Contributos educativos do envolvimento de alunos do 12º ano numa iniciativa de ativismo coletivo sobre 'imunidade e controlo de doenças'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Adriana Cristina Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52196
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_9b052f676c2363c9f789dc18b1c4a248
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52196
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos educativos do envolvimento de alunos do 12º ano numa iniciativa de ativismo coletivo sobre 'imunidade e controlo de doenças'Educação em ciênciasActivismoCidadaniaSistema imunitárioRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório descreve uma investigação realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito da unidade curricular Iniciação à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia. Seguindo a abordagem qualitativa e o paradigma interpretativo, o estudo relata o trabalho desenvolvido na disciplina de Biologia com uma turma de 28 alunos do 12.º ano. O objetivo central foi analisar os contributos educativos de uma iniciativa de ativismo coletivo realizada por meio da preparação de uma exposição científica sobre ‘imunidade e controlo de doenças’, focada no tema ‘desequilíbrios e doenças’. Aferiram-se assim as competências desenvolvidas pelos alunos, as dificuldades que sentiram e a apreciação geral dos participantes. A prática de ativismo realizada teve por base o trabalho de projeto e a perspetiva construtivista da aprendizagem, que motivaram os jovens a explorar o tema de forma autónoma, com ajuda do docente. Assim, a turma explorou relatos verídicos, identificou problemas, pesquisou e selecionou informação, trabalhou em grupo, discutiu ideias, propôs soluções e recorreu às TIC para construir materiais a integrar numa exposição virtual. Posteriormente, divulgou e apresentou a iniciativa à comunidade via internet, sensibilizando os visitantes para o tema, incentivando-os à mudança de perspetivas e comportamentos e envolvendo-os em discussões científicas nos fóruns online. Os dados obtidos, através de inquéritos, observação de aulas e análise documental, apontam múltiplos contributos educativos. Além de desenvolverem competências de ativismo, pesquisa e seleção de informação, saber científico e tecnológico, cooperação, criatividade e de se tornarem mais críticos, responsáveis e autónomos perante os novos desafios, os alunos compreenderam os conteúdos temáticos e realizaram aprendizagens significativas, úteis à sua vida e formação enquanto cidadãos do século XXI. No entanto, sentiram dificuldades ao nível da colaboração, pesquisa e gestão do projeto, embora tivessem revelado um excelente desempenho e atitudes positivas durante a intervenção. No geral, acharam a estratégia uma forma única, motivadora e desafiante de aprender e, à semelhança dos visitantes, concordaram que a exposição teve o impacto pretendido, foi uma boa estratégia de ativismo e beneficiou do uso das TIC para a sua construção.The present report describes the investigation performed during Supervised Teaching Practice, within the curricular unit of Initiation to the Professional Practice IV, of the MA degree in Teaching of Biology and Geology. Following the qualitative approach and the interpretive paradigm, this study describes the work developed on the subject of Biology with a 12th grade class of 28 students. The main goal was to analyse the educational contribution of a collective activism initiative, performed through the construction of a scientific exhibition about ‘immunity and disease control’, focused on ‘imbalances and diseases’. Thus, the skills developed by the students were accessed, as well as the difficulties experienced and the participants’ general appreciation of the project. The activity was based on the work project and the constructivist perspective of learning, which encouraged the students to explore the theme autonomously, with the teacher’s support. Hence, the class analysed factual reports, identified problems, researched and selected information, practiced group work, debated ideas, proposed solutions and used ICT to create materials for integration on a virtual exhibition. Afterwards, the initiative was divulged and presented to the public through the internet, sensitizing visitors to the topic, encouraging change of perspectives and behaviours, and involving them in scientific discussion in online forums. The data acquired through surveys, class observation and document analysis, suggests multiple educational contributions. The students developed various skills, namely of activism, search and selection of information, scientific and technologic knowledge, cooperation, creativity, criticism, responsibility and autonomy in the face of new challenges. Besides that, they understood the thematic contents and made significant learning, useful for their life and formation as citizens of the 21st Century. Although some difficulties were felt by the students, in terms of collaboration, research and project management, they revealed an excellent performance and positive attitudes during the intervention. In general, they found the strategy to be a unique, motivating and challenging way to learn and they agreed, as well as the visitors, that the exhibition not only had the intended impact but was also a good activism strategy and benefited from the use of ICT for its construction.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaAgostinho, Adriana Cristina Martins2022-04-05T15:01:45Z20202020-12-022020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:21.751367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos educativos do envolvimento de alunos do 12º ano numa iniciativa de ativismo coletivo sobre 'imunidade e controlo de doenças'
title Contributos educativos do envolvimento de alunos do 12º ano numa iniciativa de ativismo coletivo sobre 'imunidade e controlo de doenças'
spellingShingle Contributos educativos do envolvimento de alunos do 12º ano numa iniciativa de ativismo coletivo sobre 'imunidade e controlo de doenças'
Agostinho, Adriana Cristina Martins
Educação em ciências
Activismo
Cidadania
Sistema imunitário
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contributos educativos do envolvimento de alunos do 12º ano numa iniciativa de ativismo coletivo sobre 'imunidade e controlo de doenças'
title_full Contributos educativos do envolvimento de alunos do 12º ano numa iniciativa de ativismo coletivo sobre 'imunidade e controlo de doenças'
title_fullStr Contributos educativos do envolvimento de alunos do 12º ano numa iniciativa de ativismo coletivo sobre 'imunidade e controlo de doenças'
title_full_unstemmed Contributos educativos do envolvimento de alunos do 12º ano numa iniciativa de ativismo coletivo sobre 'imunidade e controlo de doenças'
title_sort Contributos educativos do envolvimento de alunos do 12º ano numa iniciativa de ativismo coletivo sobre 'imunidade e controlo de doenças'
author Agostinho, Adriana Cristina Martins
author_facet Agostinho, Adriana Cristina Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Adriana Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Activismo
Cidadania
Sistema imunitário
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação em ciências
Activismo
Cidadania
Sistema imunitário
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-02
2020-01-01T00:00:00Z
2022-04-05T15:01:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52196
url http://hdl.handle.net/10451/52196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134584358567936