Intervenção e investigação em Educação PréEscolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo das crianças entre a escola e a família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6037 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e contempla duas partes. A primeira expõe uma análise e reflexão crítica das práticas supervisionadas desenvolvidas em contexto e a segunda incorpora um trabalho de investigação que teve como objetivo conhecer as perceções dos alunos sobre a organização do seu tempo quotidiano e da sua participação nesse âmbito. Para a realização da primeira parte recorreu-se aos materiais desenvolvidos e utilizados no âmbito das práticas, a autores de referência e, ainda, aos Padrões de Desempenho Docente. Relativamente à investigação que contempla a segunda parte, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade. Deste modo, a investigação desenvolvida assumiu um caráter qualitativo. Através dos dados recolhidos no âmbito da investigação, foi possível retirar várias conclusões, sendo que algumas delas vão ao encontro do que é defendido por alguns autores. Desta forma, foi possível dar resposta à questão problema enunciada e caraterizar o dia a dia da população inquirida. |
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Intervenção e investigação em Educação PréEscolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo das crianças entre a escola e a família1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarDireitosEscolaFamíliaTempoParticipaçãoTrabalhos de Casa1st Cycle of Basic EducationEarly childhood educationRightsSchoolFamilyO presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e contempla duas partes. A primeira expõe uma análise e reflexão crítica das práticas supervisionadas desenvolvidas em contexto e a segunda incorpora um trabalho de investigação que teve como objetivo conhecer as perceções dos alunos sobre a organização do seu tempo quotidiano e da sua participação nesse âmbito. Para a realização da primeira parte recorreu-se aos materiais desenvolvidos e utilizados no âmbito das práticas, a autores de referência e, ainda, aos Padrões de Desempenho Docente. Relativamente à investigação que contempla a segunda parte, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade. Deste modo, a investigação desenvolvida assumiu um caráter qualitativo. Através dos dados recolhidos no âmbito da investigação, foi possível retirar várias conclusões, sendo que algumas delas vão ao encontro do que é defendido por alguns autores. Desta forma, foi possível dar resposta à questão problema enunciada e caraterizar o dia a dia da população inquirida.The present Final Report of Internship was carried out within the scope of the Master's Degree in Early Childhood Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and it comprises two parts. The first presents a critical analysis and reflection of the supervised practices developed in context and the second one incorporates a research project that aims to know the students' perceptions about the organization of their daily time and their participation in this scope. In order to carry out the first part, it was necessary to use the materials developed and used in the scope of the practices, reference authors and, also, the Standards of Teaching Performance. Regarding the research that contemplates the second part, in turn, we conduct semi-structured interviews to students of a group of the 3rd year of schooling. In this way, the research developed has taken on a qualitative character. Through the data gathered in the scope of the investigation, it was possible to draw several conclusions, some of which are in line with what is defended by some authors. In this way, it was possible to answer the problem question and characterize the day-today of the population surveyedRocha, JoãoFigueiredo, Maria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMendes, Adriana Patrícia de Andrade2019-12-16T16:33:46Z2019-03-282019-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6037TID:202341364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:19Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:01.903992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e contempla duas partes. A primeira expõe uma análise e reflexão crítica das práticas supervisionadas desenvolvidas em contexto e a segunda incorpora um trabalho de investigação que teve como objetivo conhecer as perceções dos alunos sobre a organização do seu tempo quotidiano e da sua participação nesse âmbito. Para a realização da primeira parte recorreu-se aos materiais desenvolvidos e utilizados no âmbito das práticas, a autores de referência e, ainda, aos Padrões de Desempenho Docente. Relativamente à investigação que contempla a segunda parte, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade. Deste modo, a investigação desenvolvida assumiu um caráter qualitativo. Através dos dados recolhidos no âmbito da investigação, foi possível retirar várias conclusões, sendo que algumas delas vão ao encontro do que é defendido por alguns autores. Desta forma, foi possível dar resposta à questão problema enunciada e caraterizar o dia a dia da população inquirida. |
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