O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira, Pedro da Cunha Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5196
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_e9245dfb23737d8ab9112b554131f042
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5196
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatísticaCálculo estatísticoAprendizagem da estatísticaRaciocínio matemáticoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2011O presente estudo realizou-se numa turma de 7.º ano, num período correspondente a dez aulas, no âmbito da leccionação da unidade Organização e Tratamento de Dados. Teve por objectivo principal descrever e compreender a aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados com recurso à Folha de Cálculo. Para recolha de dados, recorri à observação de aulas, com registo áudio e a escrita de um diário de bordo, e à recolha documental. Foram estudados com maior profundidade dois pares de alunos da turma. A metodologia adoptada para trabalhar a Estatística com recurso à Folha de Cálculo, em sala de aula, passou pela resolução de tarefas de aplicação directa e exploratórias. O estudo realizado permitiu concluir que o recurso à Folha de Cálculo para a realização de tarefas de Estatística contribui para a aprendizagem dos alunos, na medida em que a construção de gráficos, a validação das suas conjecturas, a construção de tabelas e o teste da robustez das medidas de tendência central os auxiliou na resolução das tarefas, diminuindo a ocorrência de alguns erros e promovendo o espírito crítico dos alunos. Este estudo revela que a aposta no uso das Novas Tecnologias no actual sistema de ensino é o caminho a percorrer rumo a uma aprendizagem motivadora que envolve os alunos.El presente estudio se realizó en un grupo de 7.º año, en un período de tiempo correspondiente a diez aulas, en el contexto de la enseñanza de la Unidad Organización y Tratamiento de los Datos con recurso a la Hoja de Cálculo. Para la recogida de datos, recurrí a la observación en el aula, a grabaciones de audio de las aulas y a la escritura de un diario del profesor y recopilación de documentos. Han sido estudiados en mayor profundidad dos parejas de alumnos de este grupo. La metodología adoptada para trabajar la Estadística con recurso a la Hoja de Cálculo, en clase, pasó por la resolución de tareas de aplicación directa y exploratorias. El estudio realizado permitió concluir que el recurso a la Hoja de Cálculo para la realización de tareas de Estadística contribuye para el aprendizaje de los alumnos, puesto que la construcción de gráficos, la validación de sus conjeturas, la construcción de tablas y la prueba de la robustez de las medidas de tendencia central los ayudó en la resolución de las tareas, disminuyendo la ocurrencia de algunos errores y promoviendo el pensamiento crítico del alumno. Este estudio revela que el foco en el uso de las nuevas tecnologías en el sistema educativo actual es el camino a seguir hacia un aprendizaje motivador que compromete a los estudiantes.Santos, Leonor, 1949-Albuquerque, CarlosRepositório da Universidade de LisboaVideira, Pedro da Cunha Lopes2012-02-08T12:19:32Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:39.880565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística
title O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística
spellingShingle O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística
Videira, Pedro da Cunha Lopes
Cálculo estatístico
Aprendizagem da estatística
Raciocínio matemático
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística
title_full O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística
title_fullStr O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística
title_full_unstemmed O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística
title_sort O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística
author Videira, Pedro da Cunha Lopes
author_facet Videira, Pedro da Cunha Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor, 1949-
Albuquerque, Carlos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Videira, Pedro da Cunha Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo estatístico
Aprendizagem da estatística
Raciocínio matemático
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Cálculo estatístico
Aprendizagem da estatística
Raciocínio matemático
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-08T12:19:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5196
url http://hdl.handle.net/10451/5196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134194866061312