Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficaz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3005 |
Resumo: | Este relatório é produto de um projeto de investigação que tem como foco a triangulação de vários olhares sobre os erros ortográficos no 1.º e 2.º CEB, nomeadamente no ponto de vista dos alunos, das professoras e das investigadoras, assim como realçar a importância da realização de um levantamento e análise dos erros ortográficos dos alunos, para que o professor possa planear uma intervenção mais eficaz. Os principais objetivos deste estudo consistem em compreender os mecanismos subjacentes à escrita, nomeadamente, as condicionantes da dimensão ortográfica, conhecer diferentes perspetivas sobre a importância dos erros ortográficos, assim como promover estratégias capazes de promover a superação dos erros ortográficos, o que permitirá contribuir para o gosto pela produção escrita, salvaguardando a sua correção e eficácia, em termos comunicativos. Ao longo do percurso investigativo, recorremos a vários instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, nomeadamente a duas entrevistas, um focus group e ao levantamento dos erros mais comuns em duas turmas, uma do 2.º ano do 1.º CEB, e outra do 6.º ano do 2.º CEB. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados obtidos através da metodologia adotada, pudemos verificar que os desvios ortográficos por relação assistemática grafema/fonema são os mais frequentes, assim como ficamos a conhecer as perceções das professoras cooperantes e dos alunos acerca dos erros ortográficos. O papel do professor será o de delinear estratégias e atividades que permitam ao aluno melhorar o seu desempenho. Palavras-Chave: 1.ºCEB; 2.ºCEB; Dimensão ortográfica; Erros ortográficos; Estratégias; Papel do professor. |
id |
RCAP_99aeb1ab873b3310b5ff72afc5f5a9c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficazEnsino Básico (1º e 2º ciclos)Erros ortográficosIntervenção educativaEste relatório é produto de um projeto de investigação que tem como foco a triangulação de vários olhares sobre os erros ortográficos no 1.º e 2.º CEB, nomeadamente no ponto de vista dos alunos, das professoras e das investigadoras, assim como realçar a importância da realização de um levantamento e análise dos erros ortográficos dos alunos, para que o professor possa planear uma intervenção mais eficaz. Os principais objetivos deste estudo consistem em compreender os mecanismos subjacentes à escrita, nomeadamente, as condicionantes da dimensão ortográfica, conhecer diferentes perspetivas sobre a importância dos erros ortográficos, assim como promover estratégias capazes de promover a superação dos erros ortográficos, o que permitirá contribuir para o gosto pela produção escrita, salvaguardando a sua correção e eficácia, em termos comunicativos. Ao longo do percurso investigativo, recorremos a vários instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, nomeadamente a duas entrevistas, um focus group e ao levantamento dos erros mais comuns em duas turmas, uma do 2.º ano do 1.º CEB, e outra do 6.º ano do 2.º CEB. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados obtidos através da metodologia adotada, pudemos verificar que os desvios ortográficos por relação assistemática grafema/fonema são os mais frequentes, assim como ficamos a conhecer as perceções das professoras cooperantes e dos alunos acerca dos erros ortográficos. O papel do professor será o de delinear estratégias e atividades que permitam ao aluno melhorar o seu desempenho. Palavras-Chave: 1.ºCEB; 2.ºCEB; Dimensão ortográfica; Erros ortográficos; Estratégias; Papel do professor.2021-07-27T15:01:20Z2021-07-23T00:00:00Z2021-07-232021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3005TID:202747280porRodrigues, Joana Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:23Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:42.372336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficaz |
title |
Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficaz |
spellingShingle |
Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficaz Rodrigues, Joana Santos Ensino Básico (1º e 2º ciclos) Erros ortográficos Intervenção educativa |
title_short |
Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficaz |
title_full |
Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficaz |
title_fullStr |
Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficaz |
title_full_unstemmed |
Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficaz |
title_sort |
Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficaz |
author |
Rodrigues, Joana Santos |
author_facet |
Rodrigues, Joana Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Joana Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico (1º e 2º ciclos) Erros ortográficos Intervenção educativa |
topic |
Ensino Básico (1º e 2º ciclos) Erros ortográficos Intervenção educativa |
description |
Este relatório é produto de um projeto de investigação que tem como foco a triangulação de vários olhares sobre os erros ortográficos no 1.º e 2.º CEB, nomeadamente no ponto de vista dos alunos, das professoras e das investigadoras, assim como realçar a importância da realização de um levantamento e análise dos erros ortográficos dos alunos, para que o professor possa planear uma intervenção mais eficaz. Os principais objetivos deste estudo consistem em compreender os mecanismos subjacentes à escrita, nomeadamente, as condicionantes da dimensão ortográfica, conhecer diferentes perspetivas sobre a importância dos erros ortográficos, assim como promover estratégias capazes de promover a superação dos erros ortográficos, o que permitirá contribuir para o gosto pela produção escrita, salvaguardando a sua correção e eficácia, em termos comunicativos. Ao longo do percurso investigativo, recorremos a vários instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, nomeadamente a duas entrevistas, um focus group e ao levantamento dos erros mais comuns em duas turmas, uma do 2.º ano do 1.º CEB, e outra do 6.º ano do 2.º CEB. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados obtidos através da metodologia adotada, pudemos verificar que os desvios ortográficos por relação assistemática grafema/fonema são os mais frequentes, assim como ficamos a conhecer as perceções das professoras cooperantes e dos alunos acerca dos erros ortográficos. O papel do professor será o de delinear estratégias e atividades que permitam ao aluno melhorar o seu desempenho. Palavras-Chave: 1.ºCEB; 2.ºCEB; Dimensão ortográfica; Erros ortográficos; Estratégias; Papel do professor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27T15:01:20Z 2021-07-23T00:00:00Z 2021-07-23 2021-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3005 TID:202747280 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3005 |
identifier_str_mv |
TID:202747280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131633081647104 |