Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3629 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objectivo perceber como a percepção que os alunos têm do seu professor, estão relacionados com o seu auto-conceito, assim como, com o seu rendimento acadé mico. Participaram na investigação 67 sujeitos, 50,7% de eram do sexo feminino e 49,3% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (Média 10,48 anos e Desvio Padrão 1,1). Recorreu-se à composição escrita para avaliar a percepção que os alunos têm dos seus pro fessores, à escala de auto-conceito para Crianças e Adolescentes -Self-Perception Profile for Children, desenvolvida por Susan Harter (1985), para avaliar o auto-conceiro e às avaliações de final de ano feitas pelas professoras para medir o rendimento académico. Da análise factorial de componentes principais usada resultaram oito agrupamentos, dos quais quatro mostram: (1) a relação entre o auto-conceito, competência escolar, e as avaliações nas áreas das formações complementares; (2) os elementos relativos à identidade dos professores; (3) a valo rização das características físicas dos professores e o auto-conceito: aceitação social; (4) As mani festações de afecto para com os professores e a sua competência de ensino. Outras análises esta tísticas reforçam estes resultados. |
id |
RCAP_9709f6708e97d585a824a13edef72c6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3629 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolaresPercepção dos alunos dos seus professoresInteracção professor alunosAuto-conceitoRendimento escolarAlunos do 1º Ciclo do Ensino BásicoComportamento afectivo na sala de aulaPupils’ perceptions of their teachersTeacher-pupil interactionSelf-conceptAcademic achievement1st grade pupilsEmotional behaviour in the classroom.Faculdade de Artes e HumanidadesO presente trabalho teve como objectivo perceber como a percepção que os alunos têm do seu professor, estão relacionados com o seu auto-conceito, assim como, com o seu rendimento acadé mico. Participaram na investigação 67 sujeitos, 50,7% de eram do sexo feminino e 49,3% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (Média 10,48 anos e Desvio Padrão 1,1). Recorreu-se à composição escrita para avaliar a percepção que os alunos têm dos seus pro fessores, à escala de auto-conceito para Crianças e Adolescentes -Self-Perception Profile for Children, desenvolvida por Susan Harter (1985), para avaliar o auto-conceiro e às avaliações de final de ano feitas pelas professoras para medir o rendimento académico. Da análise factorial de componentes principais usada resultaram oito agrupamentos, dos quais quatro mostram: (1) a relação entre o auto-conceito, competência escolar, e as avaliações nas áreas das formações complementares; (2) os elementos relativos à identidade dos professores; (3) a valo rização das características físicas dos professores e o auto-conceito: aceitação social; (4) As mani festações de afecto para com os professores e a sua competência de ensino. Outras análises esta tísticas reforçam estes resultados.The aim of this study was to understand how pupils’ perception of their teachers relates to their self-concept, as well as to their academic achievement. 67 individuals participated in the study, 50.7% female and 49.3% male, aged between 9 and 16 years old (Average age 10.48 years and Standard deviation 1.1). Written compositions were used to measure pupils’ perception of their teachers, the self-concept questionnaire for Children and Adolescents - Self-Perception Profile for Children, developed by Susan Harter (1985), to measure self-concept and the assessments made by teachers at the end of the school year to measure aca demic achievement. Factor analysis of the main components used produced eight groupings, of which four reveal: (1) the relationship between self-concept, school skills, and assessments within supplementary cur ricular subjects; (2) data relating to the identity of teachers; (3) valuation of teachers’ physical traits and self-concept: social acceptance; (4) manifestation of affection towards teachers and their com petence in teaching. Other statistical analyses reinforce these results.Asociación INFADDigitUMaFranco, M. G.2021-09-13T14:41:03Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3629porFranco, G. (2010). Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares. International Journal of Development and Educational Psychology, nº 3 (1), 37-46.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:37Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:55.052960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares |
title |
Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares |
spellingShingle |
Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares Franco, M. G. Percepção dos alunos dos seus professores Interacção professor alunos Auto-conceito Rendimento escolar Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico Comportamento afectivo na sala de aula Pupils’ perceptions of their teachers Teacher-pupil interaction Self-concept Academic achievement 1st grade pupils Emotional behaviour in the classroom . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares |
title_full |
Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares |
title_fullStr |
Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares |
title_full_unstemmed |
Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares |
title_sort |
Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares |
author |
Franco, M. G. |
author_facet |
Franco, M. G. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, M. G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção dos alunos dos seus professores Interacção professor alunos Auto-conceito Rendimento escolar Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico Comportamento afectivo na sala de aula Pupils’ perceptions of their teachers Teacher-pupil interaction Self-concept Academic achievement 1st grade pupils Emotional behaviour in the classroom . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Percepção dos alunos dos seus professores Interacção professor alunos Auto-conceito Rendimento escolar Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico Comportamento afectivo na sala de aula Pupils’ perceptions of their teachers Teacher-pupil interaction Self-concept Academic achievement 1st grade pupils Emotional behaviour in the classroom . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
O presente trabalho teve como objectivo perceber como a percepção que os alunos têm do seu professor, estão relacionados com o seu auto-conceito, assim como, com o seu rendimento acadé mico. Participaram na investigação 67 sujeitos, 50,7% de eram do sexo feminino e 49,3% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (Média 10,48 anos e Desvio Padrão 1,1). Recorreu-se à composição escrita para avaliar a percepção que os alunos têm dos seus pro fessores, à escala de auto-conceito para Crianças e Adolescentes -Self-Perception Profile for Children, desenvolvida por Susan Harter (1985), para avaliar o auto-conceiro e às avaliações de final de ano feitas pelas professoras para medir o rendimento académico. Da análise factorial de componentes principais usada resultaram oito agrupamentos, dos quais quatro mostram: (1) a relação entre o auto-conceito, competência escolar, e as avaliações nas áreas das formações complementares; (2) os elementos relativos à identidade dos professores; (3) a valo rização das características físicas dos professores e o auto-conceito: aceitação social; (4) As mani festações de afecto para com os professores e a sua competência de ensino. Outras análises esta tísticas reforçam estes resultados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010-01-01T00:00:00Z 2021-09-13T14:41:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3629 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Franco, G. (2010). Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares. International Journal of Development and Educational Psychology, nº 3 (1), 37-46. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociación INFAD |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociación INFAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129939068321792 |