O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tiago André Saraiva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35772
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_979cdfd4460010b91a79fd6b0388446f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/35772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas EspeciaisLinguagem figurativaREHACOGDificuldades de aprendizagemIntervenção neuropsicológicaDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA linguagem é o principal instrumento de comunicação do Ser Humano, enquanto via de interação com os outros e consigo mesmo. É por meio de representações verbais, acústicas e visuais, que a aquisição da linguagem se torna fundamental no estabelecimento de contacto, com familiares/cuidadores, desde os seus primeiros anos de vida. Segundo Sim-Sim (1998), a linguagem é vista como a janela do conhecimento humano, permitindo vivências e aprendizagens individuais e sociais. Esta investigação tem como principal objetivo contribuir para a adaptação da versão portuguesa do programa REHACOG (Figueira & Paixão, in press), através da aplicação do módulo de Linguagem Figurativa. Este programa assume-se como um programa de intervenção neuropsicológica, e surge da adaptação do REHACOP (Ojeda et al., 2012). Atualmente, o REHACOG (Figueira & Paixão, in press) está a ser aplicado noutros contextos e populações. Foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 20 indivíduos, do sexo masculino e feminino, comparando-se alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais e alunos que frequentam turmas regulares, sem dificuldades de aprendizagem ou défices cognitivos denunciados. Os resultados do presente estudo revelam que as crianças com Necessidades Educativas Especiais obtêm resultados inferiores, em comparação com os alunos de turmas regulares, nos 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.Language is the main communication tool of the human being as a means of interaction with others and with himself. It is through verbal, acoustic and visual representations that the acquisition of language, becomes fundamental in establishing contact with family/caregivers, from its early years. According to Sim-Sim (1998) language is seen as the window of human knowledge, allowing experiences and individual and social learning. This research contributed to the adaptation portuguese version of the program REHACOG (Figueira & Paixão, in press), to the application figurative language module. Program is assumed as a neuropsychological intervention program, and comes from the adaptation of REHACOP (Ojeda et al., 2012). Presently, REHACOG (Figueira & Paixão, in press) is to be applied in other contexts and populations. A descriptive and exploratory study with 20 subjects, male and female, referenced to students with special needs and students who attend regular classes without learning difficulties or cognitive deficits. The results of this study demonstrated that children´s special educational needs found below, as compared to their peers in regular classes, in different courses of studies.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35772http://hdl.handle.net/10316/35772porFerreira, Tiago André Saraivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:55.588130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
title O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
spellingShingle O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
Ferreira, Tiago André Saraiva
Linguagem figurativa
REHACOG
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção neuropsicológica
title_short O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
title_full O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
title_fullStr O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
title_full_unstemmed O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
title_sort O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
author Ferreira, Tiago André Saraiva
author_facet Ferreira, Tiago André Saraiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tiago André Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem figurativa
REHACOG
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção neuropsicológica
topic Linguagem figurativa
REHACOG
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção neuropsicológica
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/35772
http://hdl.handle.net/10316/35772
url http://hdl.handle.net/10316/35772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133769212362752