A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Carmen Cristina Silva de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4905
Resumo: A presença de crianças com NEE é uma realidade nas salas de aula e é da responsabilidade do educador desenvolver metas e estratégias de aprendizagem dos seus educandos. A integração do lúdico nos conteúdos curriculares nos primeiros anos de vida, promove competências e potencia-as, provocando na criança uma consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Neste sentido, a perceção dos educadores de infância em relação à importância do lúdico como ferramenta pedagógica no processo inclusivo de crianças com NEE no pré-escolar, é de extrema relevância. O lúdico no processo de socialização das crianças e a verificação do seu contributo no processo de ensino-aprendizagem, por meio de jogos, brincadeiras ou brinquedos foi estudado através da aplicação de um questionário a educadoras que, de modo individual manifestaram a sua sensibilidade, conhecimento e experiência. À luz de alguns autores e suas considerações, procuraram-se definir bases para a planificação da ação educativa integral e plena, contemplando o ato do brincar como meio de desenvolvimento físico e intelectual de toda e qualquer criança. Os resultados do estudo apontam para o valor pedagógico do lúdico em que, de uma forma natural não só promove o desenvolvimento integral das crianças, como também, permite a aceitação e aproximação entre elas.
id RCAP_99d1214d9ba9b7ec09cd569f6a286abf
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolarEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISINCLUSÃO ESCOLARATIVIDADES LÚDICASMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOL INCLUSIONRECREATIONAL ACTIVITIESA presença de crianças com NEE é uma realidade nas salas de aula e é da responsabilidade do educador desenvolver metas e estratégias de aprendizagem dos seus educandos. A integração do lúdico nos conteúdos curriculares nos primeiros anos de vida, promove competências e potencia-as, provocando na criança uma consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Neste sentido, a perceção dos educadores de infância em relação à importância do lúdico como ferramenta pedagógica no processo inclusivo de crianças com NEE no pré-escolar, é de extrema relevância. O lúdico no processo de socialização das crianças e a verificação do seu contributo no processo de ensino-aprendizagem, por meio de jogos, brincadeiras ou brinquedos foi estudado através da aplicação de um questionário a educadoras que, de modo individual manifestaram a sua sensibilidade, conhecimento e experiência. À luz de alguns autores e suas considerações, procuraram-se definir bases para a planificação da ação educativa integral e plena, contemplando o ato do brincar como meio de desenvolvimento físico e intelectual de toda e qualquer criança. Os resultados do estudo apontam para o valor pedagógico do lúdico em que, de uma forma natural não só promove o desenvolvimento integral das crianças, como também, permite a aceitação e aproximação entre elas.The presence of children with Special Educational Needs inside the classroom is a reality these days. The educator has the responsibility to develop the child’s learning strategies and main goals. The introduction of playfulness in the early years' curricula promotes and improves these learning strategies, allowing the child to have greater consciousness of herself, of others and the world around her. Therefore, it is extremely important that the educator is aware of the inclusion of playfulness as a pedagogic tool for preschool children with special needs. In the socialization process and the verification of how playfulness is effective in the learning process, through games, play or toys, it was studied through a questionnaire done to educators, who answered with knowledge, sensibility and experience. Having in mind key authors and theories, this study helps to set the paradigm of planing the educational action that should be fundamental and adequate if based on the act of play as a tool for development, physical and intellectual, of each and every child. The study results point to the pedagogical value of playfulness that, in a natural way not only promotes the integral development of children, but also allows the acceptance and closeness between them.2014-06-06T14:54:37Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4905TID:201451069porGuerra, Carmen Cristina Silva de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:12.537164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar
title A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar
spellingShingle A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar
Guerra, Carmen Cristina Silva de Oliveira
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
ATIVIDADES LÚDICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
RECREATIONAL ACTIVITIES
title_short A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar
title_full A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar
title_fullStr A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar
title_full_unstemmed A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar
title_sort A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar
author Guerra, Carmen Cristina Silva de Oliveira
author_facet Guerra, Carmen Cristina Silva de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Carmen Cristina Silva de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
ATIVIDADES LÚDICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
RECREATIONAL ACTIVITIES
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
ATIVIDADES LÚDICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
RECREATIONAL ACTIVITIES
description A presença de crianças com NEE é uma realidade nas salas de aula e é da responsabilidade do educador desenvolver metas e estratégias de aprendizagem dos seus educandos. A integração do lúdico nos conteúdos curriculares nos primeiros anos de vida, promove competências e potencia-as, provocando na criança uma consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Neste sentido, a perceção dos educadores de infância em relação à importância do lúdico como ferramenta pedagógica no processo inclusivo de crianças com NEE no pré-escolar, é de extrema relevância. O lúdico no processo de socialização das crianças e a verificação do seu contributo no processo de ensino-aprendizagem, por meio de jogos, brincadeiras ou brinquedos foi estudado através da aplicação de um questionário a educadoras que, de modo individual manifestaram a sua sensibilidade, conhecimento e experiência. À luz de alguns autores e suas considerações, procuraram-se definir bases para a planificação da ação educativa integral e plena, contemplando o ato do brincar como meio de desenvolvimento físico e intelectual de toda e qualquer criança. Os resultados do estudo apontam para o valor pedagógico do lúdico em que, de uma forma natural não só promove o desenvolvimento integral das crianças, como também, permite a aceitação e aproximação entre elas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-06T14:54:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4905
TID:201451069
url http://hdl.handle.net/10437/4905
identifier_str_mv TID:201451069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131209432825856