Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquez Suarez, Maribel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9256
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_98b46a04944b3586bb78407bba1bc2d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva MarquesEspacioDanza contemporáneaFormación en danzaEspaçoDança contemporâneaFormação em dançaSpaceContemporary danceFormation in danceRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaEl presente trabajo pretende ser un relato fiel de las prácticas pedagógicas realizadas en el marco del Mestrado em Ensino de Dança en su 6ta. Edición, ofrecido por la Escola Superior de Dança del Instituto Politécnico de Lisboa. Estas prácticas pedagógicas fueron realizadas en el Conservatório Regional Silva Marques con estudiantes del 3er. Año del Curso Básico de Danza, dentro de la disciplina de danza contemporánea en el transcurso del año académico 2017-2018. La presente intervención pedagógica se realizó con el interés de; proponer estrategias metodológicas que permitieran a partir de una amplia y consciente utilización del espacio, el desarrollo de competencias motoras específicas de la danza como lo son la coordinación, el equilibrio, giros, saltos y desplazamientos. Se procuró durante esta intervención a través de la metodología investigación-acción aplicada a la educación; observar, planificar, accionar, reflexionar y reformular la posibilidad de un uso dinámico y extensivo del espacio desde de los primeros niveles de formación en danza contemporánea, entendiendo que esa comprensión del espacio como una estructura que se mueve con nosotros, trae beneficios tanto físicos como cognitivos para el bailarín en formación. La selección de los instrumentos de recolección de datos; tablas de observación, diario del investigador, análisis de documentos, memorándum analítico e registro de video, priorizaron la visualización de los elementos espaciales seleccionados para desarrollar niveles, direcciones, dimensión y trayectorias. Posteriormente, el análisis reflexivo de los resultados, basado en las informaciones recogidas durante la aplicación del plan de acción, permitió concluir que estrategias debidamente planificadas en relación a un abordaje amplio del espacio, son absolutamente necesarias desde los primeros niveles de formación y estas se traducen en una mejoría de las capacidades espaciales de los estudiantes.RESUMO - O presente trabalho pretende ser um relato fiel do estágio realizado no contexto do Mestrado em Ensino de Dança na sua 6ta. Edição, oferecido pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Este estágio foi realizado no Conservatório Regional Silva Marques com estudantes do 3º Ano do Curso Básico de Dança, dentro da disciplina de dança contemporânea no transcurso do ano letivo 2017-2018. A presente intervenção pedagógica foi realizada como o interesse de; propor estratégias metodológicas a partir de uma ampla e consciente utilização do espaço que permitissem o desenvolvimento de competências motoras específicas da dança como a coordenação, o equilíbrio, as voltas, os saltos e as deslocações. Procurou-se, durante esta intervenção, através da metodologia da investigação ação em Educação; observar, planificar, acionar, refletir e reformular as possibilidades de um uso dinâmico e extenso do espaço desde os primeiros níveis de formação em dança contemporânea, entendendo a compreensão do espaço como uma estrutura que se movimenta conosco e que traz benefícios tanto físicos como cognitivos para o bailarino em formação. A seleção dos instrumentos de recolha de dados; tabelas de observação, diários de bordo, análises de documentos, memorandos analíticos e registos de vídeo, priorizaram a visualização dos elementos espaciais selecionados para desenvolver níveis, direções, dimensão e trajetórias. Posteriormente, a análise reflexiva dos resultados, baseada nas informações recolhidas durante a aplicação do plano de ação, permitiu concluir que estratégias devidamente planificadas em relação a uma abordagem ampla do espaço são absolutamente necessárias desde os primeiros níveis de formação e estas se traduzem em uma melhoria das capacidades espaciais dos estudantes.ABSTRACT - This final internship report aims to be an accurate recounting of the pedagogical practices held in the Mestrado em Ensino de Dança in its sixth edition, offered by the Escola Superior de Dança of the Instituto Politécnico de Lisboa. This pedagogical practices took place in the Conservatório Regional Silva Marques with third year students from the Curso Básico de Danza, within the contemporary dance subject imparted during the 2017-2018 academic year. The present pedagogical intervention was made with the goal of proposing methodological strategies that allowed, coming from a broad and conscious use of the space, the development of motor skills specific to dance, as are balance, spins, jumps and displacement. During this intervention it was secured, through the investigation-action methodology applied to education, to plan, observe, take action, reflect and reformulate the possibility of an extensive an dynamic use of space from the first formation levels in contemporary dance, understanding that this comprehension of space, as an structure that moves with us, spawns physical and cognitive benefits for the dancer trainee. The selection of data collection instruments such as observation tables, document analyses, analytic memoranda, video recordings and the use of an investigator's diary prioritized the visualization of the spatial elements selected to develop levels, directions, dimension and trajectories. Subsequently, the thoughtful analysis of the results, based on the information collected during the application of the action plan, allowed the conclusion that the use of properly planned strategies in relation to a broad approach of space are absolutely necessary from the first formation levels, and translate into an improvement of the student's spatial capabilities.Graça, Cristina Maria Pereira de AlmeidaRCIPLMarquez Suarez, Maribel2019-01-04T11:19:46Z2018-12-102018-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9256TID:202059367spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:51.895460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques
title Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques
spellingShingle Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques
Marquez Suarez, Maribel
Espacio
Danza contemporánea
Formación en danza
Espaço
Dança contemporânea
Formação em dança
Space
Contemporary dance
Formation in dance
title_short Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques
title_full Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques
title_fullStr Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques
title_full_unstemmed Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques
title_sort Crear espacio: desarrollo de competencias espaciales en las clases de técnica de danza contemporánea con alumnos del 3er. año del ensino artístico especializado del Conservatório Regional Silva Marques
author Marquez Suarez, Maribel
author_facet Marquez Suarez, Maribel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Cristina Maria Pereira de Almeida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquez Suarez, Maribel
dc.subject.por.fl_str_mv Espacio
Danza contemporánea
Formación en danza
Espaço
Dança contemporânea
Formação em dança
Space
Contemporary dance
Formation in dance
topic Espacio
Danza contemporánea
Formación en danza
Espaço
Dança contemporânea
Formação em dança
Space
Contemporary dance
Formation in dance
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
2018-12-10T00:00:00Z
2019-01-04T11:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9256
TID:202059367
url http://hdl.handle.net/10400.21/9256
identifier_str_mv TID:202059367
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133441890975744