A liderança no grupo artístico Dançando com a Diferença: um contributo para a inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Oriana Joselene Dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1792
Resumo: A dissertação apresenta uma investigação sobre o papel do líder num grupo de dança, constituído por indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O campo de investigação foi a Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença. A questão principal que norteou o estudo foi “Qual o papel e a influência do líder no grupo Dançando com a Diferença para a inclusão social dos indivíduos com NEE?”, em que o objetivo foi compreender e analisar o desempenho do líder, de modo a determinar o impacto da liderança para efetivar a inclusão social. A liderança é um fenómeno atual que orienta e motiva indivíduos para trabalhar em prol dos mesmos objetivos. As NEE são um conceito determinado por fatores de ordem inteletual, social, emocional, motor e cognitivo que influenciam o desenvolvimento das capacidades dos indivíduos. A inclusão social é caraterizada por um movimento que pretende incluir todos os indivíduos com os mesmos direitos e deveres. Este estudo foi realizado mediante uma abordagem de estudo de caso, porque permitiu explicar e registar os factos que acontecem no contexto real, seguindo o paradigma predominante qualitativo. Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário (Questionário Multifactorial da Liderança e o Questionário de Avaliação de Liderança) e a observação não participante. Os resultados da investigação indicam que o líder adota uma liderança transformacional, contudo apresenta traços da liderança transacional, democrática, participativa e situacional. O ambiente de trabalho é positivo e marcado pela motivação, pela humildade, pela união e cooperação. O empenho do líder desencadeia comportamentos e atitudes inclusivas.
id RCAP_9821fb2fc6bf7e659a78baf7531401b0
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A liderança no grupo artístico Dançando com a Diferença: um contributo para a inclusão socialLiderançaNecessidades educativas especiaisInclusão socialLeadershipSpecial needs educationSocial inclusionCiências da Educação - Administração Educacional.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA dissertação apresenta uma investigação sobre o papel do líder num grupo de dança, constituído por indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O campo de investigação foi a Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença. A questão principal que norteou o estudo foi “Qual o papel e a influência do líder no grupo Dançando com a Diferença para a inclusão social dos indivíduos com NEE?”, em que o objetivo foi compreender e analisar o desempenho do líder, de modo a determinar o impacto da liderança para efetivar a inclusão social. A liderança é um fenómeno atual que orienta e motiva indivíduos para trabalhar em prol dos mesmos objetivos. As NEE são um conceito determinado por fatores de ordem inteletual, social, emocional, motor e cognitivo que influenciam o desenvolvimento das capacidades dos indivíduos. A inclusão social é caraterizada por um movimento que pretende incluir todos os indivíduos com os mesmos direitos e deveres. Este estudo foi realizado mediante uma abordagem de estudo de caso, porque permitiu explicar e registar os factos que acontecem no contexto real, seguindo o paradigma predominante qualitativo. Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário (Questionário Multifactorial da Liderança e o Questionário de Avaliação de Liderança) e a observação não participante. Os resultados da investigação indicam que o líder adota uma liderança transformacional, contudo apresenta traços da liderança transacional, democrática, participativa e situacional. O ambiente de trabalho é positivo e marcado pela motivação, pela humildade, pela união e cooperação. O empenho do líder desencadeia comportamentos e atitudes inclusivas.The dissertation presents an investigation of the role leader of a dance group, composed of individuals with special educational needs (SEN). The field of investigation was the Inclusive Art friends Association – Dancing With a Difference. The main question that guided the study was "What is the role and influence of the leader in the group Dancing with the Difference for the social inclusion of individuals with SEN?", the objective was to understand and analyze the leader's performance in order to determine the impact of leadership to realize the social inclusion. Leadership is a current phenomenon that guides and motivates individuals to work towards the same goals. SEN are a concept determined by factors of intellectual, social, emotional, motor and cognitive order that influence the development of individuals' abilities. Social inclusion is considered by a movement that pretend to include all individuals with the same rights and duties. This study was supported through a case study method, because it allowed to explain and record the facts that happen in the real context, following the predominant qualitative paradigm. The data collection instruments were the semi-structured interview, the survey by questionnaire (Multifactorial Questionnaire for Leadership and the Leadership Evaluation Questionnaire) and the non-participant observation. The research results indicate that the leader adopts transformational leadership, however presents transactional, democratic, participatory, and situational traits of leadership. The work environment is positive and marked by motivation, humility, unity and cooperation. The leader's commitment triggers some inclusive behaviors and attitudes.Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasDigitUMaSantos, Oriana Joselene Dos2018-01-25T15:49:50Z2017-09-29T00:00:00Z2017-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1792201784904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:32Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:33.595644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A liderança no grupo artístico Dançando com a Diferença: um contributo para a inclusão social
title A liderança no grupo artístico Dançando com a Diferença: um contributo para a inclusão social
spellingShingle A liderança no grupo artístico Dançando com a Diferença: um contributo para a inclusão social
Santos, Oriana Joselene Dos
Liderança
Necessidades educativas especiais
Inclusão social
Leadership
Special needs education
Social inclusion
Ciências da Educação - Administração Educacional
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A liderança no grupo artístico Dançando com a Diferença: um contributo para a inclusão social
title_full A liderança no grupo artístico Dançando com a Diferença: um contributo para a inclusão social
title_fullStr A liderança no grupo artístico Dançando com a Diferença: um contributo para a inclusão social
title_full_unstemmed A liderança no grupo artístico Dançando com a Diferença: um contributo para a inclusão social
title_sort A liderança no grupo artístico Dançando com a Diferença: um contributo para a inclusão social
author Santos, Oriana Joselene Dos
author_facet Santos, Oriana Joselene Dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Oriana Joselene Dos
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Necessidades educativas especiais
Inclusão social
Leadership
Special needs education
Social inclusion
Ciências da Educação - Administração Educacional
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Liderança
Necessidades educativas especiais
Inclusão social
Leadership
Special needs education
Social inclusion
Ciências da Educação - Administração Educacional
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A dissertação apresenta uma investigação sobre o papel do líder num grupo de dança, constituído por indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O campo de investigação foi a Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença. A questão principal que norteou o estudo foi “Qual o papel e a influência do líder no grupo Dançando com a Diferença para a inclusão social dos indivíduos com NEE?”, em que o objetivo foi compreender e analisar o desempenho do líder, de modo a determinar o impacto da liderança para efetivar a inclusão social. A liderança é um fenómeno atual que orienta e motiva indivíduos para trabalhar em prol dos mesmos objetivos. As NEE são um conceito determinado por fatores de ordem inteletual, social, emocional, motor e cognitivo que influenciam o desenvolvimento das capacidades dos indivíduos. A inclusão social é caraterizada por um movimento que pretende incluir todos os indivíduos com os mesmos direitos e deveres. Este estudo foi realizado mediante uma abordagem de estudo de caso, porque permitiu explicar e registar os factos que acontecem no contexto real, seguindo o paradigma predominante qualitativo. Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário (Questionário Multifactorial da Liderança e o Questionário de Avaliação de Liderança) e a observação não participante. Os resultados da investigação indicam que o líder adota uma liderança transformacional, contudo apresenta traços da liderança transacional, democrática, participativa e situacional. O ambiente de trabalho é positivo e marcado pela motivação, pela humildade, pela união e cooperação. O empenho do líder desencadeia comportamentos e atitudes inclusivas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29T00:00:00Z
2017-09-29T00:00:00Z
2018-01-25T15:49:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1792
201784904
url http://hdl.handle.net/10400.13/1792
identifier_str_mv 201784904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129915492139008