O experimentum da expressão Literária e Artística como estímulo para o despertar estético numa Comunidade de Investigação Filosófica na Educação Pré-Escolar
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/6383 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 18 de julho de 2022, Universidade dos Açores. |
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O experimentum da expressão Literária e Artística como estímulo para o despertar estético numa Comunidade de Investigação Filosófica na Educação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarEstéticaExpressão ArtísticaExpressão LiteráriaFilosofia para CriançasAestheticLiterary and Artistic ExpressionPhilosophy for ChildrenDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 18 de julho de 2022, Universidade dos Açores.O presente estudo analisa as Expressões Artísticas e Literárias usadas como Estímulos nas sessões de Filosofia para Crianças, em contexto educativo, na Educação Pré-escolar e a forma como contribuem para o desenvolvimento do sentido estético, não só como fenómeno expressivo/comunicativo, mas também como construtor de juízos estéticos e prazeres contemplativos, desde a mais tenra idade. Também aborda a forma como os Estímulos literários e artísticos provocam as perguntas e como estas, por sua vez, influenciam todo o trabalho posterior. Por isso recorremos à Teoria da Receção para melhor compreendermos este fenómeno. Inicialmente é apresentada uma pesquisa teórica sobre alguns conceitos fundamentais das Expressões Literária e Artística e da Filosofia para Crianças evidenciando nesta área, as perspetivas de Matthew Lipman e Ann Sharp, sobre os Estímulos. Sendo o Despertar Estético, na Educação Pré-escolar, um dos pontos-chave desta tese são abordados igualmente, os conceitos fundamentais que envolvem a noção de Estética relacionando-a com a noção de obra de arte Kantiana, como fenómeno em si mesmo. Para a fundamentação da dimensão teórico-filosófica desta investigação, as ideias são ancoradas na sólida argumentação de Kant e Mikel Dufrenne. Segue-se um estudo de caso, onde são analisados os dados relativamente ao desempenho da CIF na construção de pensamentos e de experiências que refletem conexões de ordem filosófico-estética, a partir dos Estímulos literários e artísticos da obra do escritor Afonso Cruz, O livro do ano.ABSTRACT: The present essay analyses literary and artistic expression used as stimulus for children's philosophy sessions when in kindergarten context as well as the way these contribute for the development of aesthetic awareness as form of expression and communication but also as a constructer of aesthetic judgement since early years. It also approaches the influence of literary and artistic stimulus when inquiring and how these will influence all the work afterwards. Here, Reception Theory it's refer to better understand the phenomenon. At the beginning is presented a theoretical research of core concepts regarding literary and artistic expression and philosophy for children focusing on the work of Matthew Lipman e Ann Sharp. Hence, aesthetic awareness is once of the key elements of this essay it will also approach concepts regarding aesthetics definition in comparison with Kant art. Therefore, this research is based on Kant and Mikel Dufrenne. At the end, we present a case study where we analyse the data of CIF performance when constructing thought and experiences that will reflect connections of philosophy and aesthetics based on the work of the author Afonso Cruz, The Book of the Year.Fialho, Adolfo Fernando da FonteCastro, Maria Gabriela Couto Teves de AzevedoSilva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira daRepositório da Universidade dos AçoresSimas, Maria das Dores Freitas Cerqueira de Sousa2022-09-07T15:06:29Z2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6383203054881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:51Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:30.600557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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