EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45365 |
Resumo: | Tem vindo a crescer o interesse pela promoção de competências matemáticas na educação pré-escolar, como estratégia de promoção atempada do sucesso escolar, designadamente através da implementação de sistemas multinível de suporte. Neste estudo pretende-se analisar o efeito de uma intervenção universal de promoção de competências matemáticas. Participaram no estudo 134 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos. Após o despiste universal, foi implementada pelos educadores uma intervenção diferenciada em função do desempenho das crianças, ocorrendo a reavaliação no final do ano letivo. Os educadores receberam formação durante todo o processo. Os resultados evidenciam ganhos em todas as competências matemáticas avaliadas, recorrendo-se a testes de diferenças de médias e à análise da magnitude dos efeitos. |
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EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARcompetências matemáticas; educação pré-escolar; intervenção universal; despiste universal; educação inclusiva.Tem vindo a crescer o interesse pela promoção de competências matemáticas na educação pré-escolar, como estratégia de promoção atempada do sucesso escolar, designadamente através da implementação de sistemas multinível de suporte. Neste estudo pretende-se analisar o efeito de uma intervenção universal de promoção de competências matemáticas. Participaram no estudo 134 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos. Após o despiste universal, foi implementada pelos educadores uma intervenção diferenciada em função do desempenho das crianças, ocorrendo a reavaliação no final do ano letivo. Os educadores receberam formação durante todo o processo. Os resultados evidenciam ganhos em todas as competências matemáticas avaliadas, recorrendo-se a testes de diferenças de médias e à análise da magnitude dos efeitos.ISPGAYARepositório ComumCruz, JoanaBóia, Ana CarolinaTeixeira, BeatrizFerreira, CláudiaFaria-Magalães, FabianaCardoso, JéssicaVara, Joana2023-07-04T09:36:05Z2023-05-312023-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45365porCruz, J., Bóia, A. C., Teixeira, B., Ferreira, B., Cardoso, J., & Vara, J. (2023)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:42.146840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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