APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26448 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201857-77 |
Resumo: | O presente artigo pretende apresentar a organização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e os instrumentos de regulação para, depois, centrarmos na supervisão enquanto processo de (re)construção de significados, sustentados no feedback descritivo e na reflexão partilhada em que a escrita assume uma função metacognitiva e social. Na Universidade de Évora, a habilitação profissional para docência na Educação Pré-escolar pode ser obtida nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar ou em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em complemento à Licenciatura em Educação Básica. A PES decorre nos dois últimos semestres do curso, em parceria com instituições educativas, sob a supervisão de docentes cooperantes que acolhem os estudantes nas suas salas, e supervisores da universidade. A PES, componente de formação praxiológica, visa ao desenvolvimento de competências sustentadas cientificamente e apoiadas em processos investigativos. |
id |
RCAP_9a7a1df903546f810d74f819c183fbf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26448 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADAEducador de infânciaFormação inicialPrática de ensinoReflexãoSupervisãoO presente artigo pretende apresentar a organização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e os instrumentos de regulação para, depois, centrarmos na supervisão enquanto processo de (re)construção de significados, sustentados no feedback descritivo e na reflexão partilhada em que a escrita assume uma função metacognitiva e social. Na Universidade de Évora, a habilitação profissional para docência na Educação Pré-escolar pode ser obtida nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar ou em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em complemento à Licenciatura em Educação Básica. A PES decorre nos dois últimos semestres do curso, em parceria com instituições educativas, sob a supervisão de docentes cooperantes que acolhem os estudantes nas suas salas, e supervisores da universidade. A PES, componente de formação praxiológica, visa ao desenvolvimento de competências sustentadas cientificamente e apoiadas em processos investigativos.Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação2020-01-16T10:18:52Z2020-01-162018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26448http://hdl.handle.net/10174/26448https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201857-77porFialho, I. & Artur, A. (2018). Aprender a ser educador de infância com a prática de ensino supervisionada. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12 (21), 57-77. [ISSN-e 2179-2534]http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/60571221DPEijfialho@gmail.comaartur@uevora.pt229Fialho, IsabelArtur, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:45.533213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA |
title |
APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA |
spellingShingle |
APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA Fialho, Isabel Educador de infância Formação inicial Prática de ensino Reflexão Supervisão |
title_short |
APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA |
title_full |
APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA |
title_fullStr |
APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA |
title_full_unstemmed |
APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA |
title_sort |
APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA |
author |
Fialho, Isabel |
author_facet |
Fialho, Isabel Artur, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Artur, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Isabel Artur, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador de infância Formação inicial Prática de ensino Reflexão Supervisão |
topic |
Educador de infância Formação inicial Prática de ensino Reflexão Supervisão |
description |
O presente artigo pretende apresentar a organização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e os instrumentos de regulação para, depois, centrarmos na supervisão enquanto processo de (re)construção de significados, sustentados no feedback descritivo e na reflexão partilhada em que a escrita assume uma função metacognitiva e social. Na Universidade de Évora, a habilitação profissional para docência na Educação Pré-escolar pode ser obtida nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar ou em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em complemento à Licenciatura em Educação Básica. A PES decorre nos dois últimos semestres do curso, em parceria com instituições educativas, sob a supervisão de docentes cooperantes que acolhem os estudantes nas suas salas, e supervisores da universidade. A PES, componente de formação praxiológica, visa ao desenvolvimento de competências sustentadas cientificamente e apoiadas em processos investigativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2020-01-16T10:18:52Z 2020-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26448 http://hdl.handle.net/10174/26448 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201857-77 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26448 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201857-77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fialho, I. & Artur, A. (2018). Aprender a ser educador de infância com a prática de ensino supervisionada. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12 (21), 57-77. [ISSN-e 2179-2534] http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/6057 12 21 DPE ijfialho@gmail.com aartur@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136649713549312 |