Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10700 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_9986212adc0978961c6a84a09b123504 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10700 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-PiriquitaPlano de MarketingComunicaçãoRestauraçãoMarketing-mixAction ResearchMarketing PlanCommunicationRestaurant sectorMestrado em MarketingA Piriquita, conhecida como a Antiga Fábrica de Queijadas de Sintra, é uma pastelaria que está inserida no mercado de restauração há mais de 160 anos, sendo reconhecida por fabricar e vender os melhores produtos regionais sintrenses - travesseiros e queijadas de Sintra. Esta pastelaria, que tem conseguido manter o sucesso adquirido nas últimas décadas, pretende sair da sua zona de conforto - mercado local - através de uma aposta em novos mercados. Para este efeito é necessário, em primeiro lugar, melhorar alguns fatores tanto a nível de gestão, como de comunicação e marketing, que é, atualmente, praticamente inexistente. Assim, este trabalho de projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um plano de marketing para a "Piriquita", com vista a melhorar esses aspetos e, consequentemente, aumentar a sua notoriedade e volume de vendas, maximizando, assim, os seus lucros. Com a realização deste estudo, é possível concluir que, nos dias de hoje, a aposta em ferramentas de gestão, comunicação e marketing é cada vez mais imprescindível e determinante para a sobrevivência de qualquer empresa, independentemente do ramo em que está inserida. Significa isto, pois, que todas as empresas, incluindo a "Piriquita", deviam estar sempre atentas e focadas neste propósito, reforçando os seus esforços nas variáveis de marketing-mix, devendo o seu principal foco ser o P de Promotion - Comunicação.Piriquita, known as the "Old Queijadas Factory from Sintra", is a pastry that operates in the market for more than 160 years, being recognized for the manufacture and sale of the best local regional products from Sintra, named Travesseiros and Queijadas. This pastry has been able to maintain the success acquired and recognized in the last decades, and has now the intention to leave its comfort zone "local market" through a bet in new markets. For this purpose, it will be fundamental, in first place, to develop new management strategies and improve some aspects of marketing and communication, which is, presently, almost non-existent. So this research project aims and intends to develop a marketing plan for "Piriquita" with the purpose of improving these aspects, increasing its brand awareness and sales and maximizing its profits. With this study, it is possible to conclude that nowadays, management tools, communication and marketing are becoming increasingly indispensable and crucial for the survival of any company, irrespectively of the market where it operates. So every single company, including "Piriquita", should be always focused in this purpose and must concentrate its main efforts in all marketing mix variables, especially on the P of Promotion.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna SilveiraRepositório da Universidade de LisboaPinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques2016-01-19T09:48:04Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10700porPinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques (2015). "Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:07.229091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita |
title |
Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita |
spellingShingle |
Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques Plano de Marketing Comunicação Restauração Marketing-mix Action Research Marketing Plan Communication Restaurant sector |
title_short |
Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita |
title_full |
Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita |
title_fullStr |
Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita |
title_sort |
Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita |
author |
Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques |
author_facet |
Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Silveira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de Marketing Comunicação Restauração Marketing-mix Action Research Marketing Plan Communication Restaurant sector |
topic |
Plano de Marketing Comunicação Restauração Marketing-mix Action Research Marketing Plan Communication Restaurant sector |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-19T09:48:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10700 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques (2015). "Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131053560954880 |