Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, M. G.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3629
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo perceber como a percepção que os alunos têm do seu professor, estão relacionados com o seu auto-conceito, assim como, com o seu rendimento acadé mico. Participaram na investigação 67 sujeitos, 50,7% de eram do sexo feminino e 49,3% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (Média 10,48 anos e Desvio Padrão 1,1). Recorreu-se à composição escrita para avaliar a percepção que os alunos têm dos seus pro fessores, à escala de auto-conceito para Crianças e Adolescentes -Self-Perception Profile for Children, desenvolvida por Susan Harter (1985), para avaliar o auto-conceiro e às avaliações de final de ano feitas pelas professoras para medir o rendimento académico. Da análise factorial de componentes principais usada resultaram oito agrupamentos, dos quais quatro mostram: (1) a relação entre o auto-conceito, competência escolar, e as avaliações nas áreas das formações complementares; (2) os elementos relativos à identidade dos professores; (3) a valo rização das características físicas dos professores e o auto-conceito: aceitação social; (4) As mani festações de afecto para com os professores e a sua competência de ensino. Outras análises esta tísticas reforçam estes resultados.
id RCAP_9709f6708e97d585a824a13edef72c6b
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolaresPercepção dos alunos dos seus professoresInteracção professor alunosAuto-conceitoRendimento escolarAlunos do 1º Ciclo do Ensino BásicoComportamento afectivo na sala de aulaPupils’ perceptions of their teachersTeacher-pupil interactionSelf-conceptAcademic achievement1st grade pupilsEmotional behaviour in the classroom.Faculdade de Artes e HumanidadesO presente trabalho teve como objectivo perceber como a percepção que os alunos têm do seu professor, estão relacionados com o seu auto-conceito, assim como, com o seu rendimento acadé mico. Participaram na investigação 67 sujeitos, 50,7% de eram do sexo feminino e 49,3% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (Média 10,48 anos e Desvio Padrão 1,1). Recorreu-se à composição escrita para avaliar a percepção que os alunos têm dos seus pro fessores, à escala de auto-conceito para Crianças e Adolescentes -Self-Perception Profile for Children, desenvolvida por Susan Harter (1985), para avaliar o auto-conceiro e às avaliações de final de ano feitas pelas professoras para medir o rendimento académico. Da análise factorial de componentes principais usada resultaram oito agrupamentos, dos quais quatro mostram: (1) a relação entre o auto-conceito, competência escolar, e as avaliações nas áreas das formações complementares; (2) os elementos relativos à identidade dos professores; (3) a valo rização das características físicas dos professores e o auto-conceito: aceitação social; (4) As mani festações de afecto para com os professores e a sua competência de ensino. Outras análises esta tísticas reforçam estes resultados.The aim of this study was to understand how pupils’ perception of their teachers relates to their self-concept, as well as to their academic achievement. 67 individuals participated in the study, 50.7% female and 49.3% male, aged between 9 and 16 years old (Average age 10.48 years and Standard deviation 1.1). Written compositions were used to measure pupils’ perception of their teachers, the self-concept questionnaire for Children and Adolescents - Self-Perception Profile for Children, developed by Susan Harter (1985), to measure self-concept and the assessments made by teachers at the end of the school year to measure aca demic achievement. Factor analysis of the main components used produced eight groupings, of which four reveal: (1) the relationship between self-concept, school skills, and assessments within supplementary cur ricular subjects; (2) data relating to the identity of teachers; (3) valuation of teachers’ physical traits and self-concept: social acceptance; (4) manifestation of affection towards teachers and their com petence in teaching. Other statistical analyses reinforce these results.Asociación INFADDigitUMaFranco, M. G.2021-09-13T14:41:03Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3629porFranco, G. (2010). Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares. International Journal of Development and Educational Psychology, nº 3 (1), 37-46.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:37Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:55.052960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares
title Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares
spellingShingle Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares
Franco, M. G.
Percepção dos alunos dos seus professores
Interacção professor alunos
Auto-conceito
Rendimento escolar
Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Comportamento afectivo na sala de aula
Pupils’ perceptions of their teachers
Teacher-pupil interaction
Self-concept
Academic achievement
1st grade pupils
Emotional behaviour in the classroom
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares
title_full Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares
title_fullStr Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares
title_full_unstemmed Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares
title_sort Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares
author Franco, M. G.
author_facet Franco, M. G.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, M. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção dos alunos dos seus professores
Interacção professor alunos
Auto-conceito
Rendimento escolar
Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Comportamento afectivo na sala de aula
Pupils’ perceptions of their teachers
Teacher-pupil interaction
Self-concept
Academic achievement
1st grade pupils
Emotional behaviour in the classroom
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Percepção dos alunos dos seus professores
Interacção professor alunos
Auto-conceito
Rendimento escolar
Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Comportamento afectivo na sala de aula
Pupils’ perceptions of their teachers
Teacher-pupil interaction
Self-concept
Academic achievement
1st grade pupils
Emotional behaviour in the classroom
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description O presente trabalho teve como objectivo perceber como a percepção que os alunos têm do seu professor, estão relacionados com o seu auto-conceito, assim como, com o seu rendimento acadé mico. Participaram na investigação 67 sujeitos, 50,7% de eram do sexo feminino e 49,3% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (Média 10,48 anos e Desvio Padrão 1,1). Recorreu-se à composição escrita para avaliar a percepção que os alunos têm dos seus pro fessores, à escala de auto-conceito para Crianças e Adolescentes -Self-Perception Profile for Children, desenvolvida por Susan Harter (1985), para avaliar o auto-conceiro e às avaliações de final de ano feitas pelas professoras para medir o rendimento académico. Da análise factorial de componentes principais usada resultaram oito agrupamentos, dos quais quatro mostram: (1) a relação entre o auto-conceito, competência escolar, e as avaliações nas áreas das formações complementares; (2) os elementos relativos à identidade dos professores; (3) a valo rização das características físicas dos professores e o auto-conceito: aceitação social; (4) As mani festações de afecto para com os professores e a sua competência de ensino. Outras análises esta tísticas reforçam estes resultados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2021-09-13T14:41:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3629
url http://hdl.handle.net/10400.13/3629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Franco, G. (2010). Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares. International Journal of Development and Educational Psychology, nº 3 (1), 37-46.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación INFAD
publisher.none.fl_str_mv Asociación INFAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129939068321792