Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14776 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedorCatálogoComportamento do ConsumidorIntenção de CompraMotivaçãoRisco PercebidoVenda DiretaBrochuresConsumer BehaviourDirect SalesPurchase IntentionMotivationPerceived RiskMestrado em MarketingAo longo das últimas décadas têm-se assistido a grandes mudanças no estilo de vida dos consumidores afetando, consequentemente, os seus padrões de consumo. A falta de tempo e a comodidade de comprar em casa pode justificar o grande crescimento da venda direta por catálogo com vendedor. O presente estudo tem como principal objetivo identificar as principais vantagens e desvantagens percecionadas pelos consumidores e analisar o impacto do perfil sociodemográfico (e.q. idade, sexo, rendimento) na intenção de compra através deste tipo de canal. Foi adotada uma abordagem quantitativa, tendo os dados sido obtidos através de questionário online. Os resultados revelam que poucos respondentes nunca fizeram compras através de venda direta, revelando uma aceitação da venda direta por parte dos compradores. A vantagem percebida de poder comprar em casa destacou-se, tanto para compradores como para não compradores, enquanto a insistência da força de vendas constitui a principal desvantagem na perspetiva dos mesmos. Conclui-se também que alguns fatores sociodemográficos influenciam positivamente a intenção de compra futura. Foram também apresentadas propostas de investigação futura de modo a continuar a análise do tema em constante crescimento.Over the past few decades there have been major changes in consumers' lifestyle, thus affecting consumer patterns. The lack of time and the convenience of buying at home can justify the great growth of direct sales by catalog with seller. The main objective of this study is to identify the main advantages and disadvantages perceived by consumers and to analyze the impact of the socio-demographic profile (e.q. age, sex, income) on the intention to buy through this purchase method. A quantitative approach was adopted, and data were obtained through an online questionnaire. The results reveal that few respondents have never made purchases through direct selling, revealing an acceptance of direct selling by buyers. The perceived advantage of being able to buy at home has stood out, both for buyers and for non-buyers, while the insistence of the sales force is the main disadvantage in their perspective. It is also concluded that some socio-demographic factors positively influence the future purchase intention. Proposals for future research were also presented in order to continue the analysis of the constantly growing theme.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaBrites, RuiRepositório da Universidade de LisboaJorge, Inês Sofia Miguel2018-01-25T14:24:24Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14776porJorge, Inês Sofia Miguel (2017). "Barreiras e fatores motivacionais na compra de cosméticos por catálogo com vendedor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:34.633157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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