Análise das Concepções dos Estagiários e Orientadores sobre o Processo da Supervisão do Estágio Pedagógico em Educação Física - Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cristina Maria Dias
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/613
Resumo: O estudo de caso que apresentamos tem por tema a Supervisão da prática pedagógica. Aborda o Estágio pedagógico em Educação Física, envolve Orientadores das escolas e Estagiários e incide sobre as concepções destes acerca dos comportamentos e funções dos Orientadores no processo da orientação de Estágio. Representando o Estágio pedagógico o último ano da formação inicial dos professores e ao mesmo tempo o primeiro ano em que experimentam a profissão de professores, quanto melhor compreendermos a influência que este processo tem na formação dos Estagiários, melhor se poderá responder às necessidades de uma formação com qualidade. Este processo de interacção entre Orientadores e Estagiários provoca contínuas alterações de comportamentos quer nos primeiros quer nos segundos, produzindo um encadeamento de sucessos e de insucessos que vão contribuir para o objectivo final – saber ensinar. É fundamental que todos interiorizem que aspectos de reflexão, auto e hetero-avaliação são indispensáveis a um bom Desempenho Profissional durante toda a vida. Neste sentido, analisámos, em primeiro lugar, as opiniões reveladas em questionário de 26 Estagiários do ano lectivo de 2008/2009 acerca dos aspectos e comportamento dos seus Orientadores que os marcaram mais, aspectos positivos, negativos bem como possíveis sugestões de melhoria; estudámos também as opiniões de 27 Orientadores de Estágio referentes ao mesmo ano lectivo, relativamente às funções da Supervisão da prática pedagógica; por fim, realizámos um terceiro e pequeno estudo o qual procurou abordar as perspectivas iniciais de um núcleo de Estágio (2009/2010) constituído por 3 elementos da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Os instrumentos utilizados para a recolha de informações foram a bibliografia existente e vários questionários respondidos por Estagiários, Orientadores das diferentes escolas envolvidas neste processo e da UTAD.
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