Modelos de avaliação de competências informacionais em contexto académico : uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Maria do Rosário Antunes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/60143
Resumo: A expansão de programas de literacia da informação nas bibliotecas, a uma escala global, está enraizada na convicção de que o domínio de competências ao nível da localização, seleção, avaliação e uso ético da informação é essencial em todas as etapas do percurso educativo para o exercício pleno da cidadania. Abundam na literatura estudos de caso sobre a implementação e os benefícios de projetos de literacia da informação, mas são em número mais reduzido os relatos da avaliação desses projetos. O presente estudo propõe-se, através de uma revisão sistemática da literatura, identificar estudos cujo objeto seja a avaliação de programas de literacia da informação, desenvolvidos por bibliotecas no contexto do ensino superior, e fazer um levantamento de métodos ou modelos de avaliação de competências. Foram incluídos na revisão um total de 137 estudos. É relevante investigar se os conteúdos transmitidos se transformam em conhecimento e se os resultados demonstram reais melhorias das competências informacionais dos públicos-alvo e, assim, aferir e comprovar o valor das bibliotecas enquanto parceiras do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Os resultados mostram que é necessária cautela na retirada de conclusões sobre o sucesso das iniciativas reportadas. Persiste a escassez de relatos que falam abertamente de sucesso e de uma inequívoca melhoria das competências em literacia da informação dos estudantes, parecendo estar ainda distante o momento em que se poderá efetivamente provar o papel das bibliotecas na promoção da missão das instituições em que se integram e no sucesso académico dos estudantes.
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