Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Vera Betânia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1398
Resumo: O presente documento exibe um relatório sobre os estágios decorridos nos contextos de EPE e Ensino do 1º CEB, onde construí alicerces teóricos e práticos imprescindíveis a uma futura prática docente. É importante para nós, futuras profissionais da docência, observar a prática de profissionais da educação em ação, tendo como objetivo intervir pedagogicamente nestes contextos, conferindo a articulação entre a prática e a teórica, que depois de analisados e refletidos de forma crítica e construtiva, contribuem de forma vital para a nossa formação. O trabalho iniciou-se através da observaçãoo participante e da utilização de instrumentos de recolha de informações, para que desta forma fosse possível uma mais fácil integração nos grupos/turmas. Prezar os ritmos, agir de acordo com as suas necessidades e potencialidades, fomentar o diálogo e trabalho em equipa, estimular a aprendizagem pela ação e pela investigação foram aspetos tidos em conta durante toda a prática, com vista ao sucesso das aprendizagens (minhas e dos discentes destes grupos/turmas). Para esta prática reflexiva, foram cruciais três atitudes: a abertura de espírito para atender a possíveis alternativas e admitir a existência do erro; a responsabilidade, que me permitiu fazer uma ponderação mais cuidadosa das consequências e objetivos de determinada ação; e, por fim, o empenhamento, o prazer e a persistência, indispensável para mobilizar as atitudes anteriores. Toda esta experiência prática e teórica permitiu a comparação entre as duas valências, sendo o relatório o espelho das vivências e das aprendizagens nelas realizadas. ABSTRACT This document intends to exhibit a report about the traineeships occurred in the contexts of EPE (Pre-schooling Education) and the Education of the 1º CEB (1st Cycle of the Elementary School), where I have elaborated theoretical and practical foundations important in a future teaching practice. It is important for the future teaching professionals to observe the professionals of education in action, having as a goal to take pedagogically part in these contexts, allowing the articulation between the practice and the theory. These, after being analysed and reflected upon a critical and constructive way, will contribute hugely to our education. This work began with the shared observation and the usage of tools based on the collection of information, so that it would be possible an easier integration in the groups/classes. Respect the rhythms, act in accordance with the needs and potentialities, stimulate the dialogue, incite the team work and the learning through action and through investigation were aspects that were kept in mind during the entire practice, aiming the success of learning (mine and of the students of these groups/classes). For this reflexive practice were crucial three attitudes: to keep an open mind in order to support all the possible alternatives and admit the existence of error; the responsibility, which allowed me to make a careful balance of the consequences and goals of a specific action; and, finally, the commitment, the pleasure and the persistence, indispensable to mobilize all the previous attitudes. This entire theoretical and practical experience allowed the comparison between validations, being this report the mirror of the experiences and learning which were accomplished.
id RCAP_96e8a1014b07f5eba828bd5684c6534f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativosEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaO presente documento exibe um relatório sobre os estágios decorridos nos contextos de EPE e Ensino do 1º CEB, onde construí alicerces teóricos e práticos imprescindíveis a uma futura prática docente. É importante para nós, futuras profissionais da docência, observar a prática de profissionais da educação em ação, tendo como objetivo intervir pedagogicamente nestes contextos, conferindo a articulação entre a prática e a teórica, que depois de analisados e refletidos de forma crítica e construtiva, contribuem de forma vital para a nossa formação. O trabalho iniciou-se através da observaçãoo participante e da utilização de instrumentos de recolha de informações, para que desta forma fosse possível uma mais fácil integração nos grupos/turmas. Prezar os ritmos, agir de acordo com as suas necessidades e potencialidades, fomentar o diálogo e trabalho em equipa, estimular a aprendizagem pela ação e pela investigação foram aspetos tidos em conta durante toda a prática, com vista ao sucesso das aprendizagens (minhas e dos discentes destes grupos/turmas). Para esta prática reflexiva, foram cruciais três atitudes: a abertura de espírito para atender a possíveis alternativas e admitir a existência do erro; a responsabilidade, que me permitiu fazer uma ponderação mais cuidadosa das consequências e objetivos de determinada ação; e, por fim, o empenhamento, o prazer e a persistência, indispensável para mobilizar as atitudes anteriores. Toda esta experiência prática e teórica permitiu a comparação entre as duas valências, sendo o relatório o espelho das vivências e das aprendizagens nelas realizadas. ABSTRACT This document intends to exhibit a report about the traineeships occurred in the contexts of EPE (Pre-schooling Education) and the Education of the 1º CEB (1st Cycle of the Elementary School), where I have elaborated theoretical and practical foundations important in a future teaching practice. It is important for the future teaching professionals to observe the professionals of education in action, having as a goal to take pedagogically part in these contexts, allowing the articulation between the practice and the theory. These, after