Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Cátia Figueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7998
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_9781ad76859fc1953558c53964ffea65
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino BásicoAplicação Ddigital PlickersAvaliação formativaPrática de ensino supervisionada1st Cycle of Basic EducationDigital Plickers applicationFormative assessmentSupervised teaching practiceDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste Relatório de Estágio é apresentado o trabalho desenvolvido nas Práticas Supervisionadas (em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) e integra o desenvolvimento de uma investigação relacionada com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC tornaram-se, atualmente, parte essencial do nosso quotidiano. Evidentemente, a educação deve progredir em consonância com a evolução e alterações que as TIC provocaram na sociedade, quer em termos pessoais como profissionais. Nesta lógica, é necessário que se incluam as TIC em contexto educativo, aproveitando as potencialidades que as ferramentas tecnológicas proporcionam. O processo de ensino e de aprendizagem é complexo, sendo a avaliação uma grande preocupação na educação. A modalidade de avaliação formativa é fundamental pois permite averiguar as aprendizagens dos alunos e regular as estratégias usadas pelo professor. Os docentes devem decidir criteriosamente quais os métodos avaliativos e os instrumentos que devem usar, de forma que sejam adequados aos objetivos que pretendem. Devido à variedade de possibilidades de concretização da avaliação formativa, podemos recorrer às TIC para facilitar esse processo. O estudo desenvolvido procurou responder à seguinte questão-problema: Qual o contributo da aplicação digital Plickers, no âmbito da avaliação formativa, na promoção de maiores e melhores níveis de sucesso educativo. Atendendo a esta questão de investigação, optámos por realizar uma investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação-ação. Esta investigação foi concretizada numa turma do 4.º ano de escolaridade, constituída por vinte e oito alunos, com a realização de três sessões de intervenção. De forma a recolhermos os dados necessários, utilizámos diversas técnicas e instrumentos. Com base nos dados recolhidos, recorremos à triangulação dos dados para apurarmos as conclusões desta investigação. A utilização da aplicação digital Plickers, demonstrou ser uma mais-valia para o processo de avaliação formativa. De uma forma geral, tendo em consideração os resultados obtidos, verificamos que esta aplicação favorece o processo de ensino e de aprendizagem, motiva os alunos e facilita a avaliação formativa, promovendo maiores e melhores níveis de sucesso educativo. Esta aplicação possibilita aos docentes e alunos terem conhecimento, de imediato, quais os conhecimentos adquiridos. Logo, permite fornecer feedback sobre o estado das aprendizagens e/ou dificuldades de cada aluno e compreender se as estratégias de ensino utilizadas pelo docente estão a promover ou não uma educação de qualidade. Neste sentido, podemos admitir que o Plickers constitui um recurso muito adequado no processo de avaliação formativa.This Internship Report was prepared within the scope of the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. It presents the work developed in Supervised Practices (in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education) and integrates the development of research related to Information and Communication Technologies (ICT). ICTs have now become an essential part of our daily lives. Obviously, education must progress in consonance with the evolution and changes that ICTs have caused in society, both personally and professionally. In this logic, it’s necessary to include ICT in an educational context, taking advantage of the potential that technological tools provide. The teaching and learning process is complex, and assessment is a major concern in education. The formative assessment modality is fundamental because it allows to verify the students learning and regulate the strategies used by the teacher. Teachers must carefully decide which assessment methods and instruments they should use, so that they are suitable for their intended objectives. Due to the variety of possibilities for implementing formative assessment, we can use ICT to facilitate this process. The study developed sought to answer the following problem question: What is the contribution of the digital application Plickers, in the context of formative assessment, in promoting greater and better levels of educational success. Given this research question that we proposed to develop, we chose to carry out an investigation of a qualitative nature, more specifically an action-research. This investigation was carried out in a 4th grade class, consisting of twenty-eight students, with three intervention sessions. To collect the necessary data, we used several techniques and instruments. Based on the data collected, we used data triangulation to understand the conclusions of this investigation. The use of the Plickers digital application proved to be an asset to the formative assessment process. In general, considering the results obtained, we found that this application favors the teaching and learning process, motivates students and facilitates formative assessment, promoting higher and better levels of educational success. This application allows teachers and students to immediately visualize the acquired knowledge. Therefore, it allows providing feedback on the state of learning and/or difficulties of each student and understanding whether the teaching strategies used by the teacher are promoting quality education. In this sense, we can admit that Plickers benefits the formative assessment process.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFreitas, Cátia Figueira2022-06-24T12:44:32Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7998TID:203028350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:17Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:28.399445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Freitas, Cátia Figueira
1.º Ciclo do Ensino Básico
Aplicação Ddigital Plickers
Avaliação formativa
Prática de ensino supervisionada
1st Cycle of Basic Education
Digital Plickers application
Formative assessment
Supervised teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Freitas, Cátia Figueira
author_facet Freitas, Cátia Figueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Cátia Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aplicação Ddigital Plickers
Avaliação formativa
Prática de ensino supervisionada
1st Cycle of Basic Education
Digital Plickers application
Formative assessment
Supervised teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aplicação Ddigital Plickers
Avaliação formativa
Prática de ensino supervisionada
1st Cycle of Basic Education
Digital Plickers application
Formative assessment
Supervised teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24T12:44:32Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7998
TID:203028350
url http://hdl.handle.net/10400.11/7998
identifier_str_mv TID:203028350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130849369653248