Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Tatiana Andrade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mota, Olga Maria da, Oliveira, Jeferson Aparecido Lima de, Cardoso, Hugo do Vale Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n8-067
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14540
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar os processos de educação à distância pelo viés humano pedagógico do professor tutor, um importantíssimo profissional que é protagonista nas relações ensino x aprendizagem na EaD. Na introdução é apresentado um levantamento de como funcionam as discussões atuais do cenário EaD e é apresentado a metodologia da pesquisa. No desenvolver da pesquisa apresentamos diversos aparatos legais sobre o ensino à distância, finalmente, nas considerações conclusivas, opinamos pelo feedback e a formação continuada dos tutores que atuam na modalidade de educação à distância, que é sem dúvida mobilizadora para a inserção de sujeitos no ensino superior, principalmente em pequenas e micro cidades brasileiras que não contam com estrutura física para recebimento presencial de faculdades e universidades públicas e privadas. Nessa pesquisa, abordaremos outros aspectos da demanda contemporânea da EAD, dentre elas, algumas inquietações como: quais são os desafios do professor tutor à distância no ensino superior? De que maneira esses professores podem conceber com qualidade o ensino na educação? Dessa forma, pretenderemos explanar que o ensino à distância além de possibilitar formação no ensino superior às regiões longínquas dos grandes centros, deve se preocupar com a formação de seus professores-tutores, para que a qualidade esteja garantida nos processos de ensino e aprendizagem. É dever também que as instituições de ensino promovam formação continuada em prol dos agentes das Tecnologias da Informação e Comunicação, que abarcam e muito o comprometimento dos professores. Os docentes que atuam na EaD estão cercados de desafios e são esses, que serão aqui, abordados.
id VERACRUZ-0_84ade85dd06c54671472388f0f3d9700
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14540
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher educationTutorEaDEnsino Superior.Este estudo tem como objetivo investigar os processos de educação à distância pelo viés humano pedagógico do professor tutor, um importantíssimo profissional que é protagonista nas relações ensino x aprendizagem na EaD. Na introdução é apresentado um levantamento de como funcionam as discussões atuais do cenário EaD e é apresentado a metodologia da pesquisa. No desenvolver da pesquisa apresentamos diversos aparatos legais sobre o ensino à distância, finalmente, nas considerações conclusivas, opinamos pelo feedback e a formação continuada dos tutores que atuam na modalidade de educação à distância, que é sem dúvida mobilizadora para a inserção de sujeitos no ensino superior, principalmente em pequenas e micro cidades brasileiras que não contam com estrutura física para recebimento presencial de faculdades e universidades públicas e privadas. Nessa pesquisa, abordaremos outros aspectos da demanda contemporânea da EAD, dentre elas, algumas inquietações como: quais são os desafios do professor tutor à distância no ensino superior? De que maneira esses professores podem conceber com qualidade o ensino na educação? Dessa forma, pretenderemos explanar que o ensino à distância além de possibilitar formação no ensino superior às regiões longínquas dos grandes centros, deve se preocupar com a formação de seus professores-tutores, para que a qualidade esteja garantida nos processos de ensino e aprendizagem. É dever também que as instituições de ensino promovam formação continuada em prol dos agentes das Tecnologias da Informação e Comunicação, que abarcam e muito o comprometimento dos professores. Os docentes que atuam na EaD estão cercados de desafios e são esses, que serão aqui, abordados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1454010.34117/bjdv6n8-067Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55065-55082Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55065-55082Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55065-550822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14540/12059Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Tatiana AndradeMota, Olga Maria daOliveira, Jeferson Aparecido Lima deCardoso, Hugo do Vale Paiva2021-02-18T19:52:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14540Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:39.679481Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
title Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
spellingShingle Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
Macêdo, Tatiana Andrade
Tutor
EaD
Ensino Superior.
Macêdo, Tatiana Andrade
Tutor
EaD
Ensino Superior.
title_short Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
title_full Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
title_fullStr Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
title_full_unstemmed Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
title_sort Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
author Macêdo, Tatiana Andrade
author_facet Macêdo, Tatiana Andrade
Macêdo, Tatiana Andrade
Mota, Olga Maria da
Oliveira, Jeferson Aparecido Lima de
Cardoso, Hugo do Vale Paiva
Mota, Olga Maria da
Oliveira, Jeferson Aparecido Lima de
Cardoso, Hugo do Vale Paiva
author_role author
author2 Mota, Olga Maria da
Oliveira, Jeferson Aparecido Lima de
Cardoso, Hugo do Vale Paiva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo, Tatiana Andrade
Mota, Olga Maria da
Oliveira, Jeferson Aparecido Lima de
Cardoso, Hugo do Vale Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Tutor
EaD
Ensino Superior.
topic Tutor
EaD
Ensino Superior.
description Este estudo tem como objetivo investigar os processos de educação à distância pelo viés humano pedagógico do professor tutor, um importantíssimo profissional que é protagonista nas relações ensino x aprendizagem na EaD. Na introdução é apresentado um levantamento de como funcionam as discussões atuais do cenário EaD e é apresentado a metodologia da pesquisa. No desenvolver da pesquisa apresentamos diversos aparatos legais sobre o ensino à distância, finalmente, nas considerações conclusivas, opinamos pelo feedback e a formação continuada dos tutores que atuam na modalidade de educação à distância, que é sem dúvida mobilizadora para a inserção de sujeitos no ensino superior, principalmente em pequenas e micro cidades brasileiras que não contam com estrutura física para recebimento presencial de faculdades e universidades públicas e privadas. Nessa pesquisa, abordaremos outros aspectos da demanda contemporânea da EAD, dentre elas, algumas inquietações como: quais são os desafios do professor tutor à distância no ensino superior? De que maneira esses professores podem conceber com qualidade o ensino na educação? Dessa forma, pretenderemos explanar que o ensino à distância além de possibilitar formação no ensino superior às regiões longínquas dos grandes centros, deve se preocupar com a formação de seus professores-tutores, para que a qualidade esteja garantida nos processos de ensino e aprendizagem. É dever também que as instituições de ensino promovam formação continuada em prol dos agentes das Tecnologias da Informação e Comunicação, que abarcam e muito o comprometimento dos professores. Os docentes que atuam na EaD estão cercados de desafios e são esses, que serão aqui, abordados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14540
10.34117/bjdv6n8-067
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14540
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14540/12059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55065-55082
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55065-55082
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55065-55082
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183783167688704
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n8-067