O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Filipa Andreia Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2087
Resumo: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_9a57b134e46cc417633ef1d51a831b63
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandemEnsino de línguasAprendizagem de línguasLínguas estrangeirasNovas tecnologiasRecursos educacionaisSkypeEnsino colaborativoTeaching and learningInteractionCollaborationTeletandemForeign languagesDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade AbertaCom a revolução digital e os considerados media tradicionais (imprensa, cinema, rádio e televisão) agregaram-se os denominados new media, meios de comunicação de massa desenvolvidos posteriormente ao nascimento da informática, mas interligados com a mesma. Actualmente, vivemos numa sociedade em que a Internet tende a ser cada vez mais dominante. A informação, a curiosidade em conhecer, ensinar e aprender através da Internet têm constituído matéria de reflexão para muitos investigadores. Face a esta inquietação, nas áreas da educação surge cada vez mais a preocupação em adequar as novas tecnologias de informação e comunicação ao processo de ensino-aprendizagem, de modo a motivar e conduzir ao sucesso. No que concerne ao ensino das línguas, o teletandem, como nova opção em CALLT (Computer Assisted Learning Language and Teaching), poderá ser um modo de ensino-aprendizagem. Recorrendo a aplicativos de Instant Messaging (Msn, Skype, ...) e às suas ferramentas de escrita, leitura, áudio e vídeo, procura-se, através de actividades de interacção, fomentar a autonomia e promover o envolvimento do estudante no processo de aprendizagem. A investigação que apresentamos enquadra-se no tema dos “novos ambientes virtuais de aprendizagem‖, focando a utilização de aplicativos de mensagens instantâneas (Instant Messaging), em particular, a utilização do aplicativo Skype como ferramenta em contexto colaborativo e virtual de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Esta investigação foi mobilizada no âmbito do Projecto Teletandem Brasil (Telles, 2005) e contou concomitantemente com a participação de estudantes da Universidade Estadual Paulista (Brasil) e da Università degli Studi di Salerno. O Skype reagrupa as características principais necessárias às interacções que conduzem ao desenvolvimento de um trabalho colaborativo válido. Rompendo as (antigas) barreiras, esta ferramenta permite ensinar e aprender através de uma comunicação síncrona e mediada, num tempo e num espaço específico real/virtual.It is known that the digital revolution together with the traditional media (such as press, cinema, radio and television) brought up the denominated new media, ways of communication used by the masses, developed after the appearance of the computers but interconnected with them. Nowadays, we live in a society where the internet tends to be dominant. The desire to know, to teach and to learn through the internet, has created an important debate among many specialists. Due to this issue, in the educational areas the concerns to introduce new informative and communicative technologies in the learning process have been growing up, and the aim is to motivate reach success. Regarding language teaching, teletandem, as a new option in CALLT (Computer Assisted Learning Language and Teaching …) is becoming a new way of learning and teaching. Using Instant Messaging programs (MSN, Skype,…) and its tools for writing, reading, audio and video through interactive activities, it is sought to promote autonomy and students involvement on the learning process, The study we present is framed by the new virtual learning environment, focusing the use of instant messassing programs, specially the use of Skype as a tool in a virtual context of collaboration of teaching and learning foreign languages. This research was developed within the project ―Teletandem Brazil: foreign languages for all‖, a context of collaborative and virtual learning of foreign languages, where students from different countries learn a foreign language and help their partners learn their native language (Telles, 2005). This research had the participation of students from Universidade Estadual Paulista (Brazil) and from Università degli Studi di Salerno. Skype gathers the main characteristics necessary for interactions that lead to the development of a collaborative work. Breaking the (old) barriers, it allows teaching and learning through synchronous and mediated communication in a specific time and placing (real or virtual.)Cardoso, Teresa Margarida LoureiroRepositório AbertoMatos, Filipa Andreia Martins2012-03-19T14:23:50Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:27Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:41.480678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandem
title O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandem
spellingShingle O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandem
Matos, Filipa Andreia Martins
Ensino de línguas
Aprendizagem de línguas
Línguas estrangeiras
Novas tecnologias
Recursos educacionais
Skype
Ensino colaborativo
Teaching and learning
Interaction
Collaboration
Teletandem
Foreign languages
title_short O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandem
title_full O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandem
title_fullStr O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandem
title_full_unstemmed O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandem
title_sort O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandem
author Matos, Filipa Andreia Martins
author_facet Matos, Filipa Andreia Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Filipa Andreia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Aprendizagem de línguas
Línguas estrangeiras
Novas tecnologias
Recursos educacionais
Skype
Ensino colaborativo
Teaching and learning
Interaction
Collaboration
Teletandem
Foreign languages
topic Ensino de línguas
Aprendizagem de línguas
Línguas estrangeiras
Novas tecnologias
Recursos educacionais
Skype
Ensino colaborativo
Teaching and learning
Interaction
Collaboration
Teletandem
Foreign languages
description Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-19T14:23:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2087
url http://hdl.handle.net/10400.2/2087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135004728492032