A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45498 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_984f4b631e509ba35e2379a83c74317d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45498 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeirasA aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeirasAprendizagem cooperativaInteração oralLínguas estrangeirasEnsinoCooperative learningOral interactionForeign languagesTeachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste relatório é o resultado de uma experiência de estágio em ensino de inglês e espanhol numa escola secundária em Portugal. Nele encontramos a fundamentação teórica que suporta a prática de estratégias de aprendizagem cooperativa como base de melhoramento da interação oral na língua meta. Para tal, estabeleceram-se como objetivos da intervenção pedagógica: (1) caraterizar as representações e comportamentos dos alunos incidentes na aprendizagem cooperativa na aula de língua inglesa e espanhola; (2) desenvolver a oralidade na componente de interação oral através de estratégias de aprendizagem cooperativa em contexto escolar; (3) desenvolver a gestão cooperativa como estratégia de estudo para as competências gerais e comunicativas; (4) verificar se o desenvolvimento de competências cooperativas nos alunos se repercute positivamente na aquisição das línguas estrangeiras e, em especial, na sua interação oral; e (5) a avaliação do impacto da intervenção no desenvolvimento das estratégias da aprendizagem cooperativa e da interação oral.Para cumprimento destes objetivos, observaram-se diretamente as aulas «, implementou-se um questionário inicial e final, criaram-se materiais que desenvolvessem a gestão cooperativa e a interação oral, durante toda a intervenção, tendo por base uma metodologia de investigação à ação. Na avaliação global dos resultados, conclui-se que as estratégias de aprendizagem cooperativa e de interação oral tiveram um discreto impacto na opinião dos alunos. No entanto, nas classificações dadas aos alunos, as notas são maioritariamente positivas.This report is the result of a teaching practicum in English and Spanish at a secondary school in Portugal. Here we found the theoretical foundation that supports the practice of cooperative learning strategies as a basis for improvement of oral interaction in the target language. To this end, the following educational intervention goals were established: (1) to characterize the representations and behaviors of students’ incidents in cooperative learning in English and Spanish classrooms; (2) to develop speaking skills in the oral interaction component through cooperative learning strategies in schools; (3) to develop cooperative management study approaches for general and language skills; (4) to check whether the development of cooperative skills in students has a positive effect on the acquisition of foreign languages and, in particular, in its oral interaction, and; (5) to evaluate the impact of intervention in the development of cooperative learning strategies and oral interaction. In the evaluation of the results, we can conclude that cooperative learning strategies have had little impact on the opinions of students. However, the classifications given to the students are mostly good. To meet these objectifs, the classes were directly observed, an initial and final questionnaire was implemented, materials were created to develop cooperative management and oral interaction during the intevation, based on action research methodology. In the evaluation of the results, we can conclude that cooperative learning strategies have had little impact on the opinions of students. However, the classifications given to the students are mostly good.Cea Álvarez, Ana MaríaMoreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoMendes, Pedro Braga Liz da Cruz2016-12-132016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45498por201561107info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:46.940669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras |
title |
A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras |
spellingShingle |
A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz Aprendizagem cooperativa Interação oral Línguas estrangeiras Ensino Cooperative learning Oral interaction Foreign languages Teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras |
title_full |
A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras |
title_fullStr |
A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras |
title_sort |
A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras |
author |
Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz |
author_facet |
Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cea Álvarez, Ana María Moreira, Maria Alfredo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Interação oral Línguas estrangeiras Ensino Cooperative learning Oral interaction Foreign languages Teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa Interação oral Línguas estrangeiras Ensino Cooperative learning Oral interaction Foreign languages Teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13 2016-12-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45498 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201561107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132784417046528 |