O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Elisa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7515
Resumo: Anrique da Mota é um dos poetas mais conhecidos do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, sobretudo pela valorização de alguns dos seus diálogos dramáticos, vistos como precursores do teatro vicentino. Entre eles avulta o famoso Pranto do Clérigo, marcado pela crítica contundente a vícios do clero, nomeadamente a vida de mancebia e o apreço pelo vinho, que é o motivo central do lamento da personagem. Propomos apresentar um pequeno estudo sobre a poesia deste autor, centrando-nos, contudo, noutros textos, igualmente inspirados no tema do vinho, mas que são menos complexos e que não têm sido igualmente valorizados. Pertencem ao conjunto dos poemas vocativos, dirigidos a outros poetas, o que constitui um artifício muito comum na poesia do Cancioneiro. Oscilam entre o registo discursivo jocoso e a sátira violenta, evidenciando o gosto de Anrique da Mota pelo tema e a mestria em usá-lo para exercer crítica social. É particularmente agressiva a que dirige ao clero e ao seu hábito despropositado de beber, recorrendo muito habilmente à ironia e à paródia.
id RCAP_99d687fe7701a27c947000e3aad21853
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota.VinhoCancioneiro GeralAnrique da MotaAnrique da Mota é um dos poetas mais conhecidos do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, sobretudo pela valorização de alguns dos seus diálogos dramáticos, vistos como precursores do teatro vicentino. Entre eles avulta o famoso Pranto do Clérigo, marcado pela crítica contundente a vícios do clero, nomeadamente a vida de mancebia e o apreço pelo vinho, que é o motivo central do lamento da personagem. Propomos apresentar um pequeno estudo sobre a poesia deste autor, centrando-nos, contudo, noutros textos, igualmente inspirados no tema do vinho, mas que são menos complexos e que não têm sido igualmente valorizados. Pertencem ao conjunto dos poemas vocativos, dirigidos a outros poetas, o que constitui um artifício muito comum na poesia do Cancioneiro. Oscilam entre o registo discursivo jocoso e a sátira violenta, evidenciando o gosto de Anrique da Mota pelo tema e a mestria em usá-lo para exercer crítica social. É particularmente agressiva a que dirige ao clero e ao seu hábito despropositado de beber, recorrendo muito habilmente à ironia e à paródia.2013-01-21T12:39:00Z2013-01-212012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/7515http://hdl.handle.net/10174/7515porEsteves, Elisa, "O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota".Colóquio Internacional NVNC EST BIBENDVM. Vinho. Identidades e Arte de Viver.Universidade Nova de Lisboa, 13-15 de dezembro 2012.simsimnaoene@uevora.pt296Esteves, Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:06.724709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota.
title O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota.
spellingShingle O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota.
Esteves, Elisa
Vinho
Cancioneiro Geral
Anrique da Mota
title_short O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota.
title_full O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota.
title_fullStr O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota.
title_full_unstemmed O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota.
title_sort O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota.
author Esteves, Elisa
author_facet Esteves, Elisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Vinho
Cancioneiro Geral
Anrique da Mota
topic Vinho
Cancioneiro Geral
Anrique da Mota
description Anrique da Mota é um dos poetas mais conhecidos do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, sobretudo pela valorização de alguns dos seus diálogos dramáticos, vistos como precursores do teatro vicentino. Entre eles avulta o famoso Pranto do Clérigo, marcado pela crítica contundente a vícios do clero, nomeadamente a vida de mancebia e o apreço pelo vinho, que é o motivo central do lamento da personagem. Propomos apresentar um pequeno estudo sobre a poesia deste autor, centrando-nos, contudo, noutros textos, igualmente inspirados no tema do vinho, mas que são menos complexos e que não têm sido igualmente valorizados. Pertencem ao conjunto dos poemas vocativos, dirigidos a outros poetas, o que constitui um artifício muito comum na poesia do Cancioneiro. Oscilam entre o registo discursivo jocoso e a sátira violenta, evidenciando o gosto de Anrique da Mota pelo tema e a mestria em usá-lo para exercer crítica social. É particularmente agressiva a que dirige ao clero e ao seu hábito despropositado de beber, recorrendo muito habilmente à ironia e à paródia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-21T12:39:00Z
2013-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7515
http://hdl.handle.net/10174/7515
url http://hdl.handle.net/10174/7515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, Elisa, "O Vinho na Poesia Menor de Anrique da Mota".Colóquio Internacional NVNC EST BIBENDVM. Vinho. Identidades e Arte de Viver.Universidade Nova de Lisboa, 13-15 de dezembro 2012.
sim
sim
nao
ene@uevora.pt
296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136504947146752