Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Angélica
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borralho, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24746
Resumo: Neste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino, e como tema que necessita ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos, sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, a tarefas previamente selecionadas e ao incentivo de discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de elementos estruturantes que possam sustentar uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e as aprendizagens de seus alunos.
id RCAP_98ac845c66c41eaa4455976d3fbcb4f2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas LetivasComunicação MatemáticaPráticas LetivasFormação Inicial de ProfessoresFormação Continuada de ProfessoresNeste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino, e como tema que necessita ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos, sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, a tarefas previamente selecionadas e ao incentivo de discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de elementos estruturantes que possam sustentar uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e as aprendizagens de seus alunos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-02-18T16:21:37Z2019-02-182018-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24746http://hdl.handle.net/10174/24746por5. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas. Comunicação. F. Soares & B. Dassie (Orgs), Anais do VII EEMAT (s/p). Niteroi: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (ISBN: 978-85-60253-06-7). Retirado de https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/view978-85-60253-06-7https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/viewDPEaraujoangel@bol.com.bramab@uevora.ptANAIS DO VII EEMAT229Araujo, AngélicaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:21.278946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
title Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
spellingShingle Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
Araujo, Angélica
Comunicação Matemática
Práticas Letivas
Formação Inicial de Professores
Formação Continuada de Professores
title_short Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
title_full Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
title_fullStr Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
title_full_unstemmed Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
title_sort Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
author Araujo, Angélica
author_facet Araujo, Angélica
Borralho, António
author_role author
author2 Borralho, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Angélica
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Matemática
Práticas Letivas
Formação Inicial de Professores
Formação Continuada de Professores
topic Comunicação Matemática
Práticas Letivas
Formação Inicial de Professores
Formação Continuada de Professores
description Neste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino, e como tema que necessita ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos, sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, a tarefas previamente selecionadas e ao incentivo de discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de elementos estruturantes que possam sustentar uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e as aprendizagens de seus alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01T00:00:00Z
2019-02-18T16:21:37Z
2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24746
http://hdl.handle.net/10174/24746
url http://hdl.handle.net/10174/24746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 5. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas. Comunicação. F. Soares & B. Dassie (Orgs), Anais do VII EEMAT (s/p). Niteroi: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (ISBN: 978-85-60253-06-7). Retirado de https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/view
978-85-60253-06-7
https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/view
DPE
araujoangel@bol.com.br
amab@uevora.pt
ANAIS DO VII EEMAT
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136635009368064