A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maravilha, Daniela Filipa Lourenço
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44380
Resumo: O presente relatório pretende demonstrar que a Literatura Infantil (LI), embora se assuma como um sistema artístico por excelência, com uma clara função estética, pode ser um recurso pedagógico que potencie, em particular no Jardim de infância, uma abordagem de projeto que interseccione, de forma transversal, as várias áreas de conteúdo plasmadas nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar (OCEPE): Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo. Com efeito, através do livro, e da leitura intersemiótica e articulada dos dois códigos que nele se interligam de forma congruente e harmoniosa – o verbal e o icónico -, existe a possibilidade de abordar de forma holística, significativa e com intencionalidade educativa todas as áreas e todos os domínios e subdomínios referidos nas OCEPE e, além disso, conseguirmos potencializar outros recursos, como sucede com o Cinema, igualmente importantes para uma prática pedagógica diversificada e geradora de aprendizagens significativas para as crianças, sobretudo ao nível dos valores humanos mas também em termos estéticos. As histórias escolhidas, a leitura expressiva das mesmas e a exploração a partir das atividades permitiram-nos concluir que o grupo se implicou de forma ativa e dinâmica, tendo sido notório o bem-estar das crianças e a sua evolução em termos de aprendizagens adquiridas e consolidadas em todas as áreas e em todos os domínios, como procuraremos demonstrar neste relatório.
id RCAP_979109a50e99a078038e09f24f850d70
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infânciaEducação de infânciaPrática pedagógicaLiteratura InfantilCinemaProjetoEarly ChildhoodEducationPedagogical PracticeChildren's LiteratureProjectO presente relatório pretende demonstrar que a Literatura Infantil (LI), embora se assuma como um sistema artístico por excelência, com uma clara função estética, pode ser um recurso pedagógico que potencie, em particular no Jardim de infância, uma abordagem de projeto que interseccione, de forma transversal, as várias áreas de conteúdo plasmadas nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar (OCEPE): Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo. Com efeito, através do livro, e da leitura intersemiótica e articulada dos dois códigos que nele se interligam de forma congruente e harmoniosa – o verbal e o icónico -, existe a possibilidade de abordar de forma holística, significativa e com intencionalidade educativa todas as áreas e todos os domínios e subdomínios referidos nas OCEPE e, além disso, conseguirmos potencializar outros recursos, como sucede com o Cinema, igualmente importantes para uma prática pedagógica diversificada e geradora de aprendizagens significativas para as crianças, sobretudo ao nível dos valores humanos mas também em termos estéticos. As histórias escolhidas, a leitura expressiva das mesmas e a exploração a partir das atividades permitiram-nos concluir que o grupo se implicou de forma ativa e dinâmica, tendo sido notório o bem-estar das crianças e a sua evolução em termos de aprendizagens adquiridas e consolidadas em todas as áreas e em todos os domínios, como procuraremos demonstrar neste relatório.This report aims to demonstrate that Children's Literature, although it is an artistic system par excellence, with a clear aesthetic function, can be a pedagogical resource that, in a transversal way, enhances, particularly in kindergarten, a project approach that intersects, transversely, the various content areas outlined in the Curricular Guidelines for Preschool Education: Personal and Social Development, Expression and Communication and Knowledge of the World. In fact, through the book, and the intersemiotic and articulated reading of the two codes - the verbal and the iconic - that interconnect, in a congruent and harmonious way, there is the possibility of addressing holistically, meaningfully and with educational intentionality all areas and all domains and sub-domains mentioned in the Curricular Guidelines for Preschool Education and, in addition, we can leverage other resources, such as Cinema, which are equally important for a diversified pedagogical practice that generates significant learning for children, especially in terms of human values but also in aesthetic terms. The chosen stories, their expressive reading, and the analysis of the activities allowed us to conclude that the group was involved actively and dynamically, and the well-being of the children and their evolution in terms of acquired and consolidated learning in all areas and domains was evident, as we will try to demonstrate in this report.Cardoso, Luís Miguel Oliveira de BarrosMendes, TeresaRepositório ComumMaravilha, Daniela Filipa Lourenço2023-03-29T10:11:27Z2023-03-242023-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44380TID:203262859porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-30T10:30:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:05.769734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infância
title A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infância
spellingShingle A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infância
Maravilha, Daniela Filipa Lourenço
Educação de infância
Prática pedagógica
Literatura Infantil
Cinema
Projeto
Early Childhood
Education
Pedagogical Practice
Children's Literature
Project
title_short A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infância
title_full A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infância
title_fullStr A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infância
title_full_unstemmed A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infância
title_sort A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infância
author Maravilha, Daniela Filipa Lourenço
author_facet Maravilha, Daniela Filipa Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros
Mendes, Teresa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Maravilha, Daniela Filipa Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Prática pedagógica
Literatura Infantil
Cinema
Projeto
Early Childhood
Education
Pedagogical Practice
Children's Literature
Project
topic Educação de infância
Prática pedagógica
Literatura Infantil
Cinema
Projeto
Early Childhood
Education
Pedagogical Practice
Children's Literature
Project
description O presente relatório pretende demonstrar que a Literatura Infantil (LI), embora se assuma como um sistema artístico por excelência, com uma clara função estética, pode ser um recurso pedagógico que potencie, em particular no Jardim de infância, uma abordagem de projeto que interseccione, de forma transversal, as várias áreas de conteúdo plasmadas nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar (OCEPE): Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo. Com efeito, através do livro, e da leitura intersemiótica e articulada dos dois códigos que nele se interligam de forma congruente e harmoniosa – o verbal e o icónico -, existe a possibilidade de abordar de forma holística, significativa e com intencionalidade educativa todas as áreas e todos os domínios e subdomínios referidos nas OCEPE e, além disso, conseguirmos potencializar outros recursos, como sucede com o Cinema, igualmente importantes para uma prática pedagógica diversificada e geradora de aprendizagens significativas para as crianças, sobretudo ao nível dos valores humanos mas também em termos estéticos. As histórias escolhidas, a leitura expressiva das mesmas e a exploração a partir das atividades permitiram-nos concluir que o grupo se implicou de forma ativa e dinâmica, tendo sido notório o bem-estar das crianças e a sua evolução em termos de aprendizagens adquiridas e consolidadas em todas as áreas e em todos os domínios, como procuraremos demonstrar neste relatório.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-29T10:11:27Z
2023-03-24
2023-03-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44380
TID:203262859
url http://hdl.handle.net/10400.26/44380
identifier_str_mv TID:203262859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131564086394880