Escrever para aprender estudo do meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Margarida Campos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6185
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais
id RCAP_9a9faad76189acb49dcf4098c63bbded
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrever para aprender estudo do meioEscritaAprendizágemTexto expositivoSequência didáticaPráticas integradorasPortuguêsEstudo do meioWritingLearningExpository textDdactic sequenceIntegrated curriculumPortugueseSciencesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e SociaisNo primeiro ciclo do ensino básico, o professor tem a possibilidade de selecionar uma área de trabalho integradora para a aprendizagem de outros saberes, numa abordagem interdisciplinar e integrada do conhecimento. Por outro lado, na escola, o conhecimento circula partindo da informação escrita dos manuais até às avaliações que apelam ao desempenho escrito dos alunos, sem que, contudo, se promova um ensino explícito da escrita e se incentive a construção e a partilha de conhecimento a partir da escrita. Com base na avaliação diagnóstica da turma a professora-investigadora identificou dificuldades da maioria dos alunos na produção escrita de textos. Assim, tornou-se pertinente trabalhar sobre textos expositivos relacionados com conteúdos de Estudo do Meio, pela frequência com que apareciam nas provas finais, entretanto extintas. Este foi o ponto de partida para o presente estudo qualitativo de investigação-ação. Foram solicitadas produções textuais iniciais e finais às três turmas do 4.º ano da escola. Na turma da professora-investigadora foram implementadas três sequências de atividades, integrando a produção do texto expositivo e a aquisição de conteúdos de Estudo do Meio, numa perspetiva de escrever para aprender. A qualidade da produção textual foi avaliada nas categorias mecanismos de destaque, conteúdos, coesão e coerência e processo de escrita. Os textos da turma intervencionada, por comparação com os das restantes, foram os que mais significativamente melhoraram em todas as categorias, aspeto tanto mais relevante quanto se tratava da turma com pior desempenho escolar, o que sugere que a intervenção pedagógica foi vantajosa, tendo ocorrido melhoria da qualidade da produção textual e maior aquisição de conhecimentos em Estudo do Meio.ABSTRACT At primary school, the cross-curricular teaching has is most privileged environment and one option is doing it through science contents. At school, students get knowledge from written information in manuals and are evaluated by written tests, but it isn´t common the expliciting of writing and the writing-to-learn approach. The motivation for the present study came from the writing difficulties found at the diagnostic evaluation of the fourth-grade class of the investigator. This problem needed an urgent intervention since students would have final national exams. It was initiated an action research with the implementation of didactic sequences to integrate expository text production and the acquisition of science contents, in a writing-to-learn perspective. Three fourth-grade classes were asked an initial and final text production. In-between, three didactic sequences were implemented in the group of the investigator. The quality of text production was assessed in the categories of highlighting features, contents, cohesion and coherence and writing process. The text production of the intervention class improved significantly in all categories. The fact that this positive development only ocurred in this class, which had the worse school marks, suggests that the intervention was beneficial. The students produced texts of a better quality and had greater acquisition of science topics.Almeida, AntónioSilva, EncarnaçãoRCIPLMartins, Ana Margarida Campos2016-05-12T15:40:32Z2016-052016-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6185TID:201324687porMartins, A. M. C.. (2015). Escrever para aprender estudo do meio [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:50:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:22.085667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrever para aprender estudo do meio
title Escrever para aprender estudo do meio
spellingShingle Escrever para aprender estudo do meio
Martins, Ana Margarida Campos
Escrita
Aprendizágem
Texto expositivo
Sequência didática
Práticas integradoras
Português
Estudo do meio
Writing
Learning
Expository text
Ddactic sequence
Integrated curriculum
Portuguese
Sciences
title_short Escrever para aprender estudo do meio
title_full Escrever para aprender estudo do meio
title_fullStr Escrever para aprender estudo do meio
title_full_unstemmed Escrever para aprender estudo do meio
title_sort Escrever para aprender estudo do meio
author Martins, Ana Margarida Campos
author_facet Martins, Ana Margarida Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
Silva, Encarnação
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Margarida Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Aprendizágem
Texto expositivo
Sequência didática
Práticas integradoras
Português
Estudo do meio
Writing
Learning
Expository text
Ddactic sequence
Integrated curriculum
Portuguese
Sciences
topic Escrita
Aprendizágem
Texto expositivo
Sequência didática
Práticas integradoras
Português
Estudo do meio
Writing
Learning
Expository text
Ddactic sequence
Integrated curriculum
Portuguese
Sciences
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-12T15:40:32Z
2016-05
2016-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6185
TID:201324687
url http://hdl.handle.net/10400.21/6185
identifier_str_mv TID:201324687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, A. M. C.. (2015). Escrever para aprender estudo do meio [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133412076814336