Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7998 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_9781ad76859fc1953558c53964ffea65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino BásicoAplicação Ddigital PlickersAvaliação formativaPrática de ensino supervisionada1st Cycle of Basic EducationDigital Plickers applicationFormative assessmentSupervised teaching practiceDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste Relatório de Estágio é apresentado o trabalho desenvolvido nas Práticas Supervisionadas (em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) e integra o desenvolvimento de uma investigação relacionada com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC tornaram-se, atualmente, parte essencial do nosso quotidiano. Evidentemente, a educação deve progredir em consonância com a evolução e alterações que as TIC provocaram na sociedade, quer em termos pessoais como profissionais. Nesta lógica, é necessário que se incluam as TIC em contexto educativo, aproveitando as potencialidades que as ferramentas tecnológicas proporcionam. O processo de ensino e de aprendizagem é complexo, sendo a avaliação uma grande preocupação na educação. A modalidade de avaliação formativa é fundamental pois permite averiguar as aprendizagens dos alunos e regular as estratégias usadas pelo professor. Os docentes devem decidir criteriosamente quais os métodos avaliativos e os instrumentos que devem usar, de forma que sejam adequados aos objetivos que pretendem. Devido à variedade de possibilidades de concretização da avaliação formativa, podemos recorrer às TIC para facilitar esse processo. O estudo desenvolvido procurou responder à seguinte questão-problema: Qual o contributo da aplicação digital Plickers, no âmbito da avaliação formativa, na promoção de maiores e melhores níveis de sucesso educativo. Atendendo a esta questão de investigação, optámos por realizar uma investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação-ação. Esta investigação foi concretizada numa turma do 4.º ano de escolaridade, constituída por vinte e oito alunos, com a realização de três sessões de intervenção. De forma a recolhermos os dados necessários, utilizámos diversas técnicas e instrumentos. Com base nos dados recolhidos, recorremos à triangulação dos dados para apurarmos as conclusões desta investigação. A utilização da aplicação digital Plickers, demonstrou ser uma mais-valia para o processo de avaliação formativa. De uma forma geral, tendo em consideração os resultados obtidos, verificamos que esta aplicação favorece o processo de ensino e de aprendizagem, motiva os alunos e facilita a avaliação formativa, promovendo maiores e melhores níveis de sucesso educativo. Esta aplicação possibilita aos docentes e alunos terem conhecimento, de imediato, quais os conhecimentos adquiridos. Logo, permite fornecer feedback sobre o estado das aprendizagens e/ou dificuldades de cada aluno e compreender se as estratégias de ensino utilizadas pelo docente estão a promover ou não uma educação de qualidade. Neste sentido, podemos admitir que o Plickers constitui um recurso muito adequado no processo de avaliação formativa.This Internship Report was prepared within the scope of the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. It presents the work developed in Supervised Practices (in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education) and integrates the development of research related to Information and Communication Technologies (ICT). ICTs have now become an essential part of our daily lives. Obviously, education must progress in consonance with the evolution and changes that ICTs have caused in society, both personally and professionally. In this logic, it’s necessary to include ICT in an educational context, taking advantage of the potential that technological tools provide. The teaching and learning process is complex, and assessment is a major concern in education. The formative assessment modality is fundamental because it allows to verify the students learning and regulate the strategies used by the teacher. Teachers must carefully decide which assessment methods and instruments they should use, so that they are suitable for their intended objectives. Due to the variety of possibilities for implementing formative assessment, we can use ICT to facilitate this process. The study developed sought to answer the following problem question: What is the contribution of the digital application Plickers, in the context of formative assessment, in promoting greater and better levels of educational success. Given this research question that we proposed to develop, we chose to carry out an investigation of a qualitative nature, more specifically an action-research. This investigation was carried out in a 4th grade class, consisting of twenty-eight students, with three intervention sessions. To collect the necessary data, we used several techniques and instruments. Based on the data collected, we used data triangulation to understand the conclusions of this investigation. The use of the Plickers digital application proved to be an asset to the formative assessment process. In general, considering the results obtained, we found that this application favors the teaching and learning process, motivates students and facilitates formative assessment, promoting higher and better levels of educational success. This application allows teachers and students to immediately visualize the acquired knowledge. Therefore, it allows providing feedback on the state of learning and/or difficulties of each student and understanding whether the teaching strategies used by the teacher are promoting quality education. In this sense, we can admit that Plickers benefits the formative assessment process.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFreitas, Cátia Figueira2022-06-24T12:44:32Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7998TID:203028350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:17Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:28.399445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico Freitas, Cátia Figueira 1.º Ciclo do Ensino Básico Aplicação Ddigital Plickers Avaliação formativa Prática de ensino supervisionada 1st Cycle of Basic Education Digital Plickers application Formative assessment Supervised teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Freitas, Cátia Figueira |
author_facet |
Freitas, Cátia Figueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Cátia Figueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.º Ciclo do Ensino Básico Aplicação Ddigital Plickers Avaliação formativa Prática de ensino supervisionada 1st Cycle of Basic Education Digital Plickers application Formative assessment Supervised teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
1.º Ciclo do Ensino Básico Aplicação Ddigital Plickers Avaliação formativa Prática de ensino supervisionada 1st Cycle of Basic Education Digital Plickers application Formative assessment Supervised teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24T12:44:32Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7998 TID:203028350 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7998 |
identifier_str_mv |
TID:203028350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130849369653248 |