“Vês? nós já cantávamos antes!” A fotografia enquanto dispositivo de restauração da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Isabel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1318
Resumo: During PhD fieldwork within the Goan comunity in Catembe (Mozambique), photography has proved to be significant in mediating my relationship with the participants and understanding issues outside oral discourse. Through photography my colleagues described musical practices, festivals and rituals in which they had participated. Thus, through personal memories suggested by the image, photography prepared the narrative from which the music was materialized. As a document of ethnographic registration, photography has been widely discussed in the context of anthropology. Malinowski (1961) and Lévi-Strauss (2004) opened a pathway both to incorporate photography in anthropology and to analyse and complement ethnographic narratives. Ana Caetano (2007; 2008a; 2008b) refers to photography as an instrument with emotional value, able to create memories of something considered significant, a personal or collective identity branding. However, the relationship between photography and music is under-explored, perhaps due to the apparent contradiction between our relationship with time: music happens in time while the photograph freezes time. Considering my observation of the Goan in Catembe, this article aims to show how photography can help map and reconstruct musical performances reversing apparently static snapshots of time.
id RCAP_975528e337f0ce73600033da65cd63cc
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/1318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Vês? nós já cantávamos antes!” A fotografia enquanto dispositivo de restauração da músicaDuring PhD fieldwork within the Goan comunity in Catembe (Mozambique), photography has proved to be significant in mediating my relationship with the participants and understanding issues outside oral discourse. Through photography my colleagues described musical practices, festivals and rituals in which they had participated. Thus, through personal memories suggested by the image, photography prepared the narrative from which the music was materialized. As a document of ethnographic registration, photography has been widely discussed in the context of anthropology. Malinowski (1961) and Lévi-Strauss (2004) opened a pathway both to incorporate photography in anthropology and to analyse and complement ethnographic narratives. Ana Caetano (2007; 2008a; 2008b) refers to photography as an instrument with emotional value, able to create memories of something considered significant, a personal or collective identity branding. However, the relationship between photography and music is under-explored, perhaps due to the apparent contradiction between our relationship with time: music happens in time while the photograph freezes time. Considering my observation of the Goan in Catembe, this article aims to show how photography can help map and reconstruct musical performances reversing apparently static snapshots of time.Durante o trabalho de campo para doutoramento, que tenho vindo a desenvolver desde 2010, com a comunidade goesa da Catembe (Moçambique), a fotografia revelou-se um elemento importante na investigação enquanto mediadora na minha relação com os colaboradores e na compreensão de questões muitas vezes omissas no discurso oral. A partir da fotografia e da sua visualização alguns dos colaboradores iniciaram as descrições sobre as práticas musicais, as festas e os rituais nos quais participam ou participaram no passado. Assim, a fotografia preparou o cenário para a narrativa na qual a música que não se ouvia de alguma forma, mas se tornou real, a partir da evocação de memórias pessoais sugeridas pela imagem. A fotografia, enquanto documento de registo etnográfico, tem sido amplamente discutida sobretudo no quadro da antropologia. No início do século XX Malinowski (1961) e Lévi-Strauss (2004) abrem caminho para que a antropologia incorporasse a fotografia como elemento de análise e como forma de complementar a narrativa etnográfica. Ana Caetano (2007; 2008a; 2008b) refere a utilização da fotografia enquanto instrumento com valor emocional, capaz de criar recordações de algo considerado significativo como marca de identidade pessoal ou colectiva. Porém, a relação da fotografia com a música parece ser ainda um aspeto pouco estudado, talvez pela aparente contradição entre a relação que ambas estabelecem com a noção de tempo: a música acontece no tempo de uma forma dinâmica enquanto a fotografia congela o tempo em queacontece estatizando-o. Neste trabalho, pretendo mostrar de que forma o recurso à fotografia pode ajudar a mapear e a reconstruir práticas musicais revertendo a aparente estaticidade do tempo instantâneo que representa, a partir dos testemunhos e da minha observação dos goeses residentes na Catembe.UA Editora2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1318oai:proa.ua.pt:article/1318Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 104-115Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 104-1152184-6138reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1318https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1318https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1318/1090Castro, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T07:45:30Zoai:proa.ua.pt:article/1318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:38.977416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Vês? nós já cantávamos antes!” A fotografia enquanto dispositivo de restauração da música
title “Vês? nós já cantávamos antes!” A fotografia enquanto dispositivo de restauração da música
spellingShingle “Vês? nós já cantávamos antes!” A fotografia enquanto dispositivo de restauração da música
Castro, Isabel
title_short “Vês? nós já cantávamos antes!” A fotografia enquanto dispositivo de restauração da música
title_full “Vês? nós já cantávamos antes!” A fotografia enquanto dispositivo de restauração da música
title_fullStr “Vês? nós já cantávamos antes!” A fotografia enquanto dispositivo de restauração da música
title_full_unstemmed “Vês? nós já cantávamos antes!” A fotografia enquanto dispositivo de restauração da música
title_sort “Vês? nós já cantávamos antes!” A fotografia enquanto dispositivo de restauração da música
author Castro, Isabel
author_facet Castro, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Isabel
description During PhD fieldwork within the Goan comunity in Catembe (Mozambique), photography has proved to be significant in mediating my relationship with the participants and understanding issues outside oral discourse. Through photography my colleagues described musical practices, festivals and rituals in which they had participated. Thus, through personal memories suggested by the image, photography prepared the narrative from which the music was materialized. As a document of ethnographic registration, photography has been widely discussed in the context of anthropology. Malinowski (1961) and Lévi-Strauss (2004) opened a pathway both to incorporate photography in anthropology and to analyse and complement ethnographic narratives. Ana Caetano (2007; 2008a; 2008b) refers to photography as an instrument with emotional value, able to create memories of something considered significant, a personal or collective identity branding. However, the relationship between photography and music is under-explored, perhaps due to the apparent contradiction between our relationship with time: music happens in time while the photograph freezes time. Considering my observation of the Goan in Catembe, this article aims to show how photography can help map and reconstruct musical performances reversing apparently static snapshots of time.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1318
oai:proa.ua.pt:article/1318
url https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1318
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/1318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1318
https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1318
https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1318/1090
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 104-115
Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 104-115
2184-6138
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130744148197376