Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n8-067 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14540 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar os processos de educação à distância pelo viés humano pedagógico do professor tutor, um importantíssimo profissional que é protagonista nas relações ensino x aprendizagem na EaD. Na introdução é apresentado um levantamento de como funcionam as discussões atuais do cenário EaD e é apresentado a metodologia da pesquisa. No desenvolver da pesquisa apresentamos diversos aparatos legais sobre o ensino à distância, finalmente, nas considerações conclusivas, opinamos pelo feedback e a formação continuada dos tutores que atuam na modalidade de educação à distância, que é sem dúvida mobilizadora para a inserção de sujeitos no ensino superior, principalmente em pequenas e micro cidades brasileiras que não contam com estrutura física para recebimento presencial de faculdades e universidades públicas e privadas. Nessa pesquisa, abordaremos outros aspectos da demanda contemporânea da EAD, dentre elas, algumas inquietações como: quais são os desafios do professor tutor à distância no ensino superior? De que maneira esses professores podem conceber com qualidade o ensino na educação? Dessa forma, pretenderemos explanar que o ensino à distância além de possibilitar formação no ensino superior às regiões longínquas dos grandes centros, deve se preocupar com a formação de seus professores-tutores, para que a qualidade esteja garantida nos processos de ensino e aprendizagem. É dever também que as instituições de ensino promovam formação continuada em prol dos agentes das Tecnologias da Informação e Comunicação, que abarcam e muito o comprometimento dos professores. Os docentes que atuam na EaD estão cercados de desafios e são esses, que serão aqui, abordados. |
id |
VERACRUZ-0_84ade85dd06c54671472388f0f3d9700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14540 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher educationTutorEaDEnsino Superior.Este estudo tem como objetivo investigar os processos de educação à distância pelo viés humano pedagógico do professor tutor, um importantíssimo profissional que é protagonista nas relações ensino x aprendizagem na EaD. Na introdução é apresentado um levantamento de como funcionam as discussões atuais do cenário EaD e é apresentado a metodologia da pesquisa. No desenvolver da pesquisa apresentamos diversos aparatos legais sobre o ensino à distância, finalmente, nas considerações conclusivas, opinamos pelo feedback e a formação continuada dos tutores que atuam na modalidade de educação à distância, que é sem dúvida mobilizadora para a inserção de sujeitos no ensino superior, principalmente em pequenas e micro cidades brasileiras que não contam com estrutura física para recebimento presencial de faculdades e universidades públicas e privadas. Nessa pesquisa, abordaremos outros aspectos da demanda contemporânea da EAD, dentre elas, algumas inquietações como: quais são os desafios do professor tutor à distância no ensino superior? De que maneira esses professores podem conceber com qualidade o ensino na educação? Dessa forma, pretenderemos explanar que o ensino à distância além de possibilitar formação no ensino superior às regiões longínquas dos grandes centros, deve se preocupar com a formação de seus professores-tutores, para que a qualidade esteja garantida nos processos de ensino e aprendizagem. É dever também que as instituições de ensino promovam formação continuada em prol dos agentes das Tecnologias da Informação e Comunicação, que abarcam e muito o comprometimento dos professores. Os docentes que atuam na EaD estão cercados de desafios e são esses, que serão aqui, abordados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1454010.34117/bjdv6n8-067Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55065-55082Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55065-55082Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55065-550822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14540/12059Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Tatiana AndradeMota, Olga Maria daOliveira, Jeferson Aparecido Lima deCardoso, Hugo do Vale Paiva2021-02-18T19:52:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14540Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:39.679481Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education |
title |
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education |
spellingShingle |
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education Macêdo, Tatiana Andrade Tutor EaD Ensino Superior. Macêdo, Tatiana Andrade Tutor EaD Ensino Superior. |
title_short |
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education |
title_full |
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education |
title_fullStr |
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education |
title_full_unstemmed |
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education |
title_sort |
Os desafios do professor-tutor à distância no ensino superior / The challenges of the teacher-tutor to distance in higher education |
author |
Macêdo, Tatiana Andrade |
author_facet |
Macêdo, Tatiana Andrade Macêdo, Tatiana Andrade Mota, Olga Maria da Oliveira, Jeferson Aparecido Lima de Cardoso, Hugo do Vale Paiva Mota, Olga Maria da Oliveira, Jeferson Aparecido Lima de Cardoso, Hugo do Vale Paiva |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Olga Maria da Oliveira, Jeferson Aparecido Lima de Cardoso, Hugo do Vale Paiva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Tatiana Andrade Mota, Olga Maria da Oliveira, Jeferson Aparecido Lima de Cardoso, Hugo do Vale Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutor EaD Ensino Superior. |
topic |
Tutor EaD Ensino Superior. |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar os processos de educação à distância pelo viés humano pedagógico do professor tutor, um importantíssimo profissional que é protagonista nas relações ensino x aprendizagem na EaD. Na introdução é apresentado um levantamento de como funcionam as discussões atuais do cenário EaD e é apresentado a metodologia da pesquisa. No desenvolver da pesquisa apresentamos diversos aparatos legais sobre o ensino à distância, finalmente, nas considerações conclusivas, opinamos pelo feedback e a formação continuada dos tutores que atuam na modalidade de educação à distância, que é sem dúvida mobilizadora para a inserção de sujeitos no ensino superior, principalmente em pequenas e micro cidades brasileiras que não contam com estrutura física para recebimento presencial de faculdades e universidades públicas e privadas. Nessa pesquisa, abordaremos outros aspectos da demanda contemporânea da EAD, dentre elas, algumas inquietações como: quais são os desafios do professor tutor à distância no ensino superior? De que maneira esses professores podem conceber com qualidade o ensino na educação? Dessa forma, pretenderemos explanar que o ensino à distância além de possibilitar formação no ensino superior às regiões longínquas dos grandes centros, deve se preocupar com a formação de seus professores-tutores, para que a qualidade esteja garantida nos processos de ensino e aprendizagem. É dever também que as instituições de ensino promovam formação continuada em prol dos agentes das Tecnologias da Informação e Comunicação, que abarcam e muito o comprometimento dos professores. Os docentes que atuam na EaD estão cercados de desafios e são esses, que serão aqui, abordados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14540 10.34117/bjdv6n8-067 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14540 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14540/12059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55065-55082 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55065-55082 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55065-55082 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183783167688704 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-067 |