APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Isabel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Artur, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26448
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201857-77
Resumo: O presente artigo pretende apresentar a organização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e os instrumentos de regulação para, depois, centrarmos na supervisão enquanto processo de (re)construção de significados, sustentados no feedback descritivo e na reflexão partilhada em que a escrita assume uma função metacognitiva e social. Na Universidade de Évora, a habilitação profissional para docência na Educação Pré-escolar pode ser obtida nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar ou em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em complemento à Licenciatura em Educação Básica. A PES decorre nos dois últimos semestres do curso, em parceria com instituições educativas, sob a supervisão de docentes cooperantes que acolhem os estudantes nas suas salas, e supervisores da universidade. A PES, componente de formação praxiológica, visa ao desenvolvimento de competências sustentadas cientificamente e apoiadas em processos investigativos.
id RCAP_9a7a1df903546f810d74f819c183fbf7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADAEducador de infânciaFormação inicialPrática de ensinoReflexãoSupervisãoO presente artigo pretende apresentar a organização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e os instrumentos de regulação para, depois, centrarmos na supervisão enquanto processo de (re)construção de significados, sustentados no feedback descritivo e na reflexão partilhada em que a escrita assume uma função metacognitiva e social. Na Universidade de Évora, a habilitação profissional para docência na Educação Pré-escolar pode ser obtida nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar ou em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em complemento à Licenciatura em Educação Básica. A PES decorre nos dois últimos semestres do curso, em parceria com instituições educativas, sob a supervisão de docentes cooperantes que acolhem os estudantes nas suas salas, e supervisores da universidade. A PES, componente de formação praxiológica, visa ao desenvolvimento de competências sustentadas cientificamente e apoiadas em processos investigativos.Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação2020-01-16T10:18:52Z2020-01-162018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26448http://hdl.handle.net/10174/26448https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201857-77porFialho, I. & Artur, A. (2018). Aprender a ser educador de infância com a prática de ensino supervisionada. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12 (21), 57-77. [ISSN-e 2179-2534]http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/60571221DPEijfialho@gmail.comaartur@uevora.pt229Fialho, IsabelArtur, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:45.533213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
title APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
spellingShingle APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
Fialho, Isabel
Educador de infância
Formação inicial
Prática de ensino
Reflexão
Supervisão
title_short APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
title_full APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
title_fullStr APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
title_full_unstemmed APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
title_sort APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
author Fialho, Isabel
author_facet Fialho, Isabel
Artur, Ana
author_role author
author2 Artur, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Isabel
Artur, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Educador de infância
Formação inicial
Prática de ensino
Reflexão
Supervisão
topic Educador de infância
Formação inicial
Prática de ensino
Reflexão
Supervisão
description O presente artigo pretende apresentar a organização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e os instrumentos de regulação para, depois, centrarmos na supervisão enquanto processo de (re)construção de significados, sustentados no feedback descritivo e na reflexão partilhada em que a escrita assume uma função metacognitiva e social. Na Universidade de Évora, a habilitação profissional para docência na Educação Pré-escolar pode ser obtida nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar ou em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em complemento à Licenciatura em Educação Básica. A PES decorre nos dois últimos semestres do curso, em parceria com instituições educativas, sob a supervisão de docentes cooperantes que acolhem os estudantes nas suas salas, e supervisores da universidade. A PES, componente de formação praxiológica, visa ao desenvolvimento de competências sustentadas cientificamente e apoiadas em processos investigativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2020-01-16T10:18:52Z
2020-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26448
http://hdl.handle.net/10174/26448
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201857-77
url http://hdl.handle.net/10174/26448
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201857-77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fialho, I. & Artur, A. (2018). Aprender a ser educador de infância com a prática de ensino supervisionada. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12 (21), 57-77. [ISSN-e 2179-2534]
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/6057
12
21
DPE
ijfialho@gmail.com
aartur@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136649713549312