Fatores que determinam a adesão ao atletismo: um estudo comparativo entre Brasil, Portugal e Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Jallyson Jader
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Alan, Melo, Juliana Mendes, Gonçalves, Celina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/27945
Resumo: A adesão ao desporto pode decorrer por várias razões. Neste sentido, parece fundamental que a prática desportiva esteja de acordo com as necessidades e desejos dos praticantes, para que a oferta da modalidade corresponda às suas expectativas. A compreensão do consumidor em conjunto com a análise do serviço, prática de atletismo, com foco no público-alvo, pode ajudar a identificar determinantes que promovam maior adesão de praticantes. Objetivos: analisar os fatores que determinam a escolha do atletismo, entre os responsáveis educacionais, de crianças com idade entre 5 e 10 anos no Brasil, em Espanha e em Portugal. Especificamente, comparar as respostas dos responsáveis educacionais de cada país e, identificar quais os determinantes que mais contribuem para a adesão à prática do atletismo. Método: num estudo quali-quantitativo, foram utilizadas duas amostras: a primeira, clubes do Brasil, da Espanha e de Portugal, nos quais foram utilizadas técnicas de pesquisa de campo em observações das aulas e da estrutura de funcionamento; e, a segunda, composta por 52 responsáveis educacionais das crianças que responderam a um questionário. Para o tratamento e análise dos dados foi realizada análise dos conteúdos registados nas observações, além de técnicas da estatística descritiva, por meio do software SPSS (versão 25), para análise dos dados dos questionários. Resultados: foram encontradas diferenças significativas entre os fatores que determinam a adesão ao atletismo entre Brasil, em Portugal e na Espanha. Os determinantes mais importantes para a adesão ao atletismo são os aspectos relacionados com a aceitação da família sobre a prática esportiva da criança, enquanto, os fatores que menos interferem na adesão são os que estão relacionados com a formação do atleta, isto é, aqueles relacionados ao potencial para se tornarem atletas. Conclusões: Os resultados apontam que a principal orientação nos clubes observados é a formação de atletas, com foco no desempenho das crianças. Entretanto, os objetivos dos responsáveis educacionais estão maioritariamente conectados com a dimensão “Fatores Pessoais”. Estes achados indicam discordância entre a oferta da prática do atletismo pelos clubes e os objetivos dos responsáveis educacionais para que as crianças pratiquem atletismo, o que pode acarretar baixa adesão à modalidade. Estes resultados colaboram ainda com a identificação de determinantes para modelos de negócios desportivos que envolvem a prática de atletismo, com o objetivo de aumentar a adesão desta modalidade, além de demonstrar a importância da constante adequação dos clubes às exigências do mercado.
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spelling Fatores que determinam a adesão ao atletismo: um estudo comparativo entre Brasil, Portugal e EspanhaAthletics adherence determinants: a comparative study between Brazil, Portugal and SpainFactores que determinan la adhesión al atletismo: un estudio comparativo entre Brasil, Portugal y EspañaGestão do desportoPercepção dos responsáveis educacionaisResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS::SportsA adesão ao desporto pode decorrer por várias razões. Neste sentido, parece fundamental que a prática desportiva esteja de acordo com as necessidades e desejos dos praticantes, para que a oferta da modalidade corresponda às suas expectativas. A compreensão do consumidor em conjunto com a análise do serviço, prática de atletismo, com foco no público-alvo, pode ajudar a identificar determinantes que promovam maior adesão de praticantes. Objetivos: analisar os fatores que determinam a escolha do atletismo, entre os responsáveis educacionais, de crianças com idade entre 5 e 10 anos no Brasil, em Espanha e em Portugal. Especificamente, comparar as respostas dos responsáveis educacionais de cada país e, identificar quais os determinantes que mais contribuem para a adesão à prática do atletismo. Método: num estudo quali-quantitativo, foram utilizadas duas amostras: a primeira, clubes do Brasil, da Espanha e de Portugal, nos quais foram utilizadas técnicas de pesquisa de campo em observações das aulas e da estrutura de funcionamento; e, a segunda, composta por 52 responsáveis educacionais das crianças que responderam a um questionário. Para o tratamento e análise dos dados foi realizada análise dos conteúdos registados nas