Fluência de leitura no 1º ciclo básico: um estudo de caso em quatro escolas do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Rosária Maria Jorge dos Santos Rodrigues
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18336
Resumo: O objectivo deste estudo foi descrever como a fluência leitora se desenvolve ao longo do 1º Ciclo e de relacionar esse desenvolvimento com a compreensão leitora. A recolha de dados contemplou a observação de aulas de seis professoras em quatro escolas, a aplicação de testes a 103 crianças e entrevistas às docentes. A análise dos dados centrou-se na tipologia da fluência leitora. O tipo de erros dados na leitura de textos narrativos mostra que o tipo de erros de leitura mais comum é o de substituição. Contudo, verificou-se uma evolução em termos de velocidade e de correcção da leitura ao longo dos quatro anos, bem como uma crescente compreensão leitora dos alunos. O tipo de actividades desenvolvidas pelas professoras e associadas ao método analítico-sintético influenciam o desenvolvimento da fluência leitora e, logo, da compreensão. Em geral, tanto a precisão como a velocidade na leitura têm uma boa correlação com a compreensão leitora. ABSTRACT; The purpose of this study was to describe how reading fluency develops from first to fourth grade and to relate reading fluency with reading comprehension and reading methods. Data collection included classroom observations of six teachers in four schools, the application of reading tests to 103 children and teacher interviews. Data analysis focused on all the aspects related to reading fluency. Reading accuracy and the types of errors children made as they read short narrative texts with a reading level adequate to their grade level show that substitution errors are the most common type of errors. However, as children progressed through these four years of school, fluency levels and accuracy and comprehension scores improved. Results suggest that in classes where teachers used a phonics approach students have better fluency levels and better comprehension scores. In general, results indicate that reading accuracy and reading fluency are strongly correlated with reading comprehension.
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