Earnings management: o caso da hotelaria em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15458 |
Resumo: | A adoção de práticas de earnings management por parte das empresas é uma verdade generalizada e transversal a vários sectores e nações. A falta de estudos empíricos de aplicação ao sector da hotelaria, torna pertinente a investigação deste fenómeno. Tendo como base o contexto do sector hoteleiro português, para o período entre 2006 e 2013, procurou-se compreender se, de facto, as empresas deste sector incorrem em práticas de earnings management para apresentar determinado resultado contabilístico e também apresentar as possíveis motivações. Neste sentido e de forma a obter resultados com a máxima aproximação à realidade, optou-se por utilizar duas metodologias distintas, e a partir das quais, foram formulados dois modelos de estimação. Os resultados obtidos permitem comprovar a premissa de que as empresas do sector hoteleiro português incorrem em práticas de earnings management e as principais motivações advém do endividamento, da rendibilidade dos ativos e da dimensão das empresas. |
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Earnings management: o caso da hotelaria em PortugalGestão e planeamento em turismoGestão hoteleira - PortugalGestão financeira - HotelariaA adoção de práticas de earnings management por parte das empresas é uma verdade generalizada e transversal a vários sectores e nações. A falta de estudos empíricos de aplicação ao sector da hotelaria, torna pertinente a investigação deste fenómeno. Tendo como base o contexto do sector hoteleiro português, para o período entre 2006 e 2013, procurou-se compreender se, de facto, as empresas deste sector incorrem em práticas de earnings management para apresentar determinado resultado contabilístico e também apresentar as possíveis motivações. Neste sentido e de forma a obter resultados com a máxima aproximação à realidade, optou-se por utilizar duas metodologias distintas, e a partir das quais, foram formulados dois modelos de estimação. Os resultados obtidos permitem comprovar a premissa de que as empresas do sector hoteleiro português incorrem em práticas de earnings management e as principais motivações advém do endividamento, da rendibilidade dos ativos e da dimensão das empresas.The adoption of earnings management practices by firms is a widespread phenomenon and cuts across various sectors and nations. The lack of empirical studies with application to the hospitality industry makes it pertinent to investigate this phenomenon. Based on the context of the Portuguese hotel sector for the period between 2006 and 2013, this work sought to understand whether in fact, firms of this sector incur in such practices to provide specific accounting results and also demonstrate the possible motivations behind them. In order to obtain results close to reality, two different methodologies were used, and from which, two estimation models were formulated. The results obtained prove the premise that firms in the Portuguese hotel sector incur in practices of earnings management and the main motivations behind them are debt, return on assets and the size of firms.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:53Z2014-12-15T00:00:00Z2014-12-152016-12-08T19:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15458TID:201567059porCampos,António Miguel Santos Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:35Zoai:ria.ua.pt:10773/15458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:50.166932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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