observações, além de técnicas da estatística descritiva, por meio do software SPSS (versão 25), para análise dos dados dos questionários. Resultados: foram encontradas diferenças significativas entre os fatores que determinam a adesão ao atletismo entre Brasil, em Portugal e na Espanha. Os determinantes mais importantes para a adesão ao atletismo são os aspectos relacionados com a aceitação da família sobre a prática esportiva da criança, enquanto, os fatores que menos interferem na adesão são os que estão relacionados com a formação do atleta, isto é, aqueles relacionados ao potencial para se tornarem atletas. Conclusões: Os resultados apontam que a principal orientação nos clubes observados é a formação de atletas, com foco no desempenho das crianças. Entretanto, os objetivos dos responsáveis educacionais estão maioritariamente conectados com a dimensão “Fatores Pessoais”. Estes achados indicam discordância entre a oferta da prática do atletismo pelos clubes e os objetivos dos responsáveis educacionais para que as crianças pratiquem atletismo, o que pode acarretar baixa adesão à modalidade. Estes resultados colaboram ainda com a identificação de determinantes para modelos de negócios desportivos que envolvem a prática de atletismo, com o objetivo de aumentar a adesão desta modalidade, além de demonstrar a importância da constante adequação dos clubes às exigências do mercado.Sports adherence can occur due to several reasons. In this sense, it seems fundamental that sports practice be in accordance with the needs and desires by practitioners, so that the modality offer corresponds to their expectations. The consumer understanding together the service analysis and athletics practice with a focus on the target audience can help to identify promote determinants and greater practitioners adherence. Objectives: analyzing the determinants factors for athletics choice among the education responsible for children between 5 and 10 years old in Brazil, Spain and Portugal. Comparing the answered by the education responsible for each country, and identifing the determinants that contribute to athletics adherence. Methods: it is a qualitative-quantitative study with two different samples: the first one, composed by athletics clubs in Brazil, Spain and Portugal, being used field research techniques in classes observation, clubs functioning and structure observations; the second one, composed by fifity-two education responsible, who answered a questionnaire. Data analysis was performed through content and observations analysis, in addition to descriptive statistics, performed through the SPSS software (version 25.0 for windows) to analyze quantitative data from the questionnaires. Results: were found significant differences between determinants factors to athletics adherence in Brazil, Portugal and Spain. The most important determinants athletics adherence are related with family's acceptance of the child's sports practice, while the determinants factors that least interfere with athletics adherence are related to athlete's training, that is, related to become athletes potentiality. Conclusions: our results indicate that the main orientation in clubs observed is the athletes training, with a focus on children's performance. However, the goals by education responsible are mostly connected with “Personal Factors” dimension. These findings indicate a discrepancy between the athletics training offer by clubs and the purpose for athletics practice by education responsible, which can lead to low athletics practice adherence. These results also collaborate with the identification sports business models determinants that involve the athletics practice, with the aims to increasing modality adhesion, in addition to demonstrating a importance in constant clubs adaptation to market demands. Keywords: Sport management, sport participation, practice reasons, education responsible perceptionUniversidade de PernambucoBiblioteca Digital do IPBAraujo, Jallyson JaderFerreira, AlanMelo, Juliana MendesGonçalves, Celina2023-03-22T15:26:02Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/27945porAraujo, Jallyson Jader; Ferreira, Alan; Melo, Juliana Mendes; Gonçalves, Celina (2022). Fatores que determinam a adesão ao atletismo: um estudo comparativo entre Brasil, Portugal e Espanha. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva. ISSN 2237-3373. 12, p. 1-182237-337310.51995/2237-3373.v12i 2e110038info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:01:24Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:01.859365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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