Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Maribel da Rocha
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4849
Resumo: Nas últimas décadas, com a crescente presença dos computadores na vida moderna, tem-se debatido, de forma intensa, a questão da integração das novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho é apresentada uma proposta de um sistema de ensino assistido por computador, que faz uso da plataforma de ensino assistido do Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro, inspirado na teoria dos autómatos probabilísticos. A dissertação é composta por três partes. Uma primeira parte sobre matemática, concretamente sobre autómatos e autómatos probabilísticos, os quais constituem o suporte matemático do nosso sistema de ensino assistido por computador. Na segunda parte é feita referência a várias experiências de ensino assistido por computador e sistemas de ensino assistido, e em particular, é referido o Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro. Finalmente, na terceira parte, apresentamos a nossa proposta para um sistema inteligente de ensino assistido por computador, algumas reflexões e propostas de trabalho futuro.
id RCAP_974146159aa43fdd48aae7614718c123
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveisEnsino da matemáticaAutómatosCálculo de várias variáveisEnsino assistido por computadorNas últimas décadas, com a crescente presença dos computadores na vida moderna, tem-se debatido, de forma intensa, a questão da integração das novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho é apresentada uma proposta de um sistema de ensino assistido por computador, que faz uso da plataforma de ensino assistido do Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro, inspirado na teoria dos autómatos probabilísticos. A dissertação é composta por três partes. Uma primeira parte sobre matemática, concretamente sobre autómatos e autómatos probabilísticos, os quais constituem o suporte matemático do nosso sistema de ensino assistido por computador. Na segunda parte é feita referência a várias experiências de ensino assistido por computador e sistemas de ensino assistido, e em particular, é referido o Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro. Finalmente, na terceira parte, apresentamos a nossa proposta para um sistema inteligente de ensino assistido por computador, algumas reflexões e propostas de trabalho futuro.In the last decades, with the increasing presence of computers in modern live, the integration of new information and communication technologies in education has been a matter of intense debate. In this work, we propose an intelligent computer assisted tutoring system, which uses the software learning platform of Projecto Matemática Ensino from the University of Aveiro, inspired by the theory of probabilistic automata. The thesis has three parts. The first part is about mathematics, namely, about automata and probabilistic automata, which constitute the mathematics supporting our computer system. In the second part, we refer several studies about computer aided learning and computer learning systems, and in particular, we refer the Projecto Matemática Ensino, form the University of Aveiro. Finally, in the third part, we propose our intelligent computer aided learning system, and we end up with some final remarks and propose some future work.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:25:17Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4849porAires, Maribel da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:57Zoai:ria.ua.pt:10773/4849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:42.272103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveis
title Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveis
spellingShingle Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveis
Aires, Maribel da Rocha
Ensino da matemática
Autómatos
Cálculo de várias variáveis
Ensino assistido por computador
title_short Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveis
title_full Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveis
title_fullStr Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveis
title_full_unstemmed Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveis
title_sort Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveis
author Aires, Maribel da Rocha
author_facet Aires, Maribel da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Maribel da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Autómatos
Cálculo de várias variáveis
Ensino assistido por computador
topic Ensino da matemática
Autómatos
Cálculo de várias variáveis
Ensino assistido por computador
description Nas últimas décadas, com a crescente presença dos computadores na vida moderna, tem-se debatido, de forma intensa, a questão da integração das novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho é apresentada uma proposta de um sistema de ensino assistido por computador, que faz uso da plataforma de ensino assistido do Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro, inspirado na teoria dos autómatos probabilísticos. A dissertação é composta por três partes. Uma primeira parte sobre matemática, concretamente sobre autómatos e autómatos probabilísticos, os quais constituem o suporte matemático do nosso sistema de ensino assistido por computador. Na segunda parte é feita referência a várias experiências de ensino assistido por computador e sistemas de ensino assistido, e em particular, é referido o Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro. Finalmente, na terceira parte, apresentamos a nossa proposta para um sistema inteligente de ensino assistido por computador, algumas reflexões e propostas de trabalho futuro.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-12-27T15:25:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4849
url http://hdl.handle.net/10773/4849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137475320348672