Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carlos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Miranda, Luisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32732
Resumo: A aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada contexto de aprendizagem pode contribuir para a melhoria das aprendizagens nos outros contextos. Consideramos que a utilização de recursos educativos abertos (REA) nos vários contextos de aprendizagem constitui um elemento fundamental para apoiar a aprendizagem da matemática. Apresentamos exemplos de repositórios e de sites com recursos educativos digitais e a exploração de um REA no âmbito da matemática, ao nível do ensino básico.
id RCAP_f74681a4caeaf5bcfe5a33209e201e94
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32732
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básicoMatemática do ensino básicoContextos de aprendizagemRecursos educativos abertosCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada contexto de aprendizagem pode contribuir para a melhoria das aprendizagens nos outros contextos. Consideramos que a utilização de recursos educativos abertos (REA) nos vários contextos de aprendizagem constitui um elemento fundamental para apoiar a aprendizagem da matemática. Apresentamos exemplos de repositórios e de sites com recursos educativos digitais e a exploração de um REA no âmbito da matemática, ao nível do ensino básico.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoMorais, CarlosMiranda, Luisa20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32732por2182-3952http://catalogo.bnportugal.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1378R4R89P203.79501&profile=bn&uri=link=3100027~!8670060~!3100024~!3100022&aspect=basic_search&menu=search&ri=1&source=~!bnp&term=Jornal+das+primeiras+matem%C3%A1ticas&index=ALTITLEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:36:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:36:38Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
title Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
spellingShingle Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
Morais, Carlos
Matemática do ensino básico
Contextos de aprendizagem
Recursos educativos abertos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
title_full Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
title_fullStr Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
title_full_unstemmed Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
title_sort Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
author Morais, Carlos
author_facet Morais, Carlos
Miranda, Luisa
author_role author
author2 Miranda, Luisa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Carlos
Miranda, Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática do ensino básico
Contextos de aprendizagem
Recursos educativos abertos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Matemática do ensino básico
Contextos de aprendizagem
Recursos educativos abertos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada contexto de aprendizagem pode contribuir para a melhoria das aprendizagens nos outros contextos. Consideramos que a utilização de recursos educativos abertos (REA) nos vários contextos de aprendizagem constitui um elemento fundamental para apoiar a aprendizagem da matemática. Apresentamos exemplos de repositórios e de sites com recursos educativos digitais e a exploração de um REA no âmbito da matemática, ao nível do ensino básico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32732
url http://hdl.handle.net/1822/32732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-3952
http://catalogo.bnportugal.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1378R4R89P203.79501&profile=bn&uri=link=3100027~!8670060~!3100024~!3100022&aspect=basic_search&menu=search&ri=1&source=~!bnp&term=Jornal+das+primeiras+matem%C3%A1ticas&index=ALTITLE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544364428099584