Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Castro Matoso junto da turma 8ºB no ano letivo de 2013-2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/27936 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_9a3e8ba24cdd73b86642486c0663226c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/27936 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Castro Matoso junto da turma 8ºB no ano letivo de 2013-2014Ensino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO estágio pedagógico assinala a última etapa de formação académica do professor, onde ele tem a possibilidade exercer todas as funções inerentes ao cargo de docente, sempre de uma forma orientada. Este documento representa uma reflexão profunda acerca de vários temas relativos ao ano de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Castro Matoso, em Oliveirinha, junto da turma do 8.º B. É essencial, após este ano rico em aprendizagens, refletir sobre todo o percurso, tarefas realizadas, dificuldades encontradas e estratégias utilizadas. Numa primeira parte são descritas, de uma forma reflexiva, as atividades desenvolvidas no processo de planeamento, realização e avaliação. Posteriormente é feita uma reflexão sobre as estratégias de ensino utilizadas, dificuldades encontradas e formas de as resolver. Está também presente um tema/problema que expõem a perceção dos professores estagiários em relação à indisciplina, e a forma como estes lidaram com ela, de forma a poder adquirir mais conhecimento e experiência neste tema que tanto dificulta a vida de todos os professores. The Practicum marks the last stage of academic teacher education, where he has the possibility to exercise all the functions of the office of teacher, always in a targeted manner. This document represents a profound about various topics relating to the year practicum developed at Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Castro Matoso in Oliveirinha along class 8.º B. It is essential after this year rich in learning, reflect on the entire route, tasks undertaken, difficulties encountered and strategies used. In the first part are described in a reflective way, the activities in the planning, implementation and evaluation process. Subsequently, discussions about the teaching strategies used, difficulties encountered and ways to overcome. It is also an issue / problem that expose the perception of student teachers regarding indiscipline, and how they deal with it, so you can acquire more knowledge and experience in this area that makes life difficult for all teachers.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27936http://hdl.handle.net/10316/27936TID:201341697porFerreira, G. R. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Castro Matoso junto da turma do 8ºB no ano letivo de 2013/2014. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Ferreira, Guilherme Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:35:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:13.068310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Castro Matoso junto da turma 8ºB no ano letivo de 2013-2014 |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Castro Matoso junto da turma 8ºB no ano letivo de 2013-2014 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Castro Matoso junto da turma 8ºB no ano letivo de 2013-2014 Ferreira, Guilherme Ramos Ensino da educação física Formação de professores Prática pedagógica |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Castro Matoso junto da turma 8ºB no ano letivo de 2013-2014 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Castro Matoso junto da turma 8ºB no ano letivo de 2013-2014 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Castro Matoso junto da turma 8ºB no ano letivo de 2013-2014 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Castro Matoso junto da turma 8ºB no ano letivo de 2013-2014 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Castro Matoso junto da turma 8ºB no ano letivo de 2013-2014 |
author |
Ferreira, Guilherme Ramos |
author_facet |
Ferreira, Guilherme Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Guilherme Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Formação de professores Prática pedagógica |
topic |
Ensino da educação física Formação de professores Prática pedagógica |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/27936 http://hdl.handle.net/10316/27936 TID:201341697 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/27936 |
identifier_str_mv |
TID:201341697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, G. R. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Castro Matoso junto da turma do 8ºB no ano letivo de 2013/2014. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133663373295616 |