Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Inês Sofia Miguel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14776
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_97e14e750b8fa443ad39ec6081f941ef
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedorCatálogoComportamento do ConsumidorIntenção de CompraMotivaçãoRisco PercebidoVenda DiretaBrochuresConsumer BehaviourDirect SalesPurchase IntentionMotivationPerceived RiskMestrado em MarketingAo longo das últimas décadas têm-se assistido a grandes mudanças no estilo de vida dos consumidores afetando, consequentemente, os seus padrões de consumo. A falta de tempo e a comodidade de comprar em casa pode justificar o grande crescimento da venda direta por catálogo com vendedor. O presente estudo tem como principal objetivo identificar as principais vantagens e desvantagens percecionadas pelos consumidores e analisar o impacto do perfil sociodemográfico (e.q. idade, sexo, rendimento) na intenção de compra através deste tipo de canal. Foi adotada uma abordagem quantitativa, tendo os dados sido obtidos através de questionário online. Os resultados revelam que poucos respondentes nunca fizeram compras através de venda direta, revelando uma aceitação da venda direta por parte dos compradores. A vantagem percebida de poder comprar em casa destacou-se, tanto para compradores como para não compradores, enquanto a insistência da força de vendas constitui a principal desvantagem na perspetiva dos mesmos. Conclui-se também que alguns fatores sociodemográficos influenciam positivamente a intenção de compra futura. Foram também apresentadas propostas de investigação futura de modo a continuar a análise do tema em constante crescimento.Over the past few decades there have been major changes in consumers' lifestyle, thus affecting consumer patterns. The lack of time and the convenience of buying at home can justify the great growth of direct sales by catalog with seller. The main objective of this study is to identify the main advantages and disadvantages perceived by consumers and to analyze the impact of the socio-demographic profile (e.q. age, sex, income) on the intention to buy through this purchase method. A quantitative approach was adopted, and data were obtained through an online questionnaire. The results reveal that few respondents have never made purchases through direct selling, revealing an acceptance of direct selling by buyers. The perceived advantage of being able to buy at home has stood out, both for buyers and for non-buyers, while the insistence of the sales force is the main disadvantage in their perspective. It is also concluded that some socio-demographic factors positively influence the future purchase intention. Proposals for future research were also presented in order to continue the analysis of the constantly growing theme.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaBrites, RuiRepositório da Universidade de LisboaJorge, Inês Sofia Miguel2018-01-25T14:24:24Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14776porJorge, Inês Sofia Miguel (2017). "Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:34.633157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor
title Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor
spellingShingle Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor
Jorge, Inês Sofia Miguel
Catálogo
Comportamento do Consumidor
Intenção de Compra
Motivação
Risco Percebido
Venda Direta
Brochures
Consumer Behaviour
Direct Sales
Purchase Intention
Motivation
Perceived Risk
title_short Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor
title_full Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor
title_fullStr Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor
title_full_unstemmed Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor
title_sort Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor
author Jorge, Inês Sofia Miguel
author_facet Jorge, Inês Sofia Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Brites, Rui
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Inês Sofia Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Catálogo
Comportamento do Consumidor
Intenção de Compra
Motivação
Risco Percebido
Venda Direta
Brochures
Consumer Behaviour
Direct Sales
Purchase Intention
Motivation
Perceived Risk
topic Catálogo
Comportamento do Consumidor
Intenção de Compra
Motivação
Risco Percebido
Venda Direta
Brochures
Consumer Behaviour
Direct Sales
Purchase Intention
Motivation
Perceived Risk
description Mestrado em Marketing
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-01-25T14:24:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14776
url http://hdl.handle.net/10400.5/14776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jorge, Inês Sofia Miguel (2017). "Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131093781184512