Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10700
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_9986212adc0978961c6a84a09b123504
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-PiriquitaPlano de MarketingComunicaçãoRestauraçãoMarketing-mixAction ResearchMarketing PlanCommunicationRestaurant sectorMestrado em MarketingA Piriquita, conhecida como a Antiga Fábrica de Queijadas de Sintra, é uma pastelaria que está inserida no mercado de restauração há mais de 160 anos, sendo reconhecida por fabricar e vender os melhores produtos regionais sintrenses - travesseiros e queijadas de Sintra. Esta pastelaria, que tem conseguido manter o sucesso adquirido nas últimas décadas, pretende sair da sua zona de conforto - mercado local - através de uma aposta em novos mercados. Para este efeito é necessário, em primeiro lugar, melhorar alguns fatores tanto a nível de gestão, como de comunicação e marketing, que é, atualmente, praticamente inexistente. Assim, este trabalho de projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um plano de marketing para a "Piriquita", com vista a melhorar esses aspetos e, consequentemente, aumentar a sua notoriedade e volume de vendas, maximizando, assim, os seus lucros. Com a realização deste estudo, é possível concluir que, nos dias de hoje, a aposta em ferramentas de gestão, comunicação e marketing é cada vez mais imprescindível e determinante para a sobrevivência de qualquer empresa, independentemente do ramo em que está inserida. Significa isto, pois, que todas as empresas, incluindo a "Piriquita", deviam estar sempre atentas e focadas neste propósito, reforçando os seus esforços nas variáveis de marketing-mix, devendo o seu principal foco ser o P de Promotion - Comunicação.Piriquita, known as the "Old Queijadas Factory from Sintra", is a pastry that operates in the market for more than 160 years, being recognized for the manufacture and sale of the best local regional products from Sintra, named Travesseiros and Queijadas. This pastry has been able to maintain the success acquired and recognized in the last decades, and has now the intention to leave its comfort zone "local market" through a bet in new markets. For this purpose, it will be fundamental, in first place, to develop new management strategies and improve some aspects of marketing and communication, which is, presently, almost non-existent. So this research project aims and intends to develop a marketing plan for "Piriquita" with the purpose of improving these aspects, increasing its brand awareness and sales and maximizing its profits. With this study, it is possible to conclude that nowadays, management tools, communication and marketing are becoming increasingly indispensable and crucial for the survival of any company, irrespectively of the market where it operates. So every single company, including "Piriquita", should be always focused in this purpose and must concentrate its main efforts in all marketing mix variables, especially on the P of Promotion.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna SilveiraRepositório da Universidade de LisboaPinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques2016-01-19T09:48:04Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10700porPinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques (2015). "Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:07.229091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita
title Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita
spellingShingle Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita
Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques
Plano de Marketing
Comunicação
Restauração
Marketing-mix
Action Research
Marketing Plan
Communication
Restaurant sector
title_short Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita
title_full Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita
title_fullStr Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita
title_full_unstemmed Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita
title_sort Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita
author Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques
author_facet Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna Silveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Marketing
Comunicação
Restauração
Marketing-mix
Action Research
Marketing Plan
Communication
Restaurant sector
topic Plano de Marketing
Comunicação
Restauração
Marketing-mix
Action Research
Marketing Plan
Communication
Restaurant sector
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-19T09:48:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10700
url http://hdl.handle.net/10400.5/10700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, Maria do Carmo Vassalo Bernardino Marques (2015). "Plano de marketing para a antiga Fábrica de Queijadas de Sintra-Piriquita". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053560954880