Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9485 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_99a8a546dfeca168c324c046a495d4a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9485 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticasQualidade dos contextos educativosDesenvolvimento linguísticoLiteracia emergentePráticas de literacia familiarEducação pré-escolarQuality of educational contextsLinguistic developmentEmergent literacyFamily literacy practicesEarly childhood educationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo ilustrar, analisar, fundamentar e avaliar refletidamente o trabalho realizado durante a minha Prática Profissional Supervisionada II (PPS). Este trabalho apresenta uma análise reflexiva do trabalho elaborado durante a PPS II. Há um corpo de conhecimento que ilustra a correlação entre a qualidade dos contextos educativos e dos contextos familiares e o desenvolvimento das crianças. Do contexto de prática emergiu o interesse para investigação da relação entre os contextos das crianças (seio familiar e jardim-de-infância) e a apetência para frequentar as áreas da leitura e da escrita e o desenvolvimento das suas competências de linguagem e de literacia. Foi realizada uma investigação de natureza mista, com recurso à observação do contexto educativo e à aplicação de uma escala de observação da qualidade do contexto de sala de aula, de um teste de avaliação da consciência Fonológica (Vale, 2011), do teste do nome das letras e um questionário aos pais. Para o estudo mais focado na relação entre os contextos e o desenvolvimento de competências foram selecionadas doze crianças – as seis que frequentavam mais as áreas de leitura e escrita e as seis que frequentavam menos essas áreas. Cruzei os dados recolhidos com o referencial teórico. Os principais resultados obtidos sugerem que o interesse que as crianças demonstram em deslocar-se para as áreas de leitura e de escrita tem relação com o desenvolvimento das suas competências linguísticas e de literacia e parece ter uma relação com as práticas familiares de literacia.ABSTRACT This report seeks to illustrate, analyse, and reflect the work i carried out during my Supervised Professional Practice II (SPP). This work presents a reflexive analysis of the work developed during the SPP II. There is a sustained knowledge that illustrates the correlation between the quality of educational and family contexts and the development of children. From the context emerged the interest to investigate the relationship between the contexts of children (family and kindergarten) and the desire to attend the areas of reading and writing and the development of their language and literacy skills. A mixed nature investigation was carried out, using the educational context observation and then use of a scale of observation of the quality from the classroom context, a phonological awareness evaluation test (Vale, 2009), the name test of letters and a questionnaire to parents. For the study, more focused on the relation between the contexts and the development of competences were selected twelve children - the six who attended the most reading and writing areas and the six who attended less these areas. I crossed the data collected with the theoretical references. The main results suggest that the interest shown by children in moving to the reading and writing areas is related to the development of their language and literacy skills and seems to be related to family literacy practices.Brito, RitaRCIPLCosta, Vera Lúcia Fernandes2019-02-12T15:09:21Z2018-05-022018-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9485TID:202035093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:03.113109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas |
title |
Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas |
spellingShingle |
Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas Costa, Vera Lúcia Fernandes Qualidade dos contextos educativos Desenvolvimento linguístico Literacia emergente Práticas de literacia familiar Educação pré-escolar Quality of educational contexts Linguistic development Emergent literacy Family literacy practices Early childhood education |
title_short |
Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas |
title_full |
Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas |
title_fullStr |
Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas |
title_full_unstemmed |
Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas |
title_sort |
Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas |
author |
Costa, Vera Lúcia Fernandes |
author_facet |
Costa, Vera Lúcia Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Rita RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Vera Lúcia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade dos contextos educativos Desenvolvimento linguístico Literacia emergente Práticas de literacia familiar Educação pré-escolar Quality of educational contexts Linguistic development Emergent literacy Family literacy practices Early childhood education |
topic |
Qualidade dos contextos educativos Desenvolvimento linguístico Literacia emergente Práticas de literacia familiar Educação pré-escolar Quality of educational contexts Linguistic development Emergent literacy Family literacy practices Early childhood education |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-02 2018-05-02T00:00:00Z 2019-02-12T15:09:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9485 TID:202035093 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9485 |
identifier_str_mv |
TID:202035093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133443908435968 |