Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimização verbal em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Diana Raquel Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6475
Resumo: Exame público realizado em 5 julho de 2022, às 9H
id RCAP_991f483136e4b1ff05bcd75a7d02b9ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimização verbal em adolescentesPsicologiaPsicologia clínicaAdolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamentoAdolescentes - Competências socioemocionaisTeste psicológico - Questionário sociodemográficoTeste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)Exame público realizado em 5 julho de 2022, às 9HDissertação de mestrado em Psicologia da EducaçãoA análise das habilidades sociais e das suas dificuldades ao longo da adolescência torna-se fundamental para uma melhor compreensão de determinadas condutas, em particular comportamentos de violência, associados à agressão e vitimação. O presente pretendeu analisar o efeito das competências socioemocionais nos comportamentos de agressão e vitimação verbal. Participaram 289 adolescentes (156 raparigas e 133 rapazes) com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade. Para avaliar o envolvimento em comportamentos de agressão e vitimação verbal foi utilizada a Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE). Para avaliar as competências sociais utilizou-se a versão portuguesa do Social Skills Improvement System – Rating Scales (SSIS-RS). Foram observadas diferenças estatisticamente significativas ao nível das competências socioemocionais em função do género, na medida em que, as raparigas pontuaram mais alto que os rapazes. De igual forma, foram observadas diferenças significativas relativamente à agressão verbal, em que os rapazes pontuaram mais alto do que as raparigas. Concomitantemente, observou-se uma associação negativa entre as competências socioemocionais e o envolvimento em comportamentos de agressão e vitimação verbal. Adicionalmente, as habilidades socioemocionais predisseram unicamente o envolvimento em comportamentos de agressão verbal. Adolescentes com mais dificuldades em habilidades sociais apresentam um maior envolvimento em comportamentos de agressão verbal. Os resultados obtidos apontam para algumas discrepâncias com a literatura existente, pelo que estas diferenças permitem acrescentar informação importante às investigações outrora desenvolvidas, para melhor compreender o envolvimento dos adolescentes nestes comportamentos.The analysis of social skills and their difficulties throughout adolescence is essential for a better understanding of certain behaviors, in particular violent behaviors, associated with aggression and victimization. The present study aimed to analyze the effect of socio-emotional skills on aggression and verbal victimization behaviors. 289 adolescents participated (156 girls and 133 boys) aged between 12 and 19 years old. To assess the involvement in aggression and verbal victimization behaviors, the Interpersonal Behavior Scale in the School Context (ECICE) was used. To assess social skills, the Portuguese version of the Social Skills Improvement System – Rating Scales (SSIS-RS) was used. Statistically significant differences were observed in terms of socio-emotional skills according to gender, as girls scored higher than boys. Likewise, significant differences were observed regarding verbal aggression, in which boys scored higher than girls. Concomitantly, a negative association was observed between socio-emotional skills and involvement in aggression and verbal victimization behaviors. Additionally, socioemotional skills uniquely predicted involvement in verbal aggression behaviors. Adolescents with more difficulties in social skills are more involved in verbal aggression behaviors. The results obtained point to some discrepancies with the existing literature, so these differences allow us to add important information to the investigations previously developed, to better understand the involvement of adolescents in these behaviors.2022-08-10T14:47:10Z2022-08-102022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6475http://hdl.handle.net/11067/6475TID:203040902porCouto, Diana Raquel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:52:15Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:58.370966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimização verbal em adolescentes
title Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimização verbal em adolescentes
spellingShingle Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimização verbal em adolescentes
Couto, Diana Raquel Santos
Psicologia
Psicologia clínica
Adolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamento
Adolescentes - Competências socioemocionais
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
title_short Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimização verbal em adolescentes
title_full Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimização verbal em adolescentes
title_fullStr Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimização verbal em adolescentes
title_full_unstemmed Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimização verbal em adolescentes
title_sort Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimização verbal em adolescentes
author Couto, Diana Raquel Santos
author_facet Couto, Diana Raquel Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Diana Raquel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia clínica
Adolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamento
Adolescentes - Competências socioemocionais
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
topic Psicologia
Psicologia clínica
Adolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamento
Adolescentes - Competências socioemocionais
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
description Exame público realizado em 5 julho de 2022, às 9H
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-10T14:47:10Z
2022-08-10
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/6475
http://hdl.handle.net/11067/6475
TID:203040902
url http://hdl.handle.net/11067/6475
identifier_str_mv TID:203040902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/plain; charset=utf-8
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136769555300352