A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Filipa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Branco, Neusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14404
Resumo: O presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização. Palavras-chave: Sequências pictóricas; generalização; pensamento algébrico.
id RCAP_211a9c72f19cc2b5b4b5d94ae4284255
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICOArtigosO presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização. Palavras-chave: Sequências pictóricas; generalização; pensamento algébrico.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14404por2182-9608Correia, FilipaBranco, Neusainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:20Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:54.434570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
title A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
spellingShingle A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
Correia, Filipa
Artigos
title_short A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
title_full A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
title_fullStr A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
title_full_unstemmed A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
title_sort A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
author Correia, Filipa
author_facet Correia, Filipa
Branco, Neusa
author_role author
author2 Branco, Neusa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Filipa
Branco, Neusa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização. Palavras-chave: Sequências pictóricas; generalização; pensamento algébrico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14404
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130484195721216