resultados sugerem que a existência de relacionamentos saudáveis e contínuos se traduz em vantagens para as empresas, permitindo-lhes permanecer competitivas nos mercados. As estratégias de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores possibilitam às empresas fazer uma filtragem dos melhores parceiros e desenvolver as capacidades dos mesmos, de forma a obter maiores proveitos.
id RCAP_96ba5d9abbd82bfb6bc11f83cecdfd59
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf PortuguesaGestãoLogística empresarialIndústria automóvelDistribuição de mercadoriasAtualmente, a concorrência crescente nos mercados faz com que as empresas se tornem cada vez mais dependentes dos seus fornecedores, o que exige uma gestão eficaz das suas cadeias de abastecimento. Para que possam estabelecer e manter relações com os melhores fornecedores, as empresas aplicam estratégias de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores. Através da revisão da literatura foi possível compreender a importância das cadeias de abastecimento e da aplicação de estratégias para gestão de relacionamentos com fornecedores. Tendo por base a literatura analisada, em particular, o modelo proposto por Oflac (2015), foi estudada a empresa Huf Portuguesa. Através deste estudo de caso, foi possível compreender como é que uma empresa estabelece as suas estratégias e desempenha, na prática, a gestão dos relacionamentos com os seus fornecedores. Os resultados sugerem que a existência de relacionamentos saudáveis e contínuos se traduz em vantagens para as empresas, permitindo-lhes permanecer competitivas nos mercados. As estratégias de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores possibilitam às empresas fazer uma filtragem dos melhores parceiros e desenvolver as capacidades dos mesmos, de forma a obter maiores proveitos.In recent years, the growing market competition has made companies increasingly dependent on their suppliers, which requires effective management of their supply chains. To establish and maintain relationships with the best suppliers, companies apply strategic supplier selection, evaluation and development criteria. The literature review showed the importance of supply chains and the use of strategic criteria in managing relationships with suppliers. Based on the literature review, in particular, the model proposed by Oflac (2015), the firm Huf Portuguesa was studied. Through this case study, it was possible to understand how a firm establishes strategies and performs in the practice its supply relationship management activities. The results suggest that the existence of strong and continuous relationships creates advantages for the companies, allowing them to remain competitive in the markets. The strategies of selection, evaluation and development of suppliers enable companies to filter the best partners and develop their capabilities to achieve greater profits.Universidade de Aveiro2018-01-09T15:27:00Z2017-12-11T00:00:00Z2017-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21384TID:201945509porRebelo, Ana Filipa Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:10Zoai:ria.ua.pt:10773/21384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:55.985647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf Portuguesa
title Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf Portuguesa
spellingShingle Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf Portuguesa
Rebelo, Ana Filipa Branco
Gestão
Logística empresarial
Indústria automóvel
Distribuição de mercadorias
title_short Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf Portuguesa
title_full Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf Portuguesa
title_fullStr Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf Portuguesa
title_full_unstemmed Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf Portuguesa
title_sort Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf Portuguesa
author Rebelo, Ana Filipa Branco
author_facet Rebelo, Ana Filipa Branco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Ana Filipa Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Logística empresarial
Indústria automóvel
Distribuição de mercadorias
topic Gestão
Logística empresarial
Indústria automóvel
Distribuição de mercadorias
description Atualmente, a concorrência crescente nos mercados faz com que as empresas se tornem cada vez mais dependentes dos seus fornecedores, o que exige uma gestão eficaz das suas cadeias de abastecimento. Para que possam estabelecer e manter relações com os melhores fornecedores, as empresas aplicam estratégias de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores. Através da revisão da literatura foi possível compreender a importância das cadeias de abastecimento e da aplicação de estratégias para gestão de relacionamentos com fornecedores. Tendo por base a literatura analisada, em particular, o modelo proposto por Oflac (2015), foi estudada a empresa Huf Portuguesa. Através deste estudo de caso, foi possível compreender como é que uma empresa estabelece as suas estratégias e desempenha, na prática, a gestão dos relacionamentos com os seus fornecedores. Os resultados sugerem que a existência de relacionamentos saudáveis e contínuos se traduz em vantagens para as empresas, permitindo-lhes permanecer competitivas nos mercados. As estratégias de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores possibilitam às empresas fazer uma filtragem dos melhores parceiros e desenvolver as capacidades dos mesmos, de forma a obter maiores proveitos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11T00:00:00Z
2017-12-11
2018-01-09T15:27:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21384
TID:201945509
url http://hdl.handle.net/10773/21384
identifier_str_mv TID:201945509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137612849479680