Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24746 |
Resumo: | Neste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino, e como tema que necessita ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos, sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, a tarefas previamente selecionadas e ao incentivo de discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de elementos estruturantes que possam sustentar uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e as aprendizagens de seus alunos. |
id |
RCAP_98ac845c66c41eaa4455976d3fbcb4f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24746 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas LetivasComunicação MatemáticaPráticas LetivasFormação Inicial de ProfessoresFormação Continuada de ProfessoresNeste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino, e como tema que necessita ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos, sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, a tarefas previamente selecionadas e ao incentivo de discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de elementos estruturantes que possam sustentar uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e as aprendizagens de seus alunos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-02-18T16:21:37Z2019-02-182018-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24746http://hdl.handle.net/10174/24746por5. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas. Comunicação. F. Soares & B. Dassie (Orgs), Anais do VII EEMAT (s/p). Niteroi: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (ISBN: 978-85-60253-06-7). Retirado de https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/view978-85-60253-06-7https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/viewDPEaraujoangel@bol.com.bramab@uevora.ptANAIS DO VII EEMAT229Araujo, AngélicaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:21.278946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
title |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
spellingShingle |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas Araujo, Angélica Comunicação Matemática Práticas Letivas Formação Inicial de Professores Formação Continuada de Professores |
title_short |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
title_full |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
title_fullStr |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
title_full_unstemmed |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
title_sort |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
author |
Araujo, Angélica |
author_facet |
Araujo, Angélica Borralho, António |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Angélica Borralho, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Matemática Práticas Letivas Formação Inicial de Professores Formação Continuada de Professores |
topic |
Comunicação Matemática Práticas Letivas Formação Inicial de Professores Formação Continuada de Professores |
description |
Neste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino, e como tema que necessita ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos, sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, a tarefas previamente selecionadas e ao incentivo de discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de elementos estruturantes que possam sustentar uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e as aprendizagens de seus alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01T00:00:00Z 2019-02-18T16:21:37Z 2019-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24746 http://hdl.handle.net/10174/24746 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
5. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas. Comunicação. F. Soares & B. Dassie (Orgs), Anais do VII EEMAT (s/p). Niteroi: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (ISBN: 978-85-60253-06-7). Retirado de https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/view 978-85-60253-06-7 https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/view DPE araujoangel@bol.com.br amab@uevora.pt ANAIS DO VII EEMAT 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136635009368064 |