Assistente Digital de Apoio ao Ensino Musical Orientado a Indivíduos com Deficiência Visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17227 |
Resumo: | Apesar da evolução tecnológica se encontrar aliada a vantagens imensuráveis e a constantes reformas da realidade atual, seja pelo desenvolvimento de soluções inovadoras, como pelo aparecimento de inúmeros dispositivos e aplicações, esta nem sempre é aplicada a toda a população. A exclusão digital e social das minorias ainda se faz sentir e, como tal, o conceito de digital divide ainda é uma realidade. Na área da aprendizagem musical, a dificuldade existente em indivíduos pertencentes a algumas minorias, mais especificamente, indivíduos invisuais é acrescida. Assim, parte-se desta premissa para a realização de um assistente digital que agilize e auxilie o processo de aprendizagem musical por parte de indivíduos invisuais. Está presente neste documento uma introdução ao projeto, contextualizando-o, identificando o problema existente e os objetivos que a atual solução pretende endereçar. É feita uma contextualização relativamente a soluções de auxílio musical previamente existentes, dividindo-se entre as soluções que auxiliam a abordagem de ensino tradicional e as soluções intuitivas que utilizam a tecnologia visando descobrir novas formas de auxiliar o processo de aprendizagem. De seguida, introduz-se o conceito de assistentes digitais e explicitam-se os módulos necessários ao seu funcionamento, assim como algumas tecnologias que auxiliam o desenvolvimento de cada um. Posteriormente, é elaborada a análise de valor que determina a validade e a necessidade da existência deste projeto. Posto isto, é analisada e modelada uma solução que integra o conceito de assistentes digitais com algoritmos de análise de som, sendo posteriormente descrita a sua implementação. Por último, de modo a avaliar o potencial funcional, a satisfação e o grau de usabilidade do projeto, apresentam-se métodos de avaliação baseados em testes de software, testes de hipóteses e inquéritos. |
id |
RCAP_97b83a0c7f694992bb4260798c0909e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17227 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Assistente Digital de Apoio ao Ensino Musical Orientado a Indivíduos com Deficiência VisualDivideEnsino MusicalAssistente DigitalUsabilidadeAnálise de SomDigital DivideMusic EducationDigital AssistantUsabilitySound AnalysisApesar da evolução tecnológica se encontrar aliada a vantagens imensuráveis e a constantes reformas da realidade atual, seja pelo desenvolvimento de soluções inovadoras, como pelo aparecimento de inúmeros dispositivos e aplicações, esta nem sempre é aplicada a toda a população. A exclusão digital e social das minorias ainda se faz sentir e, como tal, o conceito de digital divide ainda é uma realidade. Na área da aprendizagem musical, a dificuldade existente em indivíduos pertencentes a algumas minorias, mais especificamente, indivíduos invisuais é acrescida. Assim, parte-se desta premissa para a realização de um assistente digital que agilize e auxilie o processo de aprendizagem musical por parte de indivíduos invisuais. Está presente neste documento uma introdução ao projeto, contextualizando-o, identificando o problema existente e os objetivos que a atual solução pretende endereçar. É feita uma contextualização relativamente a soluções de auxílio musical previamente existentes, dividindo-se entre as soluções que auxiliam a abordagem de ensino tradicional e as soluções intuitivas que utilizam a tecnologia visando descobrir novas formas de auxiliar o processo de aprendizagem. De seguida, introduz-se o conceito de assistentes digitais e explicitam-se os módulos necessários ao seu funcionamento, assim como algumas tecnologias que auxiliam o desenvolvimento de cada um. Posteriormente, é elaborada a análise de valor que determina a validade e a necessidade da existência deste projeto. Posto isto, é analisada e modelada uma solução que integra o conceito de assistentes digitais com algoritmos de análise de som, sendo posteriormente descrita a sua implementação. Por último, de modo a avaliar o potencial funcional, a satisfação e o grau de usabilidade do projeto, apresentam-se métodos de avaliação baseados em testes de software, testes de hipóteses e inquéritos.The incessant technological evolution is combined with a wide range of solutions that have emerged in order to overcome some existing difficulties. However, this is not the reality for the entire population. The digital and social exclusion of minorities is still felt and, as such, the concept of digital divide is still a reality. In the area of musical learning, the difficulty existing in individuals belonging to some minorities, more specifically, blind individuals, is increased. Thus, this premise is based on the realization of a digital assistant that streamlines and helps the process of musical learning by blind individuals. An introduction to the project is present in this document, contextualizing it, identifying the existing problem and the objectives that the current solution intends to address. A contextualization