Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria da Luz Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/26165
Resumo: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_9c268b1dd6b001387f1e395a699f9216
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/26165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino BásicoPensamento do professorPlanificaçãoDesenvolvimento curricularAvaliação do Desempenho DocenteSupervisão pedagógicaDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraNesta dissertação partimos da motivação que o professor é uma chave do sucesso por orientar os processos institucionais da educação. Situamos, por isso, no paradigma do pensamento do professor e na sua relação com a ação. Sendo o ensino uma atividade relacional e complexa que envolve pensamento e ação, os professores influenciam os alunos e são influenciados por eles. Deste dinamismo, resulta uma ideia forte - a decisão, que muitos reconhecem estar infiltrada no ensino. O professor do 1.º ciclo do Ensino Básico tem o dever de desenvolver o currículo, no contexto de uma escola inclusiva, mobilizando e integrando conhecimentos e capacidades necessárias para promover as aprendizagens. A sua ação desenvolve-se em função dos seus pensamentos, juízos e decisões. Com a entrada em vigor da Avaliação de Desempenho Docente, a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a valorização da profissão docente adquirem relevância. Este contexto sustentou o estudo empírico empreendido, que teve como objetivo caraterizar as decisões docentes de caráter pré-ativo e interativo numa amostra de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, em situação de Avaliação de Desempenho Docente. O estudo foi concretizado em dois passos. O primeiro revelou que os professores consideram que plano significa um guia que orienta a ação. O segundo confirmou que os professores pensam nos conteúdos e nas atividades para elaborar os seus planos, recorrendo às orientações curriculares.In this dissertation, its core relies on the fact that the professor is the key to success in guiding the institutional process of education. It locates on the paradigm of the teacher’s thinking and his relationship with action. Teaching being a relationship and complex activity that involves thinking and action, the teachers influence on the students works both ways. From this dynamic, becomes the strong idea of decision, that many recognise being intrinsic on teaching. The professor of 1º ciclo Ensino Básico has the duty of developing the curriculum, on the context of an inclusive school, mobilizing and integrating the knowledge and capacities required to promote the learning. His action develops in function of his thoughts, decisions and judgements. With the coming of the new evaluation development method, the quality of the process of teaching-learning and the valour of the profession acquire some relevance. In this context sustains the empiric understanding, that has as an objective categorize the tutors decision of pre-active character and interacting in a sample of 1º ciclo Ensino Básico, in evaluation. It is a study that has already been done in two steps. The first revealed that the professors considerate that the meaning of the plan was a guide that oriented the action. The second established that the teachers thought in content and in activities to elaborate their plans towards the curricular guidance.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26165http://hdl.handle.net/10316/26165porLopes, Maria da Luz Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:35.749681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico
title Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico
Lopes, Maria da Luz Marques
Pensamento do professor
Planificação
Desenvolvimento curricular
Avaliação do Desempenho Docente
Supervisão pedagógica
title_short Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_full Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_sort Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico
author Lopes, Maria da Luz Marques
author_facet Lopes, Maria da Luz Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria da Luz Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento do professor
Planificação
Desenvolvimento curricular
Avaliação do Desempenho Docente
Supervisão pedagógica
topic Pensamento do professor
Planificação
Desenvolvimento curricular
Avaliação do Desempenho Docente
Supervisão pedagógica
description Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/26165
http://hdl.handle.net/10316/26165
url http://hdl.handle.net/10316/26165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133776020766720