Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1481 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. |
id |
RCAP_9bb6264f453b8431d411f7ec28380fda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/1481 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolarContextos de desenvolvimentoEducação pré-escolarEducação familiarIntervenção precoceDevelopment contextsPre-school education;Family educationEarly educational interventionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação.Este trabalho de dissertação aborda a problemática dos contextos de desenvolvimento na infância, destacando a relevância dos contextos familiar e pré-escolar. Assumindo uma perspetiva ecológico-desenvolvimentista, procedemos, no enquadramento teórico, a uma revisão da literatura que permite destacar o interesse crescente por uma intervenção precoce e por um enriquecimento das atividades educativas na idade pré-escolar. Em fase de expansão no contexto angolano, a educação pré-escolar serve objetivos de amplo recorte, erigindo-se como uma etapa inicial de um processo de formação ao longo da vida. Os educadores figuram como agentes de mudança que têm de estabelecer parcerias com as famílias de forma a potenciar apoio social e esclarecimento pedagógico aos pais, no âmbito de uma perspetiva que pode ser entendida como propulsora do desenvolvimento comunitário, Para realizar um estudo exploratório dos contextos familiar e pré-escolar das crianças angolanas de idades compreendidas, entre os três e cinco anos, procedeu-se a um inquérito, por meio de entrevista, junto de uma amostra de pais, educadores e crianças de um jardim de infância da zona suburbana da cidade do Huambo. A análise descritiva dos dados dos inquéritos, ainda que limitativa, torna relevante, como subsídio empírico, a pertinência da pesquisa, ao salientar a necessidade do reforço de parcerias entre as famílias e a instituição pré-escolar, de forma a potenciar melhores condições de desenvolvimento e intervenção precoce junto das crianças.This dissertation addresses the issue of development contexts in childhood, highlighting the importance of family and pre-school settings. Assuming an ecological and evolutionary perspective, we proceed in the theoretical framework to a review of literature that allows highlight the growing interest in early intervention and enrichment of the education in preschool. In the expansion phase of the Angolan context, preschool education serves wide cut goals if erecting as an initial step in the training process throughout life. Educators appear as change agents who have to establish partnerships with families in order to enhance social support and pedagogical explanation to parents, within a perspective that can be understood for a driving community development. In order to conduct an exploratory study of family and preschool contexts of Angolan children in preschool age, an investigation was carried out through interviews with a sample of parents, educators and children of kindergarten of suburban area of the city of Huambo. The descriptive analysis of the survey data, although restrictive, makes relevant the pertinence of the research, emphasizing the need to strengthen partnerships between the family and pre-school institution in order to foster better development and stimulating conditions for children in the pre-school age.Orientação: Prof. Doutora Maria das Dores Formosinho e Mestre Olívia de Carvalho.Universidade Portucalense2016-03-31T10:36:21Z2016-03-312016-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMarques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481.http://hdl.handle.net/11328/1481Marques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481.http://hdl.handle.net/11328/1481TID:201209918porCota: TMES 30Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:04:54Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:10.996560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar |
title |
Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar |
spellingShingle |
Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda Contextos de desenvolvimento Educação pré-escolar Educação familiar Intervenção precoce Development contexts Pre-school education; Family education Early educational intervention |
title_short |
Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar |
title_full |
Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar |
title_fullStr |
Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar |
title_sort |
Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar |
author |
Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda |
author_facet |
Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextos de desenvolvimento Educação pré-escolar Educação familiar Intervenção precoce Development contexts Pre-school education; Family education Early educational intervention |
topic |
Contextos de desenvolvimento Educação pré-escolar Educação familiar Intervenção precoce Development contexts Pre-school education; Family education Early educational intervention |
description |
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-31T10:36:21Z 2016-03-31 2016-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Marques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481. http://hdl.handle.net/11328/1481 Marques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481. http://hdl.handle.net/11328/1481 TID:201209918 |
identifier_str_mv |
Marques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481. TID:201209918 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMES 30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134951463976960 |