Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inocêncio, Diana Isabel Santo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2799
Resumo: Vivemos cada vez mais numa sociedade onde comunicar é essencial. Em qualquer altura do dia, em qualquer grupo, em qualquer trabalho, “comunicar” tem de ser a palavra-chave e na Publicidade não é excepção. A elaboração de uma boa estratégia de comunicação leva a um bom “briefing” que será rapidamente interpretado pelo criativo a fim de construir uma óptima campanha. Sem uma comunicação estável, isto não seria possível. É neste contexto que se desenvolve o meu trabalho. O presente estudo é realizado para a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, na Universidade da Beira Interior - Faculdade de Artes e Letras e para isso realizo então um estágio curricular com a duração de três meses, na Agência de Comunicação Integrada - Fischer+Bus. Além de apresentar uma descrição das actividades desenvolvidas ao longo do estágio e de desenvolver os temas Comunicação Estratégica e “briefing”, este relatório tem por objectivo descobrir quais são as dificuldades que surgem durante a criação de uma boa estratégia de comunicação ao mesmo tempo que nos explica a importância de uma estratégia de comunicação bem construída para o sucesso de uma campanha. Com a aplicação do estudo empírico, depois da apresentação dos resultados obtidos através do instrumento de recolha de informação questionário, comprovamos que é essencial uma boa relação com o cliente para a estratégia de comunicação ser bem definida e clara para que o criativo consiga fazer um bom trabalho.
id RCAP_9a301e8192f4d1d0e2b092b19902d00f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefingComunicação estratégica - Estágio pedagógicoComunicação estratégica - ProjectoComunicação estratégica - BriefingComunicação estratégica - ClienteComunicação estratégica - CriativoVivemos cada vez mais numa sociedade onde comunicar é essencial. Em qualquer altura do dia, em qualquer grupo, em qualquer trabalho, “comunicar” tem de ser a palavra-chave e na Publicidade não é excepção. A elaboração de uma boa estratégia de comunicação leva a um bom “briefing” que será rapidamente interpretado pelo criativo a fim de construir uma óptima campanha. Sem uma comunicação estável, isto não seria possível. É neste contexto que se desenvolve o meu trabalho. O presente estudo é realizado para a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, na Universidade da Beira Interior - Faculdade de Artes e Letras e para isso realizo então um estágio curricular com a duração de três meses, na Agência de Comunicação Integrada - Fischer+Bus. Além de apresentar uma descrição das actividades desenvolvidas ao longo do estágio e de desenvolver os temas Comunicação Estratégica e “briefing”, este relatório tem por objectivo descobrir quais são as dificuldades que surgem durante a criação de uma boa estratégia de comunicação ao mesmo tempo que nos explica a importância de uma estratégia de comunicação bem construída para o sucesso de uma campanha. Com a aplicação do estudo empírico, depois da apresentação dos resultados obtidos através do instrumento de recolha de informação questionário, comprovamos que é essencial uma boa relação com o cliente para a estratégia de comunicação ser bem definida e clara para que o criativo consiga fazer um bom trabalho.Communication is a stepping stone in nowadays‟ society. At any time of the day, in any group and in every job “to communicate” has to be the key word and the advertising world is no exception. Planning a good communication strategy enhances a good briefing, rapidly understood by the creative who will then be able to plan a good campaign. Without a steady and fluent communication this would not be possible. This is the scope of this work. This study is performed to obtain a Master´s Degree in Strategic Communication: Advertising and Public Relations, at Universidade da Beira Interior - Faculdade de Artes e Letras and through a three month internship at Fischer-Bus - an Integrated Communication Agency. Besides presenting a description of the activities completed throughout the internship, the topics Strategic Communication and Briefing are also developed. This report intends to enlighten which difficulties a creative of a good communication strategy has to deal with and attempts also to explain the high importance of a well thought and planned strategy in order to achieve a well succeeded campaign. By applying an empirical study to the data and the information collected from questionnaires, we are able to prove that a good relationship with the client is essential to define a clear and straightforward strategy so that a creative can attain a level of excellence in his work.Elias, Herlander AlvesuBibliorumInocêncio, Diana Isabel Santo2014-12-16T11:03:53Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2799TID:201017857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:24.555755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefing
title Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefing
spellingShingle Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefing
Inocêncio, Diana Isabel Santo
Comunicação estratégica - Estágio pedagógico
Comunicação estratégica - Projecto
Comunicação estratégica - Briefing
Comunicação estratégica - Cliente
Comunicação estratégica - Criativo
title_short Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefing
title_full Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefing
title_fullStr Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefing
title_full_unstemmed Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefing
title_sort Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefing
author Inocêncio, Diana Isabel Santo
author_facet Inocêncio, Diana Isabel Santo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elias, Herlander Alves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Inocêncio, Diana Isabel Santo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação estratégica - Estágio pedagógico
Comunicação estratégica - Projecto
Comunicação estratégica - Briefing
Comunicação estratégica - Cliente
Comunicação estratégica - Criativo
topic Comunicação estratégica - Estágio pedagógico
Comunicação estratégica - Projecto
Comunicação estratégica - Briefing
Comunicação estratégica - Cliente
Comunicação estratégica - Criativo
description Vivemos cada vez mais numa sociedade onde comunicar é essencial. Em qualquer altura do dia, em qualquer grupo, em qualquer trabalho, “comunicar” tem de ser a palavra-chave e na Publicidade não é excepção. A elaboração de uma boa estratégia de comunicação leva a um bom “briefing” que será rapidamente interpretado pelo criativo a fim de construir uma óptima campanha. Sem uma comunicação estável, isto não seria possível. É neste contexto que se desenvolve o meu trabalho. O presente estudo é realizado para a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, na Universidade da Beira Interior - Faculdade de Artes e Letras e para isso realizo então um estágio curricular com a duração de três meses, na Agência de Comunicação Integrada - Fischer+Bus. Além de apresentar uma descrição das actividades desenvolvidas ao longo do estágio e de desenvolver os temas Comunicação Estratégica e “briefing”, este relatório tem por objectivo descobrir quais são as dificuldades que surgem durante a criação de uma boa estratégia de comunicação ao mesmo tempo que nos explica a importância de uma estratégia de comunicação bem construída para o sucesso de uma campanha. Com a aplicação do estudo empírico, depois da apresentação dos resultados obtidos através do instrumento de recolha de informação questionário, comprovamos que é essencial uma boa relação com o cliente para a estratégia de comunicação ser bem definida e clara para que o criativo consiga fazer um bom trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
2014-12-16T11:03:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2799
TID:201017857
url http://hdl.handle.net/10400.6/2799
identifier_str_mv TID:201017857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136341496168448