A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/727 |
Resumo: | Relatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. |
id |
RCAP_996116b34f9ff13750c56f07d59a132a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/727 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a práticaAvaliaçãoPráticas avaliativasConceçõesModos de avaliaçãoInstrumentos de avaliaçãoRelatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.Este trabalho visa conhecer as potencialidades de diversas formas de avaliação por mim utilizadas numa perspetiva essencialmente formativa e reguladora das aprendizagens em Matemática e a reação dos alunos. As formas de avaliação escolhidas foram: o teste em duas fases, o relatório escrito, a apresentação oral, a observação de alunos e o portefólio. Os resultados da sua aplicação foram analisados à luz das seguintes questões de investigação: (a) o que envolve na prática letiva do professor a implementação dos instrumentos de avaliação referidos?; (b) de que forma esses instrumentos cobrem as orientações relativas à gestão do currículo e à avaliação presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico e no Novo Programa de Matemática do Ensino Básico?; (c) qual a visão do professor que implementa estes instrumentos de avaliação?; (d) qual a visão dos alunos relativamente à utilização destes instrumentos de avaliação? Os alunos pertenciam a uma turma minha do 8ºano de escolaridade. Trata-se de uma investigação qualitativa de natureza interpretativa sobre a prática profissional. Recolhi dados usando registos escritos em diário de bordo, inquéritos por questionário e análise documental e para a sua análise, foram estabelecidas categorias diretamente relacionadas com as questões de investigação inicialmente colocadas. Quanto aos resultados, nomeadamente no que respeita aos objetivos a atingir, cada um deles foi alcançado por uma ou outra das diferentes formas de avaliação, acabando todas elas por os cobrir integralmente. Os resultados mostram ainda que os alunos apreciaram os processos de avaliação e se empenharam na sua aprendizagem. No entanto as suas reações aos diversos modos e instrumentos de avaliação, foram diferentes. As formas de avaliação consideradas revelaram-se ajustadas aos princípios definidos.IC-OnlineAlmeida, Adosinda Paula Pinho de2013-01-23T16:47:53Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:39.745797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática |
title |
A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática |
spellingShingle |
A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática Almeida, Adosinda Paula Pinho de Avaliação Práticas avaliativas Conceções Modos de avaliação Instrumentos de avaliação |
title_short |
A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática |
title_full |
A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática |
title_fullStr |
A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática |
title_full_unstemmed |
A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática |
title_sort |
A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a prática |
author |
Almeida, Adosinda Paula Pinho de |
author_facet |
Almeida, Adosinda Paula Pinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Adosinda Paula Pinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Práticas avaliativas Conceções Modos de avaliação Instrumentos de avaliação |
topic |
Avaliação Práticas avaliativas Conceções Modos de avaliação Instrumentos de avaliação |
description |
Relatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-23T16:47:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/727 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136952984797184 |