Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6376 |
Resumo: | Pretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996). |
id |
RCAP_9c1850d03d74b0e0373cd90957e4423c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ulusofona.pt:10437/6376 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivoEDUCAÇÃODIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICADESIGUALDADES SOCIAISEDUCATIONPEDAGOGICAL DIFFERENTIATIONSOCIAL INEQUALITIESPretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).Edições Universitárias Lusófonas2015-06-30T13:37:40Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6376por2182-1534Pinto, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T11:45:25Zoai:recil.ulusofona.pt:10437/6376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T11:45:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo |
title |
Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo |
spellingShingle |
Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo Pinto, Fernanda EDUCAÇÃO DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA DESIGUALDADES SOCIAIS EDUCATION PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION SOCIAL INEQUALITIES |
title_short |
Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo |
title_full |
Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo |
title_fullStr |
Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo |
title_full_unstemmed |
Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo |
title_sort |
Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo |
author |
Pinto, Fernanda |
author_facet |
Pinto, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA DESIGUALDADES SOCIAIS EDUCATION PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION SOCIAL INEQUALITIES |
topic |
EDUCAÇÃO DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA DESIGUALDADES SOCIAIS EDUCATION PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION SOCIAL INEQUALITIES |
description |
Pretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2015-06-30T13:37:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6376 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-1534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543976744386560 |