is made in what relates to some previously existing musical support solutions, dividing itself between the solutions that help the traditional teaching approach and the intuitive solutions that use technology in order to discover new ways to assist the learning process. Then, the concept of digital assistants is introduced and the needful modules for its operation are explained, as well as some technologies that help the development of each one. Subsequently, a value analysis is carried out that determines the validity and necessity of this project existence. That said, a solution that integrates the concept of digital assistants with sound analysis algorithms is analyzed and modeled, and its implementation is described later. Finally, in order to assess the functional potential, satisfaction and degree of usability of the project, evaluation methods based on software tests and surveys are presented.Pereira, Isabel Cecília Correia da Silva Praça GomesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Pedro Ribeiro Tinoco2021-03-02T13:01:04Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17227TID:202550915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:07:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:54.461904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assistente Digital de Apoio ao Ensino Musical Orientado a Indivíduos com Deficiência Visual |
title |
Assistente Digital de Apoio ao Ensino Musical Orientado a Indivíduos com Deficiência Visual |
spellingShingle |
Assistente Digital de Apoio ao Ensino Musical Orientado a Indivíduos com Deficiência Visual Rodrigues, Pedro Ribeiro Tinoco Divide Ensino Musical Assistente Digital Usabilidade Análise de Som Digital Divide Music Education Digital Assistant Usability Sound Analysis |
title_short |
Assistente Digital de Apoio ao Ensino Musical Orientado a Indivíduos com Deficiência Visual |
title_full |
Assistente Digital de Apoio ao Ensino Musical Orientado a Indivíduos com Deficiência Visual |
title_fullStr |
Assistente Digital de Apoio ao Ensino Musical Orientado a Indivíduos com Deficiência Visual |
title_full_unstemmed |
Assistente Digital de Apoio ao Ensino Musical Orientado a Indivíduos com Deficiência Visual |
title_sort |
Assistente Digital de Apoio ao Ensino Musical Orientado a Indivíduos com Deficiência Visual |
author |
Rodrigues, Pedro Ribeiro Tinoco |
author_facet |
Rodrigues, Pedro Ribeiro Tinoco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Isabel Cecília Correia da Silva Praça Gomes Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Pedro Ribeiro Tinoco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divide Ensino Musical Assistente Digital Usabilidade Análise de Som Digital Divide Music Education Digital Assistant Usability Sound Analysis |
topic |
Divide Ensino Musical Assistente Digital Usabilidade Análise de Som Digital Divide Music Education Digital Assistant Usability Sound Analysis |
description |
Apesar da evolução tecnológica se encontrar aliada a vantagens imensuráveis e a constantes reformas da realidade atual, seja pelo desenvolvimento de soluções inovadoras, como pelo aparecimento de inúmeros dispositivos e aplicações, esta nem sempre é aplicada a toda a população. A exclusão digital e social das minorias ainda se faz sentir e, como tal, o conceito de digital divide ainda é uma realidade. Na área da aprendizagem musical, a dificuldade existente em indivíduos pertencentes a algumas minorias, mais especificamente, indivíduos invisuais é acrescida. Assim, parte-se desta premissa para a realização de um assistente digital que agilize e auxilie o processo de aprendizagem musical por parte de indivíduos invisuais. Está presente neste documento uma introdução ao projeto, contextualizando-o, identificando o problema existente e os objetivos que a atual solução pretende endereçar. É feita uma contextualização relativamente a soluções de auxílio musical previamente existentes, dividindo-se entre as soluções que auxiliam a abordagem de ensino tradicional e as soluções intuitivas que utilizam a tecnologia visando descobrir novas formas de auxiliar o processo de aprendizagem. De seguida, introduz-se o conceito de assistentes digitais e explicitam-se os módulos necessários ao seu funcionamento, assim como algumas tecnologias que auxiliam o desenvolvimento de cada um. Posteriormente, é elaborada a análise de valor que determina a validade e a necessidade da existência deste projeto. Posto isto, é analisada e modelada uma solução que integra o conceito de assistentes digitais com algoritmos de análise de som, sendo posteriormente descrita a sua implementação. Por último, de modo a avaliar o potencial funcional, a satisfação e o grau de usabilidade do projeto, apresentam-se métodos de avaliação baseados em testes de software, testes de hipóteses e inquéritos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-02T13:01:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17227 TID:202550915 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17227 |
identifier_str_mv |
TID:202550915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131459641933824 |