Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9256 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança |
id |
RCAP_98b46a04944b3586bb78407bba1bc2d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9256 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva MarquesEspacioDanza contemporáneaFormación en danzaEspaçoDança contemporâneaFormação em dançaSpaceContemporary danceFormation in danceRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaEl presente trabajo pretende ser un relato fiel de las prácticas pedagógicas realizadas en el marco del Mestrado em Ensino de Dança en su 6ta. Edición, ofrecido por la Escola Superior de Dança del Instituto Politécnico de Lisboa. Estas prácticas pedagógicas fueron realizadas en el Conservatório Regional Silva Marques con estudiantes del 3er. Año del Curso Básico de Danza, dentro de la disciplina de danza contemporánea en el transcurso del año académico 2017-2018. La presente intervención pedagógica se realizó con el interés de; proponer estrategias metodológicas que permitieran a partir de una amplia y consciente utilización del espacio, el desarrollo de competencias motoras específicas de la danza como lo son la coordinación, el equilibrio, giros, saltos y desplazamientos. Se procuró durante esta intervención a través de la metodología investigación-acción aplicada a la educación; observar, planificar, accionar, reflexionar y reformular la posibilidad de un uso dinámico y extensivo del espacio desde de los primeros niveles de formación en danza contemporánea, entendiendo que esa comprensión del espacio como una estructura que se mueve con nosotros, trae beneficios tanto físicos como cognitivos para el bailarín en formación. La selección de los instrumentos de recolección de datos; tablas de observación, diario del investigador, análisis de documentos, memorándum analítico e registro de video, priorizaron la visualización de los elementos espaciales seleccionados para desarrollar niveles, direcciones, dimensión y trayectorias. Posteriormente, el análisis reflexivo de los resultados, basado en las informaciones recogidas durante la aplicación del plan de acción, permitió concluir que estrategias debidamente planificadas en relación a un abordaje amplio del espacio, son absolutamente necesarias desde los primeros niveles de formación y estas se traducen en una mejoría de las capacidades espaciales de los estudiantes.RESUMO - O presente trabalho pretende ser um relato fiel do estágio realizado no contexto do Mestrado em Ensino de Dança na sua 6ta. Edição, oferecido pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Este estágio foi realizado no Conservatório Regional Silva Marques com estudantes do 3º Ano do Curso Básico de Dança, dentro da disciplina de dança contemporânea no transcurso do ano letivo 2017-2018. A presente intervenção pedagógica foi realizada como o interesse de; propor estratégias metodológicas a partir de uma ampla e consciente utilização do espaço que permitissem o desenvolvimento de competências motoras específicas da dança como a coordenação, o equilíbrio, as voltas, os saltos e as deslocações. Procurou-se, durante esta intervenção, através da metodologia da investigação ação em Educação; observar, planificar, acionar, refletir e reformular as possibilidades de um uso dinâmico e extenso do espaço desde os primeiros níveis de formação em dança contemporânea, entendendo a compreensão do espaço como uma estrutura que se movimenta conosco e que traz benefícios tanto físicos como cognitivos para o bailarino em formação. A seleção dos instrumentos de recolha de dados; tabelas de observação, diários de bordo, análises de documentos, memorandos analíticos e registos de vídeo, priorizaram a visualização dos elementos espaciais selecionados para desenvolver níveis, direções, dimensão e trajetórias. Posteriormente, a análise reflexiva dos resultados, baseada nas informações recolhidas durante a aplicação do plano de ação, permitiu concluir que estratégias devidamente planificadas em relação a uma abordagem ampla do espaço são absolutamente necessárias desde os primeiros níveis de formação e estas se traduzem em uma melhoria das capacidades espaciais dos estudantes.ABSTRACT - This final internship report aims to be an accurate recounting of the pedagogical practices held in the Mestrado em Ensino de Dança in its sixth edition, offered by the Escola Superior de Dança of the Instituto Politécnico de Lisboa. This pedagogical practices took place in the Conservatório Regional Silva Marques with third year students from the Curso Básico de Danza, within the contemporary dance subject imparted during the 2017-2018 academic year. The present pedagogical intervention was made with the goal of proposing methodological strategies that allowed, coming from a broad and conscious use of the space, the development of motor skills specific to dance, as are balance, spins, jumps and displacement. During this intervention it was secured, through the investigation-action methodology applied to education, to plan, observe, take action, reflect and reformulate the possibility of an extensive an dynamic use of space from the first formation levels in contemporary dance, understanding that this comprehension of space, as an structure that moves with us, spawns physical and cognitive benefits for the dancer trainee. The selection of data collection instruments such as observation tables, document analyses, analytic memoranda, video recordings and the use of an investigator's diary prioritized the visualization of the spatial elements selected to develop levels, directions, dimension and trajectories. Subsequently, the thoughtful analysis of the results, based on the information collected during the application of the action plan, allowed the conclusion that the use of properly planned strategies in relation to a broad approach of space are absolutely necessary from the first formation levels, and translate into an improvement of the student's spatial capabilities.Graça, Cristina Maria Pereira de AlmeidaRCIPLMarquez Suarez, Maribel2019-01-04T11:19:46Z2018-12-102018-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9256TID:202059367spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:51.895460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques |
title |
Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques |
spellingShingle |
Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques Marquez Suarez, Maribel Espacio Danza contemporánea Formación en danza Espaço Dança contemporânea Formação em dança Space Contemporary dance Formation in dance |
title_short |
Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques |
title_full |
Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques |
title_fullStr |
Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques |
title_full_unstemmed |
Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques |
title_sort |
Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques |
author |
Marquez Suarez, Maribel |
author_facet |
Marquez Suarez, Maribel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Cristina Maria Pereira de Almeida RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquez Suarez, Maribel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espacio Danza contemporánea Formación en danza Espaço Dança contemporânea Formação em dança Space Contemporary dance Formation in dance |
topic |
Espacio Danza contemporánea Formación en danza Espaço Dança contemporânea Formação em dança Space Contemporary dance Formation in dance |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10 2018-12-10T00:00:00Z 2019-01-04T11:19:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9256 TID:202059367 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9256 |
identifier_str_mv |
TID:202059367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133441890975744 |