Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Renata Sofia Queirós
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14635
Resumo: O presente relatório apresenta-se como a última etapa do processo de formação inicial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme Decreto-Lei nº 79 de 2014 que reconhece o “valor e o impacto da docência na qualidade da educação” e que determina a habilitação profissional para a docência, alegando que o mestrado reforça “a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência” (idem). Este foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplando as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, os construtos teóricos que as sustentaram, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. Deste modo, este documento espelha o professor construtor da sua profissionalidade docente, aquele que se apropriou de saberes profissionais para dar sentido à sua prática. O desenvolvimento destes saberes profissionais sustentou-se no processo cíclico que percorreu as etapas da metodologia de investigação-ação (I-A), observação, planificação, ação e reflexão, e numa perspetiva socioconstrutivista promotora de metodologias ativas de aprendizagem que incentivaram a autonomia e confiança tornando as crianças e os profissionais mais qualificados e valorizados. Realça-se a reflexão que percorreu todo o processo e que permitiu a elaboração deste documento, sendo por isso um ponto fulcral no crescimento pessoal e profissional, tendo estimulado a melhoria da prática, uma vez que “os saberes profissionais dos professores têm uma certa unidade, não se trata de uma unidade teórica ou conceitual, mas pragmática: como as diferentes ferramentas de um artesão, eles fazem parte da mesma caixa de ferramentas, porque o artesão pode precisar deles no exercício de suas atividades” (Tardif, 2000, p. 15).
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