being analysed and reflected upon a critical and constructive way, will contribute hugely to our education. This work began with the shared observation and the usage of tools based on the collection of information, so that it would be possible an easier integration in the groups/classes. Respect the rhythms, act in accordance with the needs and potentialities, stimulate the dialogue, incite the team work and the learning through action and through investigation were aspects that were kept in mind during the entire practice, aiming the success of learning (mine and of the students of these groups/classes). For this reflexive practice were crucial three attitudes: to keep an open mind in order to support all the possible alternatives and admit the existence of error; the responsibility, which allowed me to make a careful balance of the consequences and goals of a specific action; and, finally, the commitment, the pleasure and the persistence, indispensable to mobilize all the previous attitudes. This entire theoretical and practical experience allowed the comparison between validations, being this report the mirror of the experiences and learning which were accomplished.2014-05-16T10:37:29Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1398TID:201460351porTavares, Vera Betâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.421929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
title Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
spellingShingle Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
Tavares, Vera Betânia
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
title_short Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
title_full Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
title_fullStr Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
title_full_unstemmed Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
title_sort Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
author Tavares, Vera Betânia
author_facet Tavares, Vera Betânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Vera Betânia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
description O presente documento exibe um relatório sobre os estágios decorridos nos contextos de EPE e Ensino do 1º CEB, onde construí alicerces teóricos e práticos imprescindíveis a uma futura prática docente. É importante para nós, futuras profissionais da docência, observar a prática de profissionais da educação em ação, tendo como objetivo intervir pedagogicamente nestes contextos, conferindo a articulação entre a prática e a teórica, que depois de analisados e refletidos de forma crítica e construtiva, contribuem de forma vital para a nossa formação. O trabalho iniciou-se através da observaçãoo participante e da utilização de instrumentos de recolha de informações, para que desta forma fosse possível uma mais fácil integração nos grupos/turmas. Prezar os ritmos, agir de acordo com as suas necessidades e potencialidades, fomentar o diálogo e trabalho em equipa, estimular a aprendizagem pela ação e pela investigação foram aspetos tidos em conta durante toda a prática, com vista ao sucesso das aprendizagens (minhas e dos discentes destes grupos/turmas). Para esta prática reflexiva, foram cruciais três atitudes: a abertura de espírito para atender a possíveis alternativas e admitir a existência do erro; a responsabilidade, que me permitiu fazer uma ponderação mais cuidadosa das consequências e objetivos de determinada ação; e, por fim, o empenhamento, o prazer e a persistência, indispensável para mobilizar as atitudes anteriores. Toda esta experiência prática e teórica permitiu a comparação entre as duas valências, sendo o relatório o espelho das vivências e das aprendizagens nelas realizadas. ABSTRACT This document intends to exhibit a report about the traineeships occurred in the contexts of EPE (Pre-schooling Education) and the Education of the 1º CEB (1st Cycle of the Elementary School), where I have elaborated theoretical and practical foundations important in a future teaching practice. It is important for the future teaching professionals to observe the professionals of education in action, having as a goal to take pedagogically part in these contexts, allowing the articulation between the practice and the theory. These, after being analysed and reflected upon a critical and constructive way, will contribute hugely to our education. This work began with the shared observation and the usage of tools based on the collection of information, so that it would be possible an easier integration in the groups/classes. Respect the rhythms, act in accordance with the needs and potentialities, stimulate the dialogue, incite the team work and the learning through action and through investigation were aspects that were kept in mind during the entire practice, aiming the success of learning (mine and of the students of these groups/classes). For this reflexive practice were crucial three attitudes: to keep an open mind in order to support all the possible alternatives and admit the existence of error; the responsibility, which allowed me to make a careful balance of the consequences and goals of a specific action; and, finally, the commitment, the pleasure and the persistence, indispensable to mobilize all the previous attitudes. This entire theoretical and practical experience allowed the comparison between validations, being this report the mirror of the experiences and learning which were accomplished.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-16T10:37:29Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1398
TID:201460351
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1398
identifier_str_mv TID:201460351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622006587392