Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Fernanda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6376
Resumo: Pretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).
id RCAP_9c1850d03d74b0e0373cd90957e4423c
oai_identifier_str oai:recil.ulusofona.pt:10437/6376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivoEDUCAÇÃODIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICADESIGUALDADES SOCIAISEDUCATIONPEDAGOGICAL DIFFERENTIATIONSOCIAL INEQUALITIESPretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).Edições Universitárias Lusófonas2015-06-30T13:37:40Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6376por2182-1534Pinto, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T11:45:25Zoai:recil.ulusofona.pt:10437/6376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T11:45:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
title Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
spellingShingle Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
Pinto, Fernanda
EDUCAÇÃO
DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA
DESIGUALDADES SOCIAIS
EDUCATION
PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION
SOCIAL INEQUALITIES
title_short Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
title_full Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
title_fullStr Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
title_full_unstemmed Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
title_sort Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
author Pinto, Fernanda
author_facet Pinto, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA
DESIGUALDADES SOCIAIS
EDUCATION
PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION
SOCIAL INEQUALITIES
topic EDUCAÇÃO
DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA
DESIGUALDADES SOCIAIS
EDUCATION
PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION
SOCIAL INEQUALITIES
description Pretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2015-06-30T13:37:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6376
url http://hdl.handle.net/10437/6376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-1534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543976744386560