Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11579 |
Resumo: | O presente relatório diz respeito ao estágio realizado no ano letivo de 2020/2021, e está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Documenta todo o trabalho realizado enquanto professora estagiária e expõe uma reflexão critica a todo este processo. A prática de ensino supervisionada constituiu-se como uma oportunidade de fundamentar e colocar em prática, em contexto real de ensino, todos os conhecimentos adquiridos até ao momento. O processo decorreu na Escola Básica de Lamaçães, com o Núcleo de Estágio (NE) composto por três elementos: Diana Gomes, Raul Sousa e Inês Araújo. O NE contou com a orientação do professor Jorge Soares, do professor Vicente João e do Orientador Cooperante de Estágio (OCE), Anabela Lopes. Neste contexto, a responsabilidade da turma 8º5 foi atribuída ao professor estagiário. O presente documento encontra-se organizado e estruturado por sete capítulos, a saber: “Introdução”; “Enquadramento Biográfico”; “Enquadramento Teórico”; “Contextualização”; “Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem”, “Tarefas de Relação Escola-Meio” e “Reflexões Finais”. Uma breve aprendizagem, torna-se num importante alicerce quando vivida com entusiasmo. Este conjunto de pessoas e instituição escolar proporcionaram as ferramentas necessárias e competências bastantes para um futuro promissor. |
id |
RCAP_9af83823e20c9b69084c88f20d65a034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11579 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES)Estágio pedagógicoProfessorO presente relatório diz respeito ao estágio realizado no ano letivo de 2020/2021, e está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Documenta todo o trabalho realizado enquanto professora estagiária e expõe uma reflexão critica a todo este processo. A prática de ensino supervisionada constituiu-se como uma oportunidade de fundamentar e colocar em prática, em contexto real de ensino, todos os conhecimentos adquiridos até ao momento. O processo decorreu na Escola Básica de Lamaçães, com o Núcleo de Estágio (NE) composto por três elementos: Diana Gomes, Raul Sousa e Inês Araújo. O NE contou com a orientação do professor Jorge Soares, do professor Vicente João e do Orientador Cooperante de Estágio (OCE), Anabela Lopes. Neste contexto, a responsabilidade da turma 8º5 foi atribuída ao professor estagiário. O presente documento encontra-se organizado e estruturado por sete capítulos, a saber: “Introdução”; “Enquadramento Biográfico”; “Enquadramento Teórico”; “Contextualização”; “Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem”, “Tarefas de Relação Escola-Meio” e “Reflexões Finais”. Uma breve aprendizagem, torna-se num importante alicerce quando vivida com entusiasmo. Este conjunto de pessoas e instituição escolar proporcionaram as ferramentas necessárias e competências bastantes para um futuro promissor.The present document concerns the internship, completed as part of my curricular modules, and integrated in the second academic year of Physical Education in elementary and secondary education, in Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). The document presents the work accomplished during that year of teaching, as well as a critical reflexion of the entire procedure. The practice of supervised education was an opportunity to put into action, in a real- life context, all the theorical knowledge acquired up until that point. The internship took place in Escola Básica de Lamaçães and followed the class of 8º5 throughout the academic year. The students who participated in this exchange were Diana Gomes, Raul Sousa and Inês Araújo. The students leaned on the support from their tutors Jorge Soares, Vicente João and Anabela Lopes who gave them the necessary tools and skills for a promising future. The present document is structured into seven chapters: introduction, biological framework, theorical framework, context, teaching and learning management, school related tasks, and conclusion. A short learning becomes an important foundation when lived with passion. This group of people and school institution provided the necessary tools and skills for a promising future.2023-05-25T13:56:38Z2023-01-04T00:00:00Z2023-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11579porAraújo, Inês Teixeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:52.615628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
title |
Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
spellingShingle |
Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES) Araújo, Inês Teixeira de Estágio pedagógico Professor |
title_short |
Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
title_full |
Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
title_fullStr |
Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
title_sort |
Relatório de estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
author |
Araújo, Inês Teixeira de |
author_facet |
Araújo, Inês Teixeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Inês Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Professor |
topic |
Estágio pedagógico Professor |
description |
O presente relatório diz respeito ao estágio realizado no ano letivo de 2020/2021, e está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Documenta todo o trabalho realizado enquanto professora estagiária e expõe uma reflexão critica a todo este processo. A prática de ensino supervisionada constituiu-se como uma oportunidade de fundamentar e colocar em prática, em contexto real de ensino, todos os conhecimentos adquiridos até ao momento. O processo decorreu na Escola Básica de Lamaçães, com o Núcleo de Estágio (NE) composto por três elementos: Diana Gomes, Raul Sousa e Inês Araújo. O NE contou com a orientação do professor Jorge Soares, do professor Vicente João e do Orientador Cooperante de Estágio (OCE), Anabela Lopes. Neste contexto, a responsabilidade da turma 8º5 foi atribuída ao professor estagiário. O presente documento encontra-se organizado e estruturado por sete capítulos, a saber: “Introdução”; “Enquadramento Biográfico”; “Enquadramento Teórico”; “Contextualização”; “Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem”, “Tarefas de Relação Escola-Meio” e “Reflexões Finais”. Uma breve aprendizagem, torna-se num importante alicerce quando vivida com entusiasmo. Este conjunto de pessoas e instituição escolar proporcionaram as ferramentas necessárias e competências bastantes para um futuro promissor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-25T13:56:38Z 2023-01-04T00:00:00Z 2023-01-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11579 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137145981501440 |