Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32732 |
Resumo: | A aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada contexto de aprendizagem pode contribuir para a melhoria das aprendizagens nos outros contextos. Consideramos que a utilização de recursos educativos abertos (REA) nos vários contextos de aprendizagem constitui um elemento fundamental para apoiar a aprendizagem da matemática. Apresentamos exemplos de repositórios e de sites com recursos educativos digitais e a exploração de um REA no âmbito da matemática, ao nível do ensino básico. |
id |
RCAP_f74681a4caeaf5bcfe5a33209e201e94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32732 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básicoMatemática do ensino básicoContextos de aprendizagemRecursos educativos abertosCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada contexto de aprendizagem pode contribuir para a melhoria das aprendizagens nos outros contextos. Consideramos que a utilização de recursos educativos abertos (REA) nos vários contextos de aprendizagem constitui um elemento fundamental para apoiar a aprendizagem da matemática. Apresentamos exemplos de repositórios e de sites com recursos educativos digitais e a exploração de um REA no âmbito da matemática, ao nível do ensino básico.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoMorais, CarlosMiranda, Luisa20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32732por2182-3952http://catalogo.bnportugal.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1378R4R89P203.79501&profile=bn&uri=link=3100027~!8670060~!3100024~!3100022&aspect=basic_search&menu=search&ri=1&source=~!bnp&term=Jornal+das+primeiras+matem%C3%A1ticas&index=ALTITLEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:36:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:36:38Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico |
title |
Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico |
spellingShingle |
Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico Morais, Carlos Matemática do ensino básico Contextos de aprendizagem Recursos educativos abertos Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico |
title_full |
Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico |
title_fullStr |
Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico |
title_sort |
Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico |
author |
Morais, Carlos |
author_facet |
Morais, Carlos Miranda, Luisa |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Luisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Carlos Miranda, Luisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática do ensino básico Contextos de aprendizagem Recursos educativos abertos Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Matemática do ensino básico Contextos de aprendizagem Recursos educativos abertos Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada contexto de aprendizagem pode contribuir para a melhoria das aprendizagens nos outros contextos. Consideramos que a utilização de recursos educativos abertos (REA) nos vários contextos de aprendizagem constitui um elemento fundamental para apoiar a aprendizagem da matemática. Apresentamos exemplos de repositórios e de sites com recursos educativos digitais e a exploração de um REA no âmbito da matemática, ao nível do ensino básico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32732 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-3952 http://catalogo.bnportugal.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1378R4R89P203.79501&profile=bn&uri=link=3100027~!8670060~!3100024~!3100022&aspect=basic_search&menu=search&ri=1&source=~!bnp&term=Jornal+das+primeiras+matem%C3%A1ticas&index=ALTITLE |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544364428099584 |