Competências críticas no século XXI e o potencial dos recém-diplomados em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Ana Raquel Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56569
Resumo: Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021
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spelling Competências críticas no século XXI e o potencial dos recém-diplomados em PortugalCompetênciasPersonalidadeAdaptabilidadeDiplomados do ensino superiorDissertações de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021Esta dissertação pretende analisar o potencial de uma amostra de recém-diplomados portugueses para manifestar as cinco competências críticas para o séc. XXI. A análise é feita através de dados recolhidos com testes de aptidões e inventários de personalidade profissional. A maioria dos recém-diplomados da amostra analisada neste estudo tem tanto ou mais potencial para as competências Aprendizagem, Colaboração e Inovação como os trabalhadores da amostra normativa. Muitos recém-diplomados têm tanto ou menos potencial para as competências Adaptabilidade e Resiliência do que os trabalhadores mais experientes, sinalizando para os profissionais de Recursos Humanos uma necessidade de formação e especial atenção na seleção. Os recém-diplomados do sexo masculino têm, em média, mais potencial para as competências Resiliência, Aprendizagem e Inovação do que as recém-diplomadas do sexo feminino, e estas têm mais potencial para a competência Colaboração do que os recém-diplomados masculinos. Estes resultados indicam que pode ser vantajoso para as organizações que os novos trabalhadores convivam e colaborem com colegas do sexo oposto para que haja maior complementaridade de competências. Foram encontradas correlações entre as competências Aprendizagem e Inovação, entre as competências Adaptabilidade e Inovação e entre as competências Adaptabilidade e Colaboração.This dissertation intends to analyze the potential of a sample of Portuguese graduates to show the 21st century’s five critical competencies. The analysis was made through data collected with ability tests and professional personality inventories. Most graduates in the sample analyzed in this study have as much or more potential to the Learning, Collaboration and Innovation competencies as the workers in the normative sample. Many graduates have as much or less potential to the Adaptability and Resilience competencies than more experienced workers, signaling to Human Resources professionals a need for training and special attention in selection. Male graduates have, in average, greater potential to the Resilience, Learning and Innovation competencies than female graduates, and these latter have more potential to the Collaboration competency than male graduates. These results indicate that it can be beneficial to organizations than new workers hang out and collaborate with peers of the opposite sex to increase competency complementarity. Correlations were found between Learning and Innovation competencies, between Adaptability and Innovation competencies and between Adaptability and Collaboration competencies.Paredes, IsabelRepositório da Universidade de LisboaAlexandre, Ana Raquel Gonçalves2023-03-07T15:34:21Z20212021-10-182021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56569TID:203270983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:06.806841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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