Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vera Lúcia Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9485
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_99a8a546dfeca168c324c046a495d4a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticasQualidade dos contextos educativosDesenvolvimento linguísticoLiteracia emergentePráticas de literacia familiarEducação pré-escolarQuality of educational contextsLinguistic developmentEmergent literacyFamily literacy practicesEarly childhood educationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo ilustrar, analisar, fundamentar e avaliar refletidamente o trabalho realizado durante a minha Prática Profissional Supervisionada II (PPS). Este trabalho apresenta uma análise reflexiva do trabalho elaborado durante a PPS II. Há um corpo de conhecimento que ilustra a correlação entre a qualidade dos contextos educativos e dos contextos familiares e o desenvolvimento das crianças. Do contexto de prática emergiu o interesse para investigação da relação entre os contextos das crianças (seio familiar e jardim-de-infância) e a apetência para frequentar as áreas da leitura e da escrita e o desenvolvimento das suas competências de linguagem e de literacia. Foi realizada uma investigação de natureza mista, com recurso à observação do contexto educativo e à aplicação de uma escala de observação da qualidade do contexto de sala de aula, de um teste de avaliação da consciência Fonológica (Vale, 2011), do teste do nome das letras e um questionário aos pais. Para o estudo mais focado na relação entre os contextos e o desenvolvimento de competências foram selecionadas doze crianças – as seis que frequentavam mais as áreas de leitura e escrita e as seis que frequentavam menos essas áreas. Cruzei os dados recolhidos com o referencial teórico. Os principais resultados obtidos sugerem que o interesse que as crianças demonstram em deslocar-se para as áreas de leitura e de escrita tem relação com o desenvolvimento das suas competências linguísticas e de literacia e parece ter uma relação com as práticas familiares de literacia.ABSTRACT This report seeks to illustrate, analyse, and reflect the work i carried out during my Supervised Professional Practice II (SPP). This work presents a reflexive analysis of the work developed during the SPP II. There is a sustained knowledge that illustrates the correlation between the quality of educational and family contexts and the development of children. From the context emerged the interest to investigate the relationship between the contexts of children (family and kindergarten) and the desire to attend the areas of reading and writing and the development of their language and literacy skills. A mixed nature investigation was carried out, using the educational context observation and then use of a scale of observation of the quality from the classroom context, a phonological awareness evaluation test (Vale, 2009), the name test of letters and a questionnaire to parents. For the study, more focused on the relation between the contexts and the development of competences were selected twelve children - the six who attended the most reading and writing areas and the six who attended less these areas. I crossed the data collected with the theoretical references. The main results suggest that the interest shown by children in moving to the reading and writing areas is related to the development of their language and literacy skills and seems to be related to family literacy practices.Brito, RitaRCIPLCosta, Vera Lúcia Fernandes2019-02-12T15:09:21Z2018-05-022018-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9485TID:202035093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:03.113109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas
title Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas
spellingShingle Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas
Costa, Vera Lúcia Fernandes
Qualidade dos contextos educativos
Desenvolvimento linguístico
Literacia emergente
Práticas de literacia familiar
Educação pré-escolar
Quality of educational contexts
Linguistic development
Emergent literacy
Family literacy practices
Early childhood education
title_short Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas
title_full Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas
title_fullStr Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas
title_full_unstemmed Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas
title_sort Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticas
author Costa, Vera Lúcia Fernandes
author_facet Costa, Vera Lúcia Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vera Lúcia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade dos contextos educativos
Desenvolvimento linguístico
Literacia emergente
Práticas de literacia familiar
Educação pré-escolar
Quality of educational contexts
Linguistic development
Emergent literacy
Family literacy practices
Early childhood education
topic Qualidade dos contextos educativos
Desenvolvimento linguístico
Literacia emergente
Práticas de literacia familiar
Educação pré-escolar
Quality of educational contexts
Linguistic development
Emergent literacy
Family literacy practices
Early childhood education
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02
2018-05-02T00:00:00Z
2019-02-12T15:09:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9485
TID:202035093
url http://hdl.handle.net/10400.21/9485
identifier_str_mv TID:202035093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443908435968