“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15816 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_de3354ab36782e71f9ac9dcd674a5ed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15816 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anosBrincarCriançaEducador de infânciaFaz-de-contaPlayChildChildhood educatorMake-make-upRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (PPSII) desenvolvida em contexto de JI com um grupo composto por 23 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos, durante um período de 18 de outubro de 2021 até ao dia 21 de fevereiro de 2022. O documento tem como principal finalidade a realização de uma análise crítica e reflexiva do processo desenvolvido durante essa prática, bem como, o desenvolvimento de uma investigação em contexto educativo. A temática “Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” - as brincadeiras de faz-de-conta com crianças de 3 anos surgiu de um grande interesse e curiosidade meus sobre o tema e teve como objetivos: i) conhecer as conceções da educadora cooperante e das crianças sobre o brincar; ii) compreender qual o papel que a educadora cooperante atribui ao adulto nas brincadeiras das crianças; iii) caracterizar as brincadeiras de faz-de-conta que ocorrem no espaço interior e exterior; iv) perceber de que modo as brincadeiras de faz-de-conta contribuem para o desenvolvimento de interações e relações entre crianças; A investigação realizada inseriu-se no paradigma qualitativo na modalidade de estudo de caso descritivo. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada à educadora cooperante, a entrevista semiestruturadas a 13 crianças e a observação naturalista com recurso a registos escritos (notas de campo). Assim, após a recolha dos dados, os mesmos foram analisados segundo técnicas de análise de conteúdo da entrevista semiestruturada à educadora cooperante e às crianças, bem como, às notas de campo elaboradas durante a investigação. Os resultados do estudo realizado mostram que o brincar é valorizado pelas crianças e pela educadora cooperante estando sempre presente na rotina do grupo. É-nos mostrado que a educadora assume um papel fundamental na promoção das brincadeiras das crianças. É, ainda, verificado que as brincadeiras mais frequentes nas crianças do estudo são as brincadeiras de faz-de-conta, sendo que as mesmas são extremamente importantes para o desenvolvimento social das crianças.ABSTRACT This report comes from supervised professional practice (PPSII) developed in the context of JI with a group composed of 23 children aged 2 to 3 years, during a period from October 18, 2021 to February 21, 2022. The main purpose of the document is to perform a critical and reflective analysis of the process developed during this practice, as well as the development of an investigation in an educational context. The theme "Sometimes we play thinking we have a baby in the belly, pretending!" - the make-believe games with 3-year-olds came from a great interest and curiosity of mine on the subject and had as objectives: i) to know the conceptions of the cooperative educator and of the children about playing; ii) understand what role the cooperative educator attributes to the adult in children's games; iii) to characterize the make-believe games that occur in the interior and exterior space; iv) to understand how make-believe games contribute to the development of interactions and relationships between children; The research was inserted in the qualitative paradigm in the descriptive case study modality. The data collection techniques used were semi-structured interviews with the cooperative educator, semi-structured interviews with 13 children and naturalistic observation using written records (field notes). Thus, after data collection, they were analyzed according to techniques of content analysis of the semi-structured interview to the cooperative educator and to the children, as well as to the field notes elaborated during the investigation. The results of the study show that play is valued by children and by the cooperative educator and is always present in the group's routine. We are shown that the educator plays a fundamental role in promoting children's play. It is also verified that the most frequent games in the children of the study are make-believe games, and they are extremely important for the social development of children.Lino, DalilaRCIPLSilva, Maria João Arnao Metelo Seabra da2023-03-21T10:31:01Z2022-10-312022-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15816TID:203195442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:25.431598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos |
title |
“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos |
spellingShingle |
“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos Silva, Maria João Arnao Metelo Seabra da Brincar Criança Educador de infância Faz-de-conta Play Child Childhood educator Make-make-up |
title_short |
“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos |
title_full |
“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos |
title_fullStr |
“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos |
title_full_unstemmed |
“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos |
title_sort |
“Às vezes brincamos a pensar que temos um bebé na barriga, a fingir!” – as brincadeiras de faz de conta com crianças de 3 anos |
author |
Silva, Maria João Arnao Metelo Seabra da |
author_facet |
Silva, Maria João Arnao Metelo Seabra da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalila RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria João Arnao Metelo Seabra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Criança Educador de infância Faz-de-conta Play Child Childhood educator Make-make-up |
topic |
Brincar Criança Educador de infância Faz-de-conta Play Child Childhood educator Make-make-up |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 2022-10-31T00:00:00Z 2023-03-21T10:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15816 TID:203195442 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15816 |
identifier_str_mv |
TID:203195442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552743735230464 |