A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Adosinda Paula Pinho de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/727
Resumo: Relatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_996116b34f9ff13750c56f07d59a132a
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a práticaAvaliaçãoPráticas avaliativasConceçõesModos de avaliaçãoInstrumentos de avaliaçãoRelatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.Este trabalho visa conhecer as potencialidades de diversas formas de avaliação por mim utilizadas numa perspetiva essencialmente formativa e reguladora das aprendizagens em Matemática e a reação dos alunos. As formas de avaliação escolhidas foram: o teste em duas fases, o relatório escrito, a apresentação oral, a observação de alunos e o portefólio. Os resultados da sua aplicação foram analisados à luz das seguintes questões de investigação: (a) o que envolve na prática letiva do professor a implementação dos instrumentos de avaliação referidos?; (b) de que forma esses instrumentos cobrem as orientações relativas à gestão do currículo e à avaliação presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico e no Novo Programa de Matemática do Ensino Básico?; (c) qual a visão do professor que implementa estes instrumentos de avaliação?; (d) qual a visão dos alunos relativamente à utilização destes instrumentos de avaliação? Os alunos pertenciam a uma turma minha do 8ºano de escolaridade. Trata-se de uma investigação qualitativa de natureza interpretativa sobre a prática profissional. Recolhi dados usando registos escritos em diário de bordo, inquéritos por questionário e análise documental e para a sua análise, foram estabelecidas categorias diretamente relacionadas com as questões de investigação inicialmente colocadas. Quanto aos resultados, nomeadamente no que respeita aos objetivos a atingir, cada um deles foi alcançado por uma ou outra das diferentes formas de avaliação, acabando todas elas por os cobrir integralmente. Os resultados mostram ainda que os alunos apreciaram os processos de avaliação e se empenharam na sua aprendizagem. No entanto as suas reações aos diversos modos e instrumentos de avaliação, foram diferentes. As formas de avaliação consideradas revelaram-se ajustadas aos princípios definidos.IC-OnlineAlmeida, Adosinda Paula Pinho de2013-01-23T16:47:53Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:39.745797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática
title A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática
spellingShingle A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática
Almeida, Adosinda Paula Pinho de
Avaliação
Práticas avaliativas
Conceções
Modos de avaliação
Instrumentos de avaliação
title_short A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática
title_full A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática
title_fullStr A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática
title_full_unstemmed A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática
title_sort A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática
author Almeida, Adosinda Paula Pinho de
author_facet Almeida, Adosinda Paula Pinho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Adosinda Paula Pinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Práticas avaliativas
Conceções
Modos de avaliação
Instrumentos de avaliação
topic Avaliação
Práticas avaliativas
Conceções
Modos de avaliação
Instrumentos de avaliação
description Relatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-23T16:47:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/727
url http://hdl.handle.net/10400.8/727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136952984797184