Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quintas das Palmeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Rita Isabel de Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13102
Resumo: O presente documento apresenta a reflexão final das experiências vivenciadas por mim ao longo do estágio pedagógico realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica de São Domingos – Agrupamento de Escolas Lã e Neve. O estágio iniciou no mês de setembro de 2020 e terminou em junho de 2021, devido á situação pandémica existente, as aulas lecionadas passaram por duas vertentes, presencial e online, estas alterações influenciaram o planeamento efetuado no início do ano letivo, influenciou de igual modo, o projeto de investigação a implementar. Foi realizado um trabalho de investigação que teve como objetivo principal avaliar o efeito de um programa de atividade física baseado em atividades/desafios aplicados durante as aulas de Educação Física nos alunos do 10º ano, 14 alunos género feminino e 15 alunos género masculino, o projeto foi implementado durante 4 semanas. Em ambos os grupos em analise verificou-se um aumento nos níveis de atividade física após a implementação do estudo, sendo que no género feminino esse aumento foi mais significativo verificando-se uma melhoria mais significativa. A aplicação do projeto apesar de ter sido de curta duração, verificouse uma alteração de comportamentos nos alunos participantes.
id RCAP_a617c4146fa10c21eff99c414ea6ee8f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quintas das PalmeirasAtividade FísicaContexto EscolarCspapEstágio PedagógicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente documento apresenta a reflexão final das experiências vivenciadas por mim ao longo do estágio pedagógico realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica de São Domingos – Agrupamento de Escolas Lã e Neve. O estágio iniciou no mês de setembro de 2020 e terminou em junho de 2021, devido á situação pandémica existente, as aulas lecionadas passaram por duas vertentes, presencial e online, estas alterações influenciaram o planeamento efetuado no início do ano letivo, influenciou de igual modo, o projeto de investigação a implementar. Foi realizado um trabalho de investigação que teve como objetivo principal avaliar o efeito de um programa de atividade física baseado em atividades/desafios aplicados durante as aulas de Educação Física nos alunos do 10º ano, 14 alunos género feminino e 15 alunos género masculino, o projeto foi implementado durante 4 semanas. Em ambos os grupos em analise verificou-se um aumento nos níveis de atividade física após a implementação do estudo, sendo que no género feminino esse aumento foi mais significativo verificando-se uma melhoria mais significativa. A aplicação do projeto apesar de ter sido de curta duração, verificouse uma alteração de comportamentos nos alunos participantes.This document presents the final reflection of the experiences lived by me during the pedagogical internship held in the 2020/2021 school year at the Quinta das Palmeiras Secondary School and at the São Domingos Basic School – school cluster Lã e Neve. The internship started in September 2020 and ended in June 2021, due to the existing pandemic situation, the classes taught went through, face-to-face and online, these changes influenced the planning made at the beginning of the school year, similarly influenced, the research project to be implemented. A research work was carried out with the main objective of evaluating the effect of a physical activity program based on activities/challenges applied during Physical Education classes on 10th grade students, 14 female students and 15 male students, the project was implemented for 4 weeks. In both groups under analysis there was an increase in physical activity levels after the implementation of the study, and in females this increase was more significant, with a more significant improvement. The application of the project, despite having been of short duration, there was a change in the behaviour of the participating students.O'Hara, Kelly de Lemos SerranouBibliorumNogueira, Rita Isabel de Castro2023-02-20T16:36:40Z2021-12-152021-11-052021-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13102TID:203226380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:47:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:36.193762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quintas das Palmeiras
title Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quintas das Palmeiras
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quintas das Palmeiras
Nogueira, Rita Isabel de Castro
Atividade Física
Contexto Escolar
Cspap
Estágio Pedagógico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quintas das Palmeiras
title_full Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quintas das Palmeiras
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quintas das Palmeiras
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quintas das Palmeiras
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quintas das Palmeiras
author Nogueira, Rita Isabel de Castro
author_facet Nogueira, Rita Isabel de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv O'Hara, Kelly de Lemos Serrano
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Rita Isabel de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Física
Contexto Escolar
Cspap
Estágio Pedagógico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Atividade Física
Contexto Escolar
Cspap
Estágio Pedagógico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente documento apresenta a reflexão final das experiências vivenciadas por mim ao longo do estágio pedagógico realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica de São Domingos – Agrupamento de Escolas Lã e Neve. O estágio iniciou no mês de setembro de 2020 e terminou em junho de 2021, devido á situação pandémica existente, as aulas lecionadas passaram por duas vertentes, presencial e online, estas alterações influenciaram o planeamento efetuado no início do ano letivo, influenciou de igual modo, o projeto de investigação a implementar. Foi realizado um trabalho de investigação que teve como objetivo principal avaliar o efeito de um programa de atividade física baseado em atividades/desafios aplicados durante as aulas de Educação Física nos alunos do 10º ano, 14 alunos género feminino e 15 alunos género masculino, o projeto foi implementado durante 4 semanas. Em ambos os grupos em analise verificou-se um aumento nos níveis de atividade física após a implementação do estudo, sendo que no género feminino esse aumento foi mais significativo verificando-se uma melhoria mais significativa. A aplicação do projeto apesar de ter sido de curta duração, verificouse uma alteração de comportamentos nos alunos participantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2021-11-05
2021-12-15T00:00:00Z
2023-02-20T16:36:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13102
TID:203226380
url http://hdl.handle.net/10400.6/13102
identifier_str_mv TID:203226380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414142562304