Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1481
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação.
id RCAP_9bb6264f453b8431d411f7ec28380fda
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1481
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolarContextos de desenvolvimentoEducação pré-escolarEducação familiarIntervenção precoceDevelopment contextsPre-school education;Family educationEarly educational interventionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação.Este trabalho de dissertação aborda a problemática dos contextos de desenvolvimento na infância, destacando a relevância dos contextos familiar e pré-escolar. Assumindo uma perspetiva ecológico-desenvolvimentista, procedemos, no enquadramento teórico, a uma revisão da literatura que permite destacar o interesse crescente por uma intervenção precoce e por um enriquecimento das atividades educativas na idade pré-escolar. Em fase de expansão no contexto angolano, a educação pré-escolar serve objetivos de amplo recorte, erigindo-se como uma etapa inicial de um processo de formação ao longo da vida. Os educadores figuram como agentes de mudança que têm de estabelecer parcerias com as famílias de forma a potenciar apoio social e esclarecimento pedagógico aos pais, no âmbito de uma perspetiva que pode ser entendida como propulsora do desenvolvimento comunitário, Para realizar um estudo exploratório dos contextos familiar e pré-escolar das crianças angolanas de idades compreendidas, entre os três e cinco anos, procedeu-se a um inquérito, por meio de entrevista, junto de uma amostra de pais, educadores e crianças de um jardim de infância da zona suburbana da cidade do Huambo. A análise descritiva dos dados dos inquéritos, ainda que limitativa, torna relevante, como subsídio empírico, a pertinência da pesquisa, ao salientar a necessidade do reforço de parcerias entre as famílias e a instituição pré-escolar, de forma a potenciar melhores condições de desenvolvimento e intervenção precoce junto das crianças.This dissertation addresses the issue of development contexts in childhood, highlighting the importance of family and pre-school settings. Assuming an ecological and evolutionary perspective, we proceed in the theoretical framework to a review of literature that allows highlight the growing interest in early intervention and enrichment of the education in preschool. In the expansion phase of the Angolan context, preschool education serves wide cut goals if erecting as an initial step in the training process throughout life. Educators appear as change agents who have to establish partnerships with families in order to enhance social support and pedagogical explanation to parents, within a perspective that can be understood for a driving community development. In order to conduct an exploratory study of family and preschool contexts of Angolan children in preschool age, an investigation was carried out through interviews with a sample of parents, educators and children of kindergarten of suburban area of the city of Huambo. The descriptive analysis of the survey data, although restrictive, makes relevant the pertinence of the research, emphasizing the need to strengthen partnerships between the family and pre-school institution in order to foster better development and stimulating conditions for children in the pre-school age.Orientação: Prof. Doutora Maria das Dores Formosinho e Mestre Olívia de Carvalho.Universidade Portucalense2016-03-31T10:36:21Z2016-03-312016-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMarques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481.http://hdl.handle.net/11328/1481Marques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481.http://hdl.handle.net/11328/1481TID:201209918porCota: TMES 30Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:04:54Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:10.996560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar
title Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar
spellingShingle Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar
Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda
Contextos de desenvolvimento
Educação pré-escolar
Educação familiar
Intervenção precoce
Development contexts
Pre-school education;
Family education
Early educational intervention
title_short Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar
title_full Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar
title_fullStr Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar
title_full_unstemmed Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar
title_sort Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar
author Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda
author_facet Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda
dc.subject.por.fl_str_mv Contextos de desenvolvimento
Educação pré-escolar
Educação familiar
Intervenção precoce
Development contexts
Pre-school education;
Family education
Early educational intervention
topic Contextos de desenvolvimento
Educação pré-escolar
Educação familiar
Intervenção precoce
Development contexts
Pre-school education;
Family education
Early educational intervention
description Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31T10:36:21Z
2016-03-31
2016-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Marques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481.
http://hdl.handle.net/11328/1481
Marques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481.
http://hdl.handle.net/11328/1481
TID:201209918
identifier_str_mv Marques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481.
TID:201209918
url http://hdl.handle.net/11328/1481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMES 30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134951463976960