Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Inês Teixeira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11579
Resumo: O presente relatório diz respeito ao estágio realizado no ano letivo de 2020/2021, e está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Documenta todo o trabalho realizado enquanto professora estagiária e expõe uma reflexão critica a todo este processo. A prática de ensino supervisionada constituiu-se como uma oportunidade de fundamentar e colocar em prática, em contexto real de ensino, todos os conhecimentos adquiridos até ao momento. O processo decorreu na Escola Básica de Lamaçães, com o Núcleo de Estágio (NE) composto por três elementos: Diana Gomes, Raul Sousa e Inês Araújo. O NE contou com a orientação do professor Jorge Soares, do professor Vicente João e do Orientador Cooperante de Estágio (OCE), Anabela Lopes. Neste contexto, a responsabilidade da turma 8º5 foi atribuída ao professor estagiário. O presente documento encontra-se organizado e estruturado por sete capítulos, a saber: “Introdução”; “Enquadramento Biográfico”; “Enquadramento Teórico”; “Contextualização”; “Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem”, “Tarefas de Relação Escola-Meio” e “Reflexões Finais”. Uma breve aprendizagem, torna-se num importante alicerce quando vivida com entusiasmo. Este conjunto de pessoas e instituição escolar proporcionaram as ferramentas necessárias e competências bastantes para um futuro promissor.
id RCAP_9af83823e20c9b69084c88f20d65a034
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)Estágio pedagógicoProfessorO presente relatório diz respeito ao estágio realizado no ano letivo de 2020/2021, e está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Documenta todo o trabalho realizado enquanto professora estagiária e expõe uma reflexão critica a todo este processo. A prática de ensino supervisionada constituiu-se como uma oportunidade de fundamentar e colocar em prática, em contexto real de ensino, todos os conhecimentos adquiridos até ao momento. O processo decorreu na Escola Básica de Lamaçães, com o Núcleo de Estágio (NE) composto por três elementos: Diana Gomes, Raul Sousa e Inês Araújo. O NE contou com a orientação do professor Jorge Soares, do professor Vicente João e do Orientador Cooperante de Estágio (OCE), Anabela Lopes. Neste contexto, a responsabilidade da turma 8º5 foi atribuída ao professor estagiário. O presente documento encontra-se organizado e estruturado por sete capítulos, a saber: “Introdução”; “Enquadramento Biográfico”; “Enquadramento Teórico”; “Contextualização”; “Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem”, “Tarefas de Relação Escola-Meio” e “Reflexões Finais”. Uma breve aprendizagem, torna-se num importante alicerce quando vivida com entusiasmo. Este conjunto de pessoas e instituição escolar proporcionaram as ferramentas necessárias e competências bastantes para um futuro promissor.The present document concerns the internship, completed as part of my curricular modules, and integrated in the second academic year of Physical Education in elementary and secondary education, in Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). The document presents the work accomplished during that year of teaching, as well as a critical reflexion of the entire procedure. The practice of supervised education was an opportunity to put into action, in a real- life context, all the theorical knowledge acquired up until that point. The internship took place in Escola Básica de Lamaçães and followed the class of 8º5 throughout the academic year. The students who participated in this exchange were Diana Gomes, Raul Sousa and Inês Araújo. The students leaned on the support from their tutors Jorge Soares, Vicente João and Anabela Lopes who gave them the necessary tools and skills for a promising future. The present document is structured into seven chapters: introduction, biological framework, theorical framework, context, teaching and learning management, school related tasks, and conclusion. A short learning becomes an important foundation when lived with passion. This group of people and school institution provided the necessary tools and skills for a promising future.2023-05-25T13:56:38Z2023-01-04T00:00:00Z2023-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11579porAraújo, Inês Teixeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:52.615628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
title Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
spellingShingle Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
Araújo, Inês Teixeira de
Estágio pedagógico
Professor
title_short Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
title_full Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
title_fullStr Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
title_full_unstemmed Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
title_sort Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
author Araújo, Inês Teixeira de
author_facet Araújo, Inês Teixeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Inês Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Professor
topic Estágio pedagógico
Professor
description O presente relatório diz respeito ao estágio realizado no ano letivo de 2020/2021, e está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Documenta todo o trabalho realizado enquanto professora estagiária e expõe uma reflexão critica a todo este processo. A prática de ensino supervisionada constituiu-se como uma oportunidade de fundamentar e colocar em prática, em contexto real de ensino, todos os conhecimentos adquiridos até ao momento. O processo decorreu na Escola Básica de Lamaçães, com o Núcleo de Estágio (NE) composto por três elementos: Diana Gomes, Raul Sousa e Inês Araújo. O NE contou com a orientação do professor Jorge Soares, do professor Vicente João e do Orientador Cooperante de Estágio (OCE), Anabela Lopes. Neste contexto, a responsabilidade da turma 8º5 foi atribuída ao professor estagiário. O presente documento encontra-se organizado e estruturado por sete capítulos, a saber: “Introdução”; “Enquadramento Biográfico”; “Enquadramento Teórico”; “Contextualização”; “Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem”, “Tarefas de Relação Escola-Meio” e “Reflexões Finais”. Uma breve aprendizagem, torna-se num importante alicerce quando vivida com entusiasmo. Este conjunto de pessoas e instituição escolar proporcionaram as ferramentas necessárias e competências bastantes para um futuro promissor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-25T13:56:38Z
2023-01-04T00:00:00Z
2023-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11579
url http://hdl.handle.net/10348/11579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137145981501440