“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João Arnao Metelo Seabra da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15816
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_de3354ab36782e71f9ac9dcd674a5ed9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15816
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anosBrincarCriançaEducador de infânciaFaz-de-contaPlayChildChildhood educatorMake-make-upRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (PPSII) desenvolvida em contexto de JI com um grupo composto por 23 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos, durante um período de 18 de outubro de 2021 até ao dia 21 de fevereiro de 2022. O documento tem como principal finalidade a realização de uma análise crítica e reflexiva do processo desenvolvido durante essa prática, bem como, o desenvolvimento de uma investigação em contexto educativo. A temática “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” - as brincadeiras de faz-de-conta com crianças de 3 anos surgiu de um grande interesse e curiosidade meus sobre o tema e teve como objetivos: i) conhecer as conceções da educadora cooperante e das crianças sobre o brincar; ii) compreender qual o papel que a educadora cooperante atribui ao adulto nas brincadeiras das crianças; iii) caracterizar as brincadeiras de faz-de-conta que ocorrem no espaço interior e exterior; iv) perceber de que modo as brincadeiras de faz-de-conta contribuem para o desenvolvimento de interações e relações entre crianças; A investigação realizada inseriu-se no paradigma qualitativo na modalidade de estudo de caso descritivo. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada à educadora cooperante, a entrevista semiestruturadas a 13 crianças e a observação naturalista com recurso a registos escritos (notas de campo). Assim, após a recolha dos dados, os mesmos foram analisados segundo técnicas de análise de conteúdo da entrevista semiestruturada à educadora cooperante e às crianças, bem como, às notas de campo elaboradas durante a investigação. Os resultados do estudo realizado mostram que o brincar é valorizado pelas crianças e pela educadora cooperante estando sempre presente na rotina do grupo. É-nos mostrado que a educadora assume um papel fundamental na promoção das brincadeiras das crianças. É, ainda, verificado que as brincadeiras mais frequentes nas crianças do estudo são as brincadeiras de faz-de-conta, sendo que as mesmas são extremamente importantes para o desenvolvimento social das crianças.ABSTRACT This report comes from supervised professional practice (PPSII) developed in the context of JI with a group composed of 23 children aged 2 to 3 years, during a period from October 18, 2021 to February 21, 2022. The main purpose of the document is to perform a critical and reflective analysis of the process developed during this practice, as well as the development of an investigation in an educational context. The theme "Sometimes we play thinking we have a baby in the belly, pretending!" - the make-believe games with 3-year-olds came from a great interest and curiosity of mine on the subject and had as objectives: i) to know the conceptions of the cooperative educator and of the children about playing; ii) understand what role the cooperative educator attributes to the adult in children's games; iii) to characterize the make-believe games that occur in the interior and exterior space; iv) to understand how make-believe games contribute to the development of interactions and relationships between children; The research was inserted in the qualitative paradigm in the descriptive case study modality. The data collection techniques used were semi-structured interviews with the cooperative educator, semi-structured interviews with 13 children and naturalistic observation using written records (field notes). Thus, after data collection, they were analyzed according to techniques of content analysis of the semi-structured interview to the cooperative educator and to the children, as well as to the field notes elaborated during the investigation. The results of the study show that play is valued by children and by the cooperative educator and is always present in the group's routine. We are shown that the educator plays a fundamental role in promoting children's play. It is also verified that the most frequent games in the children of the study are make-believe games, and they are extremely important for the social development of children.Lino, DalilaRCIPLSilva, Maria João Arnao Metelo Seabra da2023-03-21T10:31:01Z2022-10-312022-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15816TID:203195442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:25.431598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos
title “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos
spellingShingle “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos
Silva, Maria João Arnao Metelo Seabra da
Brincar
Criança
Educador de infância
Faz-de-conta
Play
Child
Childhood educator
Make-make-up
title_short “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos
title_full “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos
title_fullStr “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos
title_full_unstemmed “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos
title_sort “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos
author Silva, Maria João Arnao Metelo Seabra da
author_facet Silva, Maria João Arnao Metelo Seabra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João Arnao Metelo Seabra da
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Criança
Educador de infância
Faz-de-conta
Play
Child
Childhood educator
Make-make-up
topic Brincar
Criança
Educador de infância
Faz-de-conta
Play
Child
Childhood educator
Make-make-up
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
2022-10-31T00:00:00Z
2023-03-21T10:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15816
TID:203195442
url http://hdl.handle.net/10400.21/15816
identifier_str_mv TID:203195442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506806218752