A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45498
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_984f4b631e509ba35e2379a83c74317d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45498
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeirasA aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeirasAprendizagem cooperativaInteração oralLínguas estrangeirasEnsinoCooperative learningOral interactionForeign languagesTeachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste relatório é o resultado de uma experiência de estágio em ensino de inglês e espanhol numa escola secundária em Portugal. Nele encontramos a fundamentação teórica que suporta a prática de estratégias de aprendizagem cooperativa como base de melhoramento da interação oral na língua meta. Para tal, estabeleceram-se como objetivos da intervenção pedagógica: (1) caraterizar as representações e comportamentos dos alunos incidentes na aprendizagem cooperativa na aula de língua inglesa e espanhola; (2) desenvolver a oralidade na componente de interação oral através de estratégias de aprendizagem cooperativa em contexto escolar; (3) desenvolver a gestão cooperativa como estratégia de estudo para as competências gerais e comunicativas; (4) verificar se o desenvolvimento de competências cooperativas nos alunos se repercute positivamente na aquisição das línguas estrangeiras e, em especial, na sua interação oral; e (5) a avaliação do impacto da intervenção no desenvolvimento das estratégias da aprendizagem cooperativa e da interação oral.Para cumprimento destes objetivos, observaram-se diretamente as aulas «, implementou-se um questionário inicial e final, criaram-se materiais que desenvolvessem a gestão cooperativa e a interação oral, durante toda a intervenção, tendo por base uma metodologia de investigação à ação. Na avaliação global dos resultados, conclui-se que as estratégias de aprendizagem cooperativa e de interação oral tiveram um discreto impacto na opinião dos alunos. No entanto, nas classificações dadas aos alunos, as notas são maioritariamente positivas.This report is the result of a teaching practicum in English and Spanish at a secondary school in Portugal. Here we found the theoretical foundation that supports the practice of cooperative learning strategies as a basis for improvement of oral interaction in the target language. To this end, the following educational intervention goals were established: (1) to characterize the representations and behaviors of students’ incidents in cooperative learning in English and Spanish classrooms; (2) to develop speaking skills in the oral interaction component through cooperative learning strategies in schools; (3) to develop cooperative management study approaches for general and language skills; (4) to check whether the development of cooperative skills in students has a positive effect on the acquisition of foreign languages and, in particular, in its oral interaction, and; (5) to evaluate the impact of intervention in the development of cooperative learning strategies and oral interaction. In the evaluation of the results, we can conclude that cooperative learning strategies have had little impact on the opinions of students. However, the classifications given to the students are mostly good. To meet these objectifs, the classes were directly observed, an initial and final questionnaire was implemented, materials were created to develop cooperative management and oral interaction during the intevation, based on action research methodology. In the evaluation of the results, we can conclude that cooperative learning strategies have had little impact on the opinions of students. However, the classifications given to the students are mostly good.Cea Álvarez, Ana MaríaMoreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoMendes, Pedro Braga Liz da Cruz2016-12-132016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45498por201561107info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:46.940669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
title A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
spellingShingle A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz
Aprendizagem cooperativa
Interação oral
Línguas estrangeiras
Ensino
Cooperative learning
Oral interaction
Foreign languages
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
title_full A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
title_fullStr A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
title_full_unstemmed A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
title_sort A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
author Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz
author_facet Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cea Álvarez, Ana María
Moreira, Maria Alfredo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Interação oral
Línguas estrangeiras
Ensino
Cooperative learning
Oral interaction
Foreign languages
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Interação oral
Línguas estrangeiras
Ensino
Cooperative learning
Oral interaction
Foreign languages
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
2016-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45498
url http://hdl.handle.net/1822/45498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201561107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132784